Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Filhote de girafa rara e mais alta do mundo nasce em zoológico de Itatiba

Divulgação/Zooparque Itatiba
Imagem: Divulgação/Zooparque Itatiba

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2020 13h43

A girafa da subespécie Rothschild é uma das mais raras do mundo e está ameaçada de extinção. E foi por isso que o nascimento do filhote de Hortência e Oscar, exemplares dessa espécie que vivem no zoológico de Itatiba (SP), gerou tanta comoção. Embora o animalzinho tenha nascido no dia 16 de setembro, o zoológico só tornou público o acontecimento nesta segunda (28).

As girafas Rothschild são consideradas os animais mais altos do planeta, e por isso não é de se estranhar que o filhote tenha vindo ao mundo já com 1,80 metro de altura. Quando adultos, os machos podem atingir até 6m e as fêmeas 4,5m, conforme informou o zoológico.

O Zooparque de Itatiba é o único do Brasil que abriga essa subespécie do animal e diversos cuidados foram tomados durante a gestação - que durou 15 meses - e depois que o filhote nasceu. Uma área especial foi criada no recinto que abriga a família, para que mãe e filhote pudessem receber alimentação especial e os profissionais contassem com uma área de 'cambiamento' (que facilita o manejo do animal).

Ameaçadas de extinção

Em 2016, a IUCN (Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) divulgou que das nove subespécies de girafas registradas no mundo, apenas três tinham população em expansão e uma estável, enquanto as outras cinco registravam queda. Dessas cinco, a mais ameaçada é justamente a Rotschild.

Estima-se que hoje haja apenas 2.100 indivíduos dessa girafa na natureza. As causas que ameaçam as girafas, de maneira geral, são a expansão da agricultura, a caça ilegal, o desmatamento e até mesmo as guerras civis em alguns países da África onde elas ocorrem.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que o texto informava, o filhote de girafa nasceu no dia 16 de setembro, e não em 16 de agosto.