Topo

'A Fazenda': o que faz cada signo no jogo e qual tem mais chance de ganhar?

O apresentador Marcos Mion na sede de A Fazenda 11 - Antonio Chahestian/Record TV
O apresentador Marcos Mion na sede de A Fazenda 11 Imagem: Antonio Chahestian/Record TV

Claudia Dias

Colaboração para Universa

17/09/2019 04h00

Já se passaram dez anos desde a primeira edição, em 2009, mas toda vez que A Fazenda volta à programação da Record, surge aquela baita expectativa sobre as novidades da atração e os participantes. Não poderia ser diferente desta vez: quem será que vai levar o prêmio de campeão na décima primeira edição, que começa hoje?

Como muita coisa pode acontecer nos cerca de três meses de programa, fomos atrás da astróloga Yara Vieira, especialista do Astrocentro, que conta o que podemos esperar de cada signo durante o confinamento. Ela também revela quais deles têm mais chance de ser campeão.

Áries

Quando Áries entra em um competição, faz de tudo para ganhar, já que é um dos signos mais competitivos do zodíaco. Se for preciso, manipula os outros participantes, podendo pecar diante do público agindo assim -- e é a turma de casa que decide quem fica e quem sai, não é? Porém, como é o candidato que agita o ambiente com seu jeito explosivo, sincero e impulsivo, tem tudo para ficar um bom tempo, garantindo os babados que todo mundo adora.

Áries campeão: Viviane Araújo (25/3) venceu A Fazenda 5.

Touro

O taurino não dá muita bola para a competição, mas se interessa bastante pelo prêmio. O nativo de Touro gosta do conforto e encara o reality como uma boa chance para aumentar seu patrimônio. Embora não seja muito competitivo, dá o seu melhor para vencer. Como tende a ser um pouquinho preguiçoso e teimoso, pode ter sua participação ignorada, já que não rende muito bafafá. Assim, é possível que saia rápido por não ter conquistado ninguém. Por outro lado, sua personalidade tende a incomodar os demais, virando alvo fácil da turma.

Nesta edição, teremos dois taurinos: Tati Dias e Lucas Viana.

Gêmeos

O nativo de Gêmeos vê uma competição dessas como ótima chance de conquistar novos amigos e curtir experiências diferentes. Graças ao seu lado brincalhão, pode se dar bem no reality, sendo o mais amado ou até mesmo o mais odiado -- ambas impressões vão fazê-lo continuar na disputa por um bom tempo. Só precisa ser esperto: às vezes, se dispersa do jogo e perde o foco na competição, sendo superado pelos colegas.

Gêmeos campeão: Bárbara Evans (22/5) venceu A Fazenda 6. Nesta edição, Arícia Silva e Túlio Maravilha representarão os geminianos.

Câncer

Câncer é o competidor que se torna querido até entre os adversários. Ele não gosta muito do clima de competição, pois repudia esse lance de uma pessoa ser melhor que outra. Acaba adotando a postura de uma mãe, cuidando de todo mundo, para que não haja discussões, brigas e desentendimentos. Mas não se engane: o canceriano também é esperto e sabe usar seu posicionamento em benefício próprio. Quando ambiciona demais o prêmio, usa sua sensibilidade para encontrar os pontos fracos dos adversários, garantindo sua permanência na disputa, podendo até ganhar.

Câncer campeão: Dado Dolabella (20/7) venceu A Fazenda 1. Serão quatro cancerianos na edição que começa nesta terça-feira (17): Viny Vieira, Phellipe Haagensen, DJ Netto e Guilherme Leão.

Leão

Uma coisa é certa: Leão é a estrela da edição. Como ama holofotes, faz o possível e o impossível para aparecer e levar o prêmio. Também é muito animado, engraçado e divertido. Apesar de seu ego irritar de vez em quando, é aquela pessoa que todos os concorrentes amam. O público, porém, nem sempre segue a mesma onda. Isso porque o leonino se faz de forte na frente dos competidores, mas não consegue fingir o tempo todo. Ou seja, quem está fora da casa vislumbra uma personalidade bem mais sensível, generosa e insegura.

Drika Marinho é a leonina da nova edição.

Virgem

Organizado por natureza, Virgem é muito competitivo e faz de tudo para ganhar. Dedica-se 100% à competição e sonha sair vencedor. Um detalhe: seu maior interesse não é o prêmio em dinheiro, mas o título de campeão. Seu jeito frio e metódico é uma arma para desenvolver várias estratégias e se manter no jogo. Tem tudo para conquistar os demais, principalmente se mostrar seu lado divertido. Só precisa tomar cuidado com a língua: é um signo que tem a mania de apontar os defeitos dos outros e esquecer dos seus.

A ex-BBB Hariany Almeida faz parte do elenco desta edição. Ela é virginiana.

Libra

Sabe o jogador que vive em cima do muro? Então? Libra costuma dizer que só está ali pela diversão. Sedutor, divertido e animado, no começo, conquista toda a galera. Porém, ao longo do jogo, a turma começa a interpretar seu jeito de outra maneira, já que o libriano não toma partido em nada. Se vê brigas, mentiras, falsidade, nem pensa em se meter na questão, por exemplo. Esse jeito de se esquivar por causa do seu senso de justiça pode prejudicá-lo diante de quem espera que se escolha um lado para jogar -- no caso, o público.

Libra campeão: Karina Bacchi (8/10) venceu A Fazenda 2. Nesta edição, os librianos são Andréa de Nóbrega e
Thayse Teixeira.

Escorpião

Discreto e misterioso, Escorpião gosta de ficar na dele. As amizades tendem a ser superficiais, numa jogada estratégica. Só que ele é alguém difícil de se conviver e defende a justiça para tudo. Quando se sente ameaçado, procura por vingança. Não costuma fazer mal a ninguém, mas não gosta que o ataquem. Se mexerem com ele, tem troco certo. Sua atitude pode até eliminá-lo do jogo, mas o escorpiano não vai deixar o adversário ganhar de jeito nenhum.

Escorpião campeão: Joana Machado (13/11) venceu A Fazenda 4. Diego Grossi, que participa da nova edição, é de Escorpião.

Sagitário

O candidato de Sagitário é o que faz todo mundo rir. Graças a seu jeito extrovertido, está sempre disposto a animar a turma. O que ele quer é se divertir e, se ganhar, ganhou. O sagitariano se esforça, sim, para ser o campeão, mas não deixa que isso acabe com a festa que é o reality. Ele só não pode ver injustiças: se for preciso, briga, bate o pé e se mostra certo -- e é numa dessas que pode conquistar a simpatia do público.

Rodrigo Phavanello é o sagitariano da vez.

Capricórnio

Capricórnio vai fazer o impossível para ganhar! Competitivo por natureza, só tem olhos para o prêmio. O nativo entende a importância de se envolver com as pessoas para a convivência, mas sabe separar muito bem seu interesse pessoal das amizades. É teimoso e não costuma aceitar conselhos. Apesar disso, é um ótimo competidor, que pode conquistar o público que também enxerga o reality só como um jogo. Mas é provável que desagrade quem espera ver a essência dos participantes.

Capricórnio campeão: Daniel Bueno (6/1) venceu A Fazenda 3 e Flávia Viana (18/1), A Fazenda 9.

Aquário

Inicia o jogo com tudo, empolgado. Só que no fim da competição, Aquário já não se mostra interessado. Estrategista e criativo, ganha a preferência do público no começo da disputa, mas como perde o interesse no reality, já que as novidades acabam no decorrer das semanas, acaba se tornando apático. Só vence se o público não desanimar junto dele.

No atual elenco, o único aquariano é o Bifão.

Peixes

Dos vencedores das dez edições passadas de A Fazenda, três são do signo de Peixes. A explicação para o signo ser dominante na final é simples: o pisciano é o mais meigo, fofo, querido e que melhor sabe lidar com as pessoas no confinamento. Conquista todo mundo dentro e fora da casa. Diferencia bem a disputa da diversão e, desta forma, vive a experiência de maneira leve e harmônica. As chances de ele não ser o queridinho aparecem quando resolve se isolar em discussões ou fugir de brigas, já que barraco é o que a turma mais gosta.

Peixes campeão: DH Silveira (20/2) venceu A Fazenda 7; Douglas Sampaio (24/2), A Fazenda 8; e Rafael Ilha (7/3), A Fazenda 10.