Sonhar com ex: o que significa e como interpretar? Pode ser sinal de sorte

Sonhar com ex tem várias interpretações e ainda envolve diferentes questões, como tempo de convivência e mesmo se a separação foi tranquila. Não há regra quando o sonho envolve alguém do passado amoroso. Pode ser algo tanto positivo quanto negativo, dependendo do contexto.

Sonhos que envolvem situações agradáveis ou picantes, como encontros, jantares, fantasias sexuais e conversas que lembrem bons momentos, costumam indicar que a energia e o elo entre os dois permanecem fortes e ativos.

Agora, se o sonho tiver um contexto negativo, como agressividade, violência ou mesmo causar incômodo, pode significar algum tipo de energia intrusa na vida da pessoa, não necessariamente vindo de quem protagonizou a experiência onírica.

O ponto importante a ressaltar é que existe um folclore: quando uma pessoa do nosso passado retorna de forma não agradável, ela traz junto um presságio ruim, ou seja, devemos nos atentar ao que está acontecendo ao nosso redor e nos blindar ao máximo.

Ex antigo & ex recente

Outra questão que influencia na interpretação é se o sonho envolve um amor cuja relação terminou há bastante tempo ou alguém que foi embora há pouco. Isto tem a ver com a energia envolvida entre o ex-casal.

Um parceiro de término recente deixa certa vibração no nosso campo energético por um período, e somente o tempo pode fazer com que isso se dilua. Assim, sonhos com pessoas recém-cortadas do dia a dia podem representar emoções restantes, que ainda não foram completamente dissolvidas.

Sem contar que, quando ocorre um término, há também um rompimento energético, o que deixa uma espécie de "abertura" no caminho, que incomoda e busca, de forma inconsciente, ser preenchida por aquela energia que era tão familiar.

Isso não quer dizer que o sonho é prenúncio para o casal reatar, mas indica que é preciso ter paciência com o processo do término para que o recomeço aconteça.

Continua após a publicidade

Relação séria tem mais 'peso'

Diferentemente de namoricos ou affairs que não vão muito longe, quando a experiência durante o sono envolve alguém com quem se viveu um longo namoro ou mesmo casamento, a interpretação também requer atenção diferente.

Relacionamentos de longa duração geralmente deixam lembranças, pois, em muitos casos, representam almas afins que se encontraram —e, devido à jornada e evolução pessoal de cada um, não puderam permanecer juntas.

Esses casos tendem a ser os mais enriquecedores para nosso crescimento pessoal, logo, é comum sonharmos com eles.

A seguir, veja o significado de situações específicas vislumbradas durante a noite.

  • Sonhar que beijou ou está beijando o ex

Continua após a publicidade

Geralmente indica uma troca de energia, não necessariamente com a pessoa do sonho, mas talvez com alguma força sobrenatural, já que há espíritos que se alimentam de tais energias. Isso pode ser bom ou ruim, o que costuma ser identificado de acordo com o estado em que a pessoa fica no dia seguinte.

  • Sonhar que abraçou ou está abraçando o ex

Indica necessidade de acolhimento e proteção. Quem sonha está se sentindo instável e querendo um "porto seguro", já que o abraço traz todos esses simbolismos. Pense que, se o fardo da vida está pesado demais, você pode pedir ajuda. Parte de ser forte é saber quando necessitamos do outro.

  • Sonhar que voltou ou está voltando com ex

Tem a ver com assuntos inacabados. Paixão termina, mas amor é um sentimento que pode se estender por muitos anos ou, quem sabe, existências. Sonhar que reata laços com alguém do passado mostra o quanto de amor houve naquela relação e a falta que existe de um sentimento semelhante no atual momento da vida.

  • Sonhar que vê ou viu ex com outra pessoa

Continua após a publicidade

Esse tipo de sonho simboliza insegurança e medo, despertando reflexão e aprendizado. Vislumbrar tal situação mostra o lado mais humano de quem sonha, inclusive receios e o temor de ser deixado por alguém.

  • Sonhar que está brigando ou brigou com o ex

Muito provavelmente a pessoa é psicossomática e está retendo muitas emoções intensas e bélicas dentro de si. O sonho seria a forma de isso ser indicado pelo inconsciente, dando a ela a oportunidade de "descarregar" sua ira em alguém que já não faz parte da vida ou que a machucou no passado. Essa energia também mostra que quem sonha precisa aprender a por pontos finais em suas jornadas.

  • Sonhar que transou ou está transando com ex

Está relacionado à troca de energia, criação e/ou fortalecimento de vínculos emocionais. Como há pessoas que sempre vão partilhar laços, quando se sonha com um relacionamento antigo de forma a trazer plenitude, é uma forma de energização. Agora, se o sonho reverberar de maneira que deixe o sonhador cansado e sem foco, indica ataque espiritual. A forma de cessar isso é colocar uma faca entre o colchão e o estrado da cama.

  • Sonhar com ex pedindo para voltar

Continua após a publicidade

Significa a necessidade de seguir em frente. É comum que algumas situações sejam difíceis de desapegar e, quando se sonha com algo assim, deve-se entender que há um aprendizado em tal situação —ou seja, entender que sacrifícios são necessários na vida, seguidos de voto de fé, confiando que o universo trará alguém capaz de proporcionar outras tantas boas memórias, quanto as pessoas do passado promoveram.

  • Sonhar que ex vai casar ou está casando

Tal sonho indica criação de laços energéticos e vínculos emocionais poderosos. Isso porque um casamento é compromisso e sonhos assim são comuns, envolvendo as mais diversas pessoas, inclusive amigos e familiares. Isso significa que a pessoa com a qual estamos firmando laços no sonho é leal, fiel e que deseja ao máximo o nosso melhor. É alguém para mantermos por perto.

  • Sonhar com ex que já morreu

Está relacionado com proteção e carinho, pois espíritos zelam por aqueles que amaram, mesmo sendo de relações que já acabaram. Mas, também, pode ser algo perigoso: se a pessoa que faleceu fez parte de um relacionamento conturbado, abusivo e problemático e teve uma vida de obsessão, a tendência é ter se tornado um espírito obsessor.

  • Sonhar com ex que já casou

Continua após a publicidade

Também tem a ver com zelo e proteção, mas da parte de quem sonha. Ao contrário da situação anterior, neste caso, há um claro sinal de que o sonhador é alguém que zela pelo bem-estar da pessoa com quem já se relacionou e aparece no sonho. Entender isso faz com que essa energia traga boa sorte para a vida dela.

Fonte: Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta e idealizador do Covil dos Feiticeiros

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes