Topo

Você se importa com os pitacos dos outros? Veja como cada signo encara isso

Claudia Dias

Colaboração para Universa

12/10/2019 04h00

A leonina Preta Gil já sofreu com os comentários raivosos que ouviu e recebeu a vida toda. Hoje, sua autoestima reverbera entre as mulheres como inspiração para quebrar os padrões de beleza. A cantora Demi Lovato, também de Leão, é outra famosa que demorou para se aceitar como realmente é; e, agora quer mudar o jogo e tem lutado para naturalizar o próprio corpo.

Lidar com a autoestima, frente a tantas cobranças, pode ser difícil. Mas, há signos que desde sempre se bancam totalmente, ignorando os pitacos alheios e valorizando mais a própria opinião do que a dos outros.

A seguir, a astróloga Paula Arruda explica como cada representante do zodíaco lida com isso — e as situações em que os nativos dão uma escapada das características gerais dos signos.

Áries

Áries é autoconfiante por natureza. O primeiro signo do zodíaco é ousado e costuma brigar -- em certos casos, literalmente -- por tudo que acredita. É difícil alguém atravessar a armadura ariana e atingir seu amor-próprio.

Touro

O nascido sob o signo de Touro é alguém que gosta de se arrumar, se perfumar e se sentir bem consigo mesmo. A autoestima taurina dificilmente é abalada pela opinião dos outros.

Gêmeos

Quem é de Gêmeos é eclético, tem um estilo próprio e sabe se bancar. Versátil e com boa lábia, mesmo se estiver se sentindo inseguro, o geminiano é capaz de convencer sobre o contrário, facilmente.

Câncer

Esta aí um signo que sofre com a opinião alheia. Câncer se magoa rapidamente quando é criticado, sobretudo se o julgamento vier de alguém muito próximo a ele.

Leão

O nascido em Leão cuida muito da sua aparência e se orgulha de si mesmo. Apesar disso, há o leonino mais tímido, que precisa trabalhar a autoestima -- o que pode ser influência do mapa astral de cada pessoa, ao revelar posicionamentos que afetam a segurança na autoimagem.

Virgem

Este é um signo que se critica muito. Virgem se compara com todo mundo e apresenta tendência a desenvolver um problemático complexo de inferioridade.

Libra

O libriano é outro que se preocupa demais com a opinião dos outros. Libra chega ao ponto de trocar de roupa várias vezes e mudar a aparência só porque alguém lhe disse que ficaria melhor.

Escorpião

Quem é de Escorpião pode até se abalar com críticas, mas não demonstra de jeito nenhum o que sente. É bem possível que espere uma oportunidade para "dar o troco" e devolver os comentários negativos que recebeu.

Sagitário

Já a turma de Sagitário se aceita como realmente é. Não está nem aí, nem se preocupa com o que os outros vão dizer. Quando criticado, o sagitariano segue o fluxo, sem dar bola ao que dizem.

Capricórnio

Capricórnio tem uma autoestima elevada -- só que na área profissional. A sua ambição faz com que chegue onde sempre sonhou, sem se importar com os comentários dos outros.

Aquário

Já o nascido em Aquário não aceita críticas nem julgamentos. É um signo que gosta de se mostrar com algum diferencial e não se importa com o que a turma ao redor vá dizer.

Peixes

Ele sabe lidar bem com as críticas. Peixes é um signo que ouve, esquece e perdoa. Além disso, prioriza um estilo que o faça se sentir bem, o que é um grande passo para o amor-próprio.