5 benefícios do suco de uva para a saúde e como escolher o seu

Por muito tempo, especialistas acreditaram que o suco de uva não oferecia muitos benefícios à saúde, pois, para sua produção, as uvas passam pelo processo de aquecimento e maceração para a liberação do sumo, sem que a fruta seja esmagada para evitar o resíduo amargo. Ou seja, o contato com a casca é menor e é nela que estão os polifenóis, substâncias com alto poder antioxidante.

"Porém, pesquisas mais recentes indicam que estes compostos bioativos estão presentes no suco de uva integral", afirma Edson Credidio, nutrólogo e professor de pós-graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Benefícios do suco de uva

1. Ajuda a saúde cardiovascular: entre os polifenóis se destacam os taninos e o resveratrol, além dos flavonoides. "Eles também têm eficácia, pois ajudam na eliminação de placas de gordura, e no sistema circulatório, reduzindo o colesterol ruim (LDL)", endossa a nutricionista Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

Segundo Silmara Regina Coimbra, do Incor do HC FMUSP (Instituto do Coração Hospiral das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), o suco de uva integral pode proteger o indivíduo contra a doença arterial coronária sem os riscos associados ao consumo do álcool, presente no vinho tinto.

2. Previne o risco de câncer: principalmente o resveratrol é importante para combater os radicais livres do organismo. Essas substâncias nocivas causam danos às células e contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas, mas também câncer e outros problemas de saúde. A presença dos antioxidantes pode prevenir ou até mesmo reverter esses danos.

3. Favorece o colesterol bom: o suco de uva integral favorece o aumento da produção da lipoproteína de alta densidade (HDL, ou colesterol "bom"), que faz o transporte reverso do colesterol dos tecidos para o fígado e, como já citado, reduz a produção de LDL (o colesterol "ruim"), que pode se acumular na parede dos vasos e causar a aterosclerose.

4. Freia o aumento da pressão: por ter potássio em sua composição, o suco ajuda a controlar a pressão arterial do organismo. Esse mineral auxilia o corpo a reduzir o excesso de sódio e relaxa as paredes dos vasos sanguíneos.

5. Mantém o cérebro jovem: os polifenóis presentes na bebida evitam o envelhecimento das células cerebrais e diminuem o risco do estresse oxidativo. Além disso, os antioxidantes melhoram a circulação cerebral.

Não é remédio e nem qualquer suco

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

"É importante ressaltar que o consumo de suco de uva integral de forma isolada não é suficiente para melhorar a saúde e a qualidade de vida. E é necessário sempre optar pela versão integral, sem adição de açúcar, já que os néctares possuem muito açúcar e aditivos como corantes", destaca Andrea Bonvini, docente do curso de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi.

"Ele (suco de uva integral) precisa fazer parte de um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada com oferta de todos os grupos alimentares", orienta a nutricionista Gisele Pontaroli Raymundo, nutricionista e professora de Nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Além disso, ela ressalta que por mais que esse item seja um alimento funcional, não deve ser consumido indiscriminadamente.

Quanto consumir de suco de uva?

No caso do suco de uva integral, a indicação é consumir cerca de 200 ml por dia. "O melhor é aguardar um intervalo de, mais ou menos, uma hora após a ingestão dos alimentos ou beber meia hora antes de se alimentar. Evitar beber durante as refeições ajuda na digestão e não inibe a sensação de saciedade", diz Edson Credidio, nutrólogo e doutor em ciência de alimentos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

*Com informações de reportagem publicada em 07/05/2021 e 29/04/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes