Topo

Você está pronta para ser mãe? Faça o teste e descubra

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

12/03/2012 15h56

Muitos motivos levam uma mulher a querer ser mãe. Seja por causa do o relógio biológico que começa a dar sinais de que não há mais tanto tempo para gerar um bebê ou da vontade de expandir a família, em algum momento da vida grande parte das mulheres se questiona: "Será que estou pronta para ser mãe?".

Segundo dados de uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgados no começo de março, 55% das brasileiras que dão à luz não planejaram a gravidez. No entanto, conforme explica a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casal, o ideal é que a decisão de ter um filho seja muito bem pensada.

Para a especialista, a decisão envolve questões como estabilidade emocional, situação financeira e capacidade de lidar com rotina e vida pessoal, profissional e amorosa. “Recomendo a gestação a mulheres que já estudaram, fizeram faculdade, se formaram ou estejam trabalhando em alguma área profissional. Se quiser ter filho, é melhor que o lado prático da vida esteja mais direcionado, pois é preciso ter a mínima condição de sustentar a criança.”

Marina ainda diz que o mais aconselhável é que a mulher que deseja ser mãe tenha um relacionamento estável. “O ideal é ter um parceiro fixo ou alguém bastante próximo com quem a mãe possa contar, pois é difícil ter um filho sozinha. É muita responsabilidade e, nessa hora, a pessoa vai precisar de ajuda com as tarefas do dia a dia e também de apoio emocional e financeiro, para dividir despesas que vão da fralda até a escolinha.”

Outro fator a ser levado em conta e tão relevante quanto os anteriores é a predisposição de transformar totalmente o ritmo do dia a dia, além de abrir mão da vida social e profissional por um tempo. “É preciso saber que a rotina vai mudar por completo. A mãe deixará de ser uma pessoa que pensa só nela ou só no casal. O papel de mãe vai prevalecer por um bom tempo na vida dessa mulher e, no início, ela terá de se dedicar integralmente à criança”, explica Marina. Se a mulher for muito irritável ou intolerante, também é melhor pensar se realmente quer ser mãe, pelo menos até conseguir resolver esses sentimentos.