Trend da pasta d'água como skincare pode ser perigosa para a sua pele

Faz a maquiagem durar mais, hidrata a pele, ajuda com manchas? Esses são alguns dos benefícios que usuários do TikTok estão atribuindo ao uso de pasta d'água no rosto. Mas será mesmo? Especialistas alertam que o uso indiscriminado do produto pode fazer mal à saúde da pele.

A pasta d'água não é uma vilã, mas o papel que vem desempenhando na rotina de cuidados diários de muitos usuários do TikTok pode ser prejudicial à pele. Há vídeos de pessoas aplicando e até secando o produto com secador no rosto — o que é bastante alarmante para os médicos.

A dermatologista Amanda Tauana Oliveira e Silva, professora de Uninovafapi - Afya, afirma que um dos principais problemas do uso inadequado do produto é o surgimento de acne.

A pasta d'água obstrui os poros, o que pode levar ao aparecimento de espinhas e reações alérgicas, explica.

Para ela, muitas pessoas estão se iludindo ao pensar que o produto tem ação hidratante. A camada formada na pele pelo produto pode reter impurezas, células mortas e excesso de oleosidade.

"Além disso, por conter substâncias adstringentes, como óxido de zinco e talco, ela pode acabar removendo a oleosidade natural da pele de forma excessiva, o que compromete sua saúde e equilíbrio — especialmente em peles mais sensíveis ou secas", alerta dermatologista Daniel Coimbra, coordenador do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Há benefícios?

Uso de pasta d'água pode ser danoso para a pele
Uso de pasta d'água pode ser danoso para a pele Imagem: andresr/Getty Images

O produto pode ser recomendado para algumas situações específicas, mas nunca para uso diário.

Continua após a publicidade

A principal utilidade da pasta d'água é no tratamento de pequenas inflamações e irritações na pele. Ela é conhecida por sua ação secativa, anti-inflamatória e protetora, especialmente em casos de assaduras e queimaduras leves, explica Coimbra.

A pasta d'água também é muito utilizada por atletas, por funcionar como uma barreira física contra o sol.

"Como contém óxido de zinco, que cria uma barreira refletora da radiação solar, ela é comumente usada por surfistas ou por quem pratica esportes ao ar livre. Mas apenas por curtos períodos, nas bochechas e no nariz", diz Coimbra.

O especialista reforça que é importante lembrar: a pasta d'água não substitui o protetor solar.

Caiu na lorota? O que fazer?

  • Interrompa o uso da pasta d'água imediatamente;
  • Se já houver danos na pele, procure um dermatologista;
  • Comece a usar um hidratante ideal para o seu tipo de pele;
  • Limpe muito bem a região onde o produto foi aplicado, preferencialmente com uma limpeza dupla: demaquilante (ou cleansing oil) e um sabonete adequado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.