Topo

Estresse pegou? Como signos lidam com isso e jeitos para relaxar (em casa!)

fizkes/Getty Images/iStockphoto
Imagem: fizkes/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

27/03/2020 04h00

Nem todo mundo reage da mesma maneira diante de uma situação estressante. O isolamento social por conta do coronavírus está aí para provar: há quem mantenha a calma, enquanto outros ficam tão irritados que é quase impossível ficar perto deles.

E quem é quem nesse cenário? A astrologia ajuda a identificar — afinal, é sempre bom conhecer um pouco sobre o perfil das pessoas para não ficar pisando em ovos com todo mundo, não é mesmo?

A seguir, o astrólogo Ricardo Hida conta um pouco sobre como cada signo do zodíaco se comporta frente ao estresse. De quebra, dá dicas do que pode ser feito para relaxar. Música, massagem e drinques estão na lista.

O estresse de cada signo e o que fazer para relaxar

Áries

É o signo menos hábil para lidar com o estresse. Na real, Áries tende a gerar o clima pesado em um ambiente, porque tem pouca resistência diante de tensões e tende a explodir, complicando a situação. A válvula de escape supereficaz para o ariano envolve práticas esportivas, principalmente as individuais. Boxe é excelente alternativa, mesmo se praticado em casa.

Touro

Situações inesperadas podem afetar quem é de Touro que, muitas vezes, empurra o problema com a barriga. É defensor da máxima: "uma vez que não se tem solução, solucionado está". Para o taurino espairecer, nada melhor que uma massagem relaxante e bons drinques.

Gêmeos

Como Gêmeos lida bem com mudanças bruscas e estressantes, acaba reagindo rapidinho para achar soluções para os problemas que se depara. No dia a dia, consegue minimizar a tensão dialogando e expondo suas opiniões. Pequenas escapadas para a praia ou montanhas também são excelentes (mas só quando for seguro, tá, gente?).

Câncer

Apesar de ser um signo altamente emotivo, Câncer tem iniciativa para resolver problemas e, também, cuidar de situações que envolvem pessoas queridas. O canceriano consegue sossegar a mente ao cuidar da própria casa, além de rever filmes e ouvir músicas do passado, com as quais tem vínculo emocional.

Leão

É outro signo que lida mal com estresse, sobretudo se a situação o coloca de lado ou mexe com sua imagem pública. Leão tende a defender seu território, sem muita disposição para negociações. O leonino precisa se divertir para espairecer. Jogos de cartas costumam funcionar bem, assim como cinema - mas em época de isolamento, os streamings da vida ajudam bastante.

Virgem

O virginiano faz tanto para não se estressar - cria inúmeras listas e planilhas para não deixar escapar nada que cause eventuais problemas, por exemplo - que acaba se exaurindo só com a ansiedade. Para Virgem não se abater tanto, qualquer atividade manual faz um bem danado: do artesanato à jardinagem.

Libra

É um signo avesso ao estresse. Diante de qualquer situação, Libra é o primeiro que busca ponderar aspectos negativos e positivos. Ele busca contornar crises, principalmente entre pessoas, já que acredita que a diplomacia é capaz de resolver tudo. Para o libriano, boa maneira de relaxar é cuidando da beleza e fazendo compras - o aspecto do regente Vênus ajuda muito!

Escorpião

Escorpião é mais um signo que não lida bem com o estresse, a começar por não demonstrar contrariedade em um primeiro instante. Depois, porque vai guardar na memória as tensões e os envolvidos até achar um momento certo para "ver o circo pegar fogo". Dica: transar bastante. Sexo é altamente relaxante para o nativo.

Sagitário

O otimismo sagitariano reduz bastante o impacto do estresse. Por outro lado, às vezes, a fala franca e objetiva de Sagitário pode ser um fator complicador. Isso porque ele meio que "foge" de situações complicadas, preferindo mudar o foco.

Válvula de escape eficaz para ele: leituras. Viagens também funcionam, mas melhor evitar nesse momento e focar nos livros.

Capricórnio

Eis o signo que, diante do estresse, vai dizer: "Eu sabia! Se tivessem me ouvido...". Ainda que extremamente cauteloso e disciplinado, diante do estresse de uma situação, Capricórnio tende a guardar rancor dos envolvidos. Melhor, então, praticar o mindfulness (que pode até ajudar no sexo!) e o isolamento.

Aquário

Diante do estresse, Aquário pensa em largar tudo ou, ainda, quebrar paradigmas e revolucionar uma situação. Pode também mobilizar pessoas e, com liderança, propor mudanças. Excêntrico, surpreende com reações inesperadas em situações que podem se repetir. Para o aquariano, estar com amigos (mesmo que virtualmente) e comprar um novo gadget tecnológico funcionam bem.

Peixes

Para Peixes, tudo pode ser estressante, uma vez que tem dificuldade em entender limites. Além disso, ele costuma absorver todos os problemas alheios como se fossem seus. O pisciano lida bem com as adversidades, recorrendo, obviamente, a explicações espirituais e filosóficas para minimizar tensões. Como tem uma natureza escapista, melhor evitar álcool ou medicamentos. No lugar, deve investir em atividades artísticas ou místicas.