PUBLICIDADE

Topo

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Ex nos sonhos: significados vão da necessidade de colo a sinal de boa sorte

Sonhar com ex tem várias interpretações e ainda envolve diferentes questões, como tempo de convivência e mesmo se a separação foi tranquila - iStock
Sonhar com ex tem várias interpretações e ainda envolve diferentes questões, como tempo de convivência e mesmo se a separação foi tranquila Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

20/01/2022 04h00

Se for para enumerar situações intrigantes experimentadas durante o sono, certamente sonhar com um(a) ex está entre os primeiros lugares da lista. Afinal, se o relacionamento chegou ao fim, por que cargas d'água tal pessoa aparece nos sonhos? Precisamos dizer: a explicação não é tão simples assim!

Sonhar com ex tem várias interpretações e ainda envolve diferentes questões, como tempo de convivência e mesmo se a separação foi tranquila. Como pontua Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta e idealizador do Covil dos Feiticeiros, não há regra quando o sonho envolve alguém do passado amoroso. Pode ser algo tanto positivo quanto negativo, dependendo do contexto.

Sonhos que envolvem situações agradáveis ou picantes, como encontros, jantares, fantasias sexuais e conversas que lembrem bons momentos, costumam indicar que a energia e o elo entre os dois permanecem fortes e ativos —logo, ambos não tiveram um final que permitisse a eles seguirem em frente.

Agora, se o sonho tiver um contexto negativo, como agressividade, violência ou mesmo causar incômodo, pode significar algum tipo de energia intrusa na vida da pessoa, não necessariamente vindo de quem protagonizou a experiência onírica.

"O ponto importante a ressaltar é que existe um folclore: quando uma pessoa do nosso passado retorna de forma não agradável, ela traz junto um presságio ruim, ou seja, devemos nos atentar ao que está acontecendo ao nosso redor e nos blindar ao máximo", acrescenta Raphael.

Ex antigo & ex recente

Outra questão que influencia na interpretação é se o sonho envolve um amor cuja relação terminou há bastante tempo ou alguém que foi embora há pouco. Segundo o oraculista, isto tem a ver com a energia envolvida entre o ex-casal.

"Um parceiro de término recente deixa certa vibração no nosso campo energético por um período, e somente o tempo pode fazer com que isso se dilua", diz. Assim, sonhos com pessoas recém-cortadas do dia a dia podem representar emoções restantes, que ainda não foram completamente dissolvidas.

Sem contar que, quando ocorre um término, há também um rompimento energético, o que deixa uma espécie de "abertura" no caminho, que incomoda e busca, de forma inconsciente, ser preenchida por aquela energia que era tão familiar.

"Isso não quer dizer que o sonho é prenúncio para o casal reatar, mas indica que é preciso ter paciência com o processo do término para que o recomeço aconteça", ressalta Raphael.

Relação séria tem mais 'peso'

Diferentemente de namoricos ou affairs que não vão muito longe, quando a experiência durante o sono envolve alguém com quem se viveu um longo namoro ou mesmo casamento, a interpretação também requer atenção diferente.

O oraculista comenta que relacionamentos de longa duração geralmente deixam lembranças, pois, em muitos casos, representam almas afins que se encontraram —e, devido à jornada e evolução pessoal de cada um, não puderam permanecer juntas.

"Esses casos tendem a ser os mais enriquecedores para nosso crescimento pessoal, logo, é comum sonharmos com eles", afirma.

Por trás dos sonhos

A seguir, Raphael Kakazu explica o significado de situações específicas vislumbradas durante a noite.

Sonhar que beijou ou está beijando o ex

Geralmente indica uma troca de energia, não necessariamente com a pessoa do sonho, mas talvez com alguma força sobrenatural, já que há espíritos que se alimentam de tais energias. Isso pode ser bom ou ruim, o que costuma ser identificado de acordo com o estado em que a pessoa fica no dia seguinte.

Sonhar que abraçou ou está abraçando o ex

Indica necessidade de acolhimento e proteção. Quem sonha está se sentindo instável e querendo um "porto seguro", já que o abraço traz todos esses simbolismos. "Pense que, se o fardo da vida está pesado demais, você pode pedir ajuda. Parte de ser forte é saber quando necessitamos do outro", lembra o oraculista.

Sonhar que voltou ou está voltando com ex

Tem a ver com assuntos inacabados. "Paixão termina, mas amor é um sentimento que pode se estender por muitos anos ou, quem sabe, existências", observa Raphael. Sonhar que reata laços com alguém do passado mostra o quanto de amor houve naquela relação e a falta que existe de um sentimento semelhante no atual momento da vida.

Sonhar que vê ou viu ex com outra pessoa

Esse tipo de sonho simboliza insegurança e medo, despertando reflexão e aprendizado. Vislumbrar tal situação mostra o lado mais humano de quem sonha, inclusive receios e o temor de ser deixado por alguém.

Sonhar que está brigando ou brigou com o ex

Muito provavelmente a pessoa é psicossomática e está retendo muitas emoções intensas e bélicas dentro de si. O sonho seria a forma de isso ser indicado pelo inconsciente, dando a ela a oportunidade de "descarregar" sua ira em alguém que já não faz parte da vida ou que a machucou no passado. "Essa energia também mostra que quem sonha precisa aprender a por pontos finais em suas jornadas", salienta Raphael.

Sonhar que transou ou está transando com ex

Está relacionado à troca de energia, criação e/ou fortalecimento de vínculos emocionais. Como há pessoas que sempre vão partilhar laços, quando se sonha com um relacionamento antigo de forma a trazer plenitude, é uma forma de energização. Agora, se o sonho reverberar de maneira que deixe o sonhador cansado e sem foco, indica ataque espiritual. "A forma de cessar isso é colocar uma faca entre o colchão e o estrado da cama", ensina o oraculista.

Sonhar com ex pedindo para voltar

Significa a necessidade de seguir em frente. É comum que algumas situações sejam difíceis de desapegar e, quando se sonha com algo assim, deve-se entender que há um aprendizado em tal situação —ou seja, entender que sacrifícios são necessários na vida, seguidos de voto de fé, confiando que o universo trará alguém capaz de proporcionar outras tantas boas memórias, quanto as pessoas do passado promoveram.

Sonhar que ex vai casar ou está casando

Tal sonho indica criação de laços energéticos e vínculos emocionais poderosos. Isso porque um casamento é compromisso e sonhos assim são comuns, envolvendo as mais diversas pessoas, inclusive amigos e familiares. "Isso significa que a pessoa com a qual estamos firmando laços no sonho é leal, fiel e que deseja ao máximo o nosso melhor. É alguém para mantermos por perto", afirma Raphael.

Sonhar com ex que já morreu

Está relacionado com proteção e carinho, pois espíritos zelam por aqueles que amaram, mesmo sendo de relações que já acabaram. Mas, também, pode ser algo perigoso: se a pessoa que faleceu fez parte de um relacionamento conturbado, abusivo e problemático e teve uma vida de obsessão, a tendência é ter se tornado um espírito obsessor.

Sonhar com ex que já casou

Também tem a ver com zelo e proteção, mas da parte de quem sonha. Ao contrário da situação anterior, neste caso, há um claro sinal de que o sonhador é alguém que zela pelo bem-estar da pessoa com quem já se relacionou e aparece no sonho. "Entender isso faz com que essa energia traga boa sorte para a vida dela", finaliza Raphael.