'Você é linda, mas...': quando o flerte esconde manipulação e abuso

Ler resumo da notícia
Aquela antiga lógica do parquinho —"se ele puxa suas maria-chiquinhas é porque gosta de você"— está por trás de uma técnica de sedução perversa.
Este é o negging, uma forma de abuso em que o parceiro parece flertar com você, enquanto a desqualifica e até engessa emocionalmente, já que o alvo deste tipo de investida começa a normalizar aquele tipo de comportamento como parte da expressão do desejo.
Como o negging funciona?
É importante frisar: negging é uma forma de abuso emocional verbal bastante sutil. "É um tipo de manipulação que envolve diminuir a autoestima da pessoa", explicou o terapeuta sexual Jesse Kahn, diretor do Centro de Terapia de Gênero e Sexualidade de Nova York, à revista americana Women's Health.

Sua efetividade depende justamente da habilidade do parceiro de realizar o comentário sob o disfarce do flerte. "A ideia é que, ao insultar a pessoa com quem você está flertando, você vai deixá-la desesperada para mudar sua opinião dela e ganhar a sua aprovação". Muita gente não acha tão grave porque não envolve abuso físico, mas se relacionar com alguém que pratica o negging pode deixar cicatrizes mentais.
Na prática do negging o homem usa determinadas falas que têm o objetivo de diminuir alguma característica da companheira e valorizar a presença ou opinião dele. É um jogo de palavras para deixá-la confusa. Com um elogio, vem uma pequena negação do que ele exaltou primeiro, sugerindo que ela pudesse ser de outro jeito que mais o agradaria. Ela fica confusa e não sabe como agir, pois o companheiro a enalteceu na verdade. Enfim, está feito o jogo, ou seja, a mulher começa a achar que ela não é tão boa quanto pensava ser. E por isso muitas vezes modifica suas próprias vontades e atitudes para se adequar às expectativas dele. Vivyan Rodrigues Pereira, psicóloga especializada em atendimento a mulheres vítimas de relacionamentos abusivos
5 sinais de negging
1. Elogio sarcástico ou depreciativo
Enquanto o elogio, mesmo que desajeitado, vem de um lugar de admiração, o negging não reflete genuíno reconhecimento de uma característica positiva do outro. Ele é um insulto mascarado, que serve para colocar o alvo do comentário para baixo.
"Você é muito mais inteligente do que eu imaginava" é um excelente exemplo deste tipo de negging.
2. Competição disfarçada
Este é o caso em que o outro sempre dá um jeito de lhe informar que realizou algo maior, melhor ou mais difícil que você, mesmo durante um papo casual e aparentemente sem intenção de se gabar.
Acontece com aquele date que, quando você fala que acabou de realizar uma trilha ou correr 5 km comenta que realizou uma maratona inteira sem demonstrar empolgação ou interesse na sua conquista. Ou ainda quando você diz ter amado um filme e a pessoa retruca: "Mas você não leu o livro, que é muito melhor".

3. Perguntas retóricas
Aquela pergunta que não é bem uma pergunta —afinal, não há interesse em ouvir sua resposta—, mas serve para apontar a vontade (ou desagrado) do outro, pode ser uma armadilha. "Você vai usar isso?", "você realmente acha que esse date é uma boa ideia?", "tem certeza que você pode comer sobremesa?".
Cada uma delas reflete a ideia implícita de que, aquele que perguntou, acha que o seu desejo é errado e esta opinião é comunicada diminuindo sua capacidade de escolher o melhor para você, rebaixando-a ou até a humilhando.
4. Críticas construtivas que são apenas críticas
A intenção de "ajudar" não existe neste tipo de comentário, apenas de menosprezar ou depreciar a pessoa, seja no seu físico, comportamento, caráter ou opiniões. "Você deveria fazer isso" ou "você ficaria melhor se..." podem ser o início das armadilhas neste caso.
5. Comparações
Quem realiza o negging costuma fazer comparações entre a parceira e outras pessoas, deixando-a por baixo, mesmo no "elogio". "Eu geralmente namoro atletas profissionais, é ótimo estar saindo com alguém normal" pode ser uma cilada. Ou "você não é gata como a Marina Ruy Barbosa, mas é bonita".
Será que está acontecendo comigo?
É difícil identificar este comportamento sem o contexto. Portanto, fique atenta: aquele comentário que te põe para baixo, mas tem supostos ares de brincadeira ou sarcasmo, geralmente acontece em situações em que flertar seria normal como dates, convívio de um namoro mais longo, papos de bar.
Além disso, nestas ocasiões, você sai da conversa se sentindo pior do que quando entrou. Por isso, reveja suas emoções após um tempo a dois: você se sente feia, com raiva, triste, inadequada ou ansiosa? "É possível que estejam praticando o negging com você. É desmoralizante e desumanizante", frisou à revista a assistente social e especialista clínica em trauma Silvi Saxena.

O sentimento de confusão também é bastante comum, já que muitas vezes o alvo destes "elogios" e flertes não entende bem por que não se sente valorizada. Mas uma das principais "red flags", aquela que liga o sinal de alerta, é quando o parceiro a acusa de ser sensível demais ou ter ficado na defensiva por nada.
"Aqueles que praticam o negging são muito bons de atuação, como se eles estivessem tentando ser gentis se você chama a atenção deles por serem ofensivos. Mas a realidade é que eles não estavam sendo amáveis. E se isso acontece, é manipulação pura", destaca Saxena.
Devo responder ao negging?
Antes de tomar qualquer atitude, é preciso analisar a situação. Se você acredita que há possibilidade de que a pessoa reaja de forma agressiva, não se coloque nesta posição. Preserve-se. Apenas procure afastar-se desta relação, em vez de confrontar o comportamento.
Daquele date com quem você saiu apenas algumas vezes também é mais fácil apenas desistir e procurar alguém que faça você se sentir bem. Já para uma relação de mais tempo, em que você quer tentar investir e em que se sente fisicamente segura, especialistas recomendam a conversa como uma possível saída para alertar o companheiro da toxicidade do seu comportamento.
Ser direta é uma boa alternativa: "Ultimamente, seus comentários têm me machucado mais do que ajudado. Você pode tomar mais cuidado?"
E se não houver abertura —cuidado com o gaslighting— ou melhora no comportamento, é preciso colocar um ponto final para o seu bem-estar emocional. "Não importa o que aconteça, lembre-se que o negging é um reflexo deles, não de você, do seu valor, ou da sua capacidade de ser amada e cuidada", apontou Kahn à Women's Health.
Alfinetadas comuns no negging:
- Por que você pinta esse cabelo de vermelho? Eu gosto tanto do seu cabelo natural!
- Você nem parece muito com as fotos que vi de você! Achava que era mais alta!
- Você não deveria cortar seu cabelo. Gosto assim comprido. Muito mais linda!
- O que eu mais gostei em você foi sua beleza natural. Não precisa usar esses batons fortes. Pra quê?
- Você deveria abandonar esse batom vermelho! Eu tenho alergia!
- Você fica ótima sem maquiagem, bem mais cara de menininha!
- Seu rosto é tão lindo. Imagina quando ficar mais magra e sarada! Vai ficar top!
- Você fala com uma voz forte, me mostra onde é o botão para abaixar!
- Acho que não te reconheceria sem maquiagem.
- Você é linda, mas se emagrecesse cinco quilos ficaria mais gostosa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.