Alerta: 10 erros diários que aceleram o envelhecimento ao redor dos olhos
A pele ao redor dos olhos é extremamente delicada e fina em comparação com outras áreas do rosto. Por ser uma região em que a presença de glândulas sebáceas é menor, ela tende a ser menos oleosa, podendo, com mais facilidade:
Se desidratar,
Perder sua elasticidade,
Exibir linhas finas e rugas,
Sem contar que é constantemente movimentada pelas expressões faciais.
Todos esses fatores a tornam mais suscetível a danos e sinais precoces e se somam a certos hábitos que podem acelerar ainda mais o processo de envelhecimento.
Veja a seguir o que não se deve fazer nessa região sensível e quais cuidados tomar para preservar sua juventude e vitalidade.
1. Esfregar com frequência

Geralmente um reflexo inconsciente, sobretudo quando estamos cansados ou sob estresse, esse hábito, com muita força ou frequência, pode causar microtraumas na pele (devido à quebra de fibras de colágeno e elastina) e danos aos vasos sanguíneos, levando ao aparecimento de olheiras, rugas e flacidez.
"A pele do contorno dos olhos é quatro vezes mais fina que a pele do restante do rosto e do corpo", informa Ana Carolina Sumam, dermatologista pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ressaltando para se evitar o hábito de friccionar especialmente nas pálpebras, que podem terminar frouxas.
2. Não remover maquiagem
Pode ser sombra, pó compacto, delineador, corretivo, o que for. Dormir com maquiagem na área dos olhos acaba obstruindo os poros e causando irritações, quadros alérgicos, infecções e mais prejuízos que aceleram o envelhecimento local.
Sem contar que impede a regeneração da pele durante o sono, marcada pelo aumento da produção de colágeno e renovação celular.
3. Tomar sol sem proteção

Sem aplicação prévia de protetor solar, uso de óculos de sol com proteção UV 100% e, pior, em excesso, ou seja, além das 10 horas e antes das 16 horas, o estrago está feito.
Degenera com a pele do contorno dos olhos, predispondo manchas, queimaduras e doenças oculares, como catarata, câncer, pterígio (crescimento anormal de tecido dentro do olho), além de danificar retina e córnea.
4. Fumar em excesso
Segundo Jader Freire, dermatologista e professor do Unipê (Centro Universitário de João Pessoa), a nicotina presente no tabaco provoca a constrição dos vasos sanguíneos. "Reduz o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para as células da pele. Além de degradar e inibir a formação de colágeno e fibras elásticas", diz.
O resultado, ainda mais para quem fuma demasiadamente, segundo Freire, é um envelhecimento precoce, com rugas, poros dilatados e um tom de pele opaco e irregular. Sem contar que o tabagismo é um fator de risco para o câncer de pele.
5. Dormir sem qualidade

A privação de sono ou um padrão de sono irregular afeta a pele ao redor dos olhos de várias maneiras. Após uma noite em claro, por exemplo, podemos notar no dia seguinte perda de viço e olheiras acentuadas.
A longo prazo, a insônia prejudica a produção de fibras de colágeno, causando falta de vitalidade, inchaços, marcas de cansaço e redução da imunidade, o que pode facilitar acne e mais problemas.
6. Beber exageradamente
Quando consumido em excesso, o álcool causa desidratação, ressecamento e descamação da pele, além de estimular a produção de radicais livres, levando ao surgimento de rugas, vincos e flacidez. Também pode gerar inflamação sistêmica persistente, que afeta todo o corpo, e contribui para a síndrome dos olhos secos, prejudicando a lubrificação natural e afetando a visão progressivamente.
7. Usar cosméticos errados

"O uso incorreto de determinados produtos pode provocar processos inflamatórios nas pálpebras e desencadear quadros alérgicos, manchas e pigmentações indesejadas", alerta Rita de Cássia Lima Obeid, oftalmologista do Hospital Cema (SP) e especialista em vias lacrimais endonasais e plástica ocular.
Por isso, atenção com cosméticos que contenham álcool (podem desidratar a pele e aumentar a aparência de linhas finas); fragrâncias fortes (podem causar irritações e reações alérgicas); muito oleosidade (podem causar inchaço e obstrução dos poros); retinoides e ácidos concentrados (podem ressecar, gerar sensibilização da área dos olhos, dermatite de contato e até risco para a visão).
8. Ficar vidrado demais em telas
Passar longos períodos em frente às telas (de celular, computador, TV), e sem descanso devido, pode contribuir para o envelhecimento da área dos olhos.
"Leva à fadiga ocular e olheiras, devido ao esforço contínuo dos músculos dessa área. Como se pisca menos, também há uma menor lubrificação dos olhos e da pele ao redor, resultando em secura e irritação", esclarece Michele Kreuz, especialista em dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Embora não haja consenso, alguns médicos acreditam que a exposição à luz azul de dispositivos eletrônicos pode inclusive contribuir para a hiperpigmentação, ou seja, uma piora das manchas já existentes ou até mesmo aparecimento de novas.
9. Comer alimentos ricos em sal

Inchaços nas pálpebras e bolsas salientes ao redor dos olhos, conferindo a eles um aspecto pesado, podem estar relacionados à retenção de líquidos por se consumir muito sódio no dia a dia, sobretudo provenientes de alimentos ultraprocessados —e que são hiperinflamatórios.
Esse aspecto também pode estar relacionado ou se somar a fatores genéticos hereditários (alguns indivíduos são mais propensos a desenvolvimento), ou ainda a alterações de saúde, relacionadas a descontrole de pressão, diabetes, sinusite, mudanças hormonais, envelhecimento natural, doenças dos rins ou vasculares.
10. Estar sempre estressado
Quando estamos sob estresse, o cérebro libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, que impactam a circulação sanguínea, incluindo a que chega aos olhos. Isso pode causar problemas, como olhos vermelhos, dilatados, cansados, com sulcos em volta. Além disso, esse distúrbio mental pode levar a espasmos involuntários na pálpebra, afetando músculos e dificultando o foco de perto.
Como preservar a área dos olhos
O envelhecimento extrínseco, ou seja, relacionado principalmente aos hábitos de vida, pessoais, é modificável. Portanto, para freá-lo na área dos olhos, considere:
Se hidratar mais, tanto o corpo como a pele
Aplicar protetor solar diariamente
Manter uma dieta balanceada e saudável
Massagear suavemente o contorno dos olhos
Garantir um sono reparador
Cessar vícios em álcool e cigarro
Evitar esfregar e coçar os olhos
Colocar fatias de pepino gelado sobre os olhos por 10-15 minutos
Aplicar compressas com saquinhos de chá de camomila gelados
A cada 20 minutos, fazer pausas regulares para descansar os olhos
Sempre remover a maquiagem antes de dormir
Procurar orientação médica, fundamental para qualquer tratamento
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Juarez Coelho de Oliveira
Pra que serve isso se depois de uma certa idade ninguém come ninguém mesmo.