Topo

Sonhar com pais costuma ser positivo, mas também pode ser alerta. Entenda

Quando sonhamos com os próprios pais, as experiências oníricas podem ter algumas interpretações específicas - Ridofranz/ iStock
Quando sonhamos com os próprios pais, as experiências oníricas podem ter algumas interpretações específicas Imagem: Ridofranz/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

26/01/2022 04h00

Sonhar com pessoas próximas, de convívio frequente, não é algo raro. E quando essas pessoas são os próprios pais, as experiências oníricas podem ter algumas interpretações específicas. A maioria delas, como se espera, tem uma conotação positiva, mas também pode ser um aviso.

Como família, na maioria das vezes, remete a algo bom, ter os genitores protagonizando o sonho tende a ser algo igualmente agradável. Mas é melhor não se iludir, como avisa Luciana do Rocio Mallon, especialista em significados dos sonhos: "Também pode ser um alerta para que a pessoa compreenda suas atitudes, deixe claro traumas do passado e entenda sobre seu destino".

Tais sonhos ainda podem estar ligados à proteção, ou seja, uma ligação com os ancestrais protegendo o sonhador. "Se os pais já faleceram, pode significar proteção espiritual deles, diretamente", afirma.

O tipo de relação com o pai ou a mãe é outro fator que impacta a interpretação. Segundo Luciana, sonhar apenas com o pai, quando o relacionamento com o filho é bom no dia a dia, tem a ver com segurança, proteção, boa saúde, estabilidade financeira e aumento de responsabilidade.

Se envolver apenas a mãe, com quem convive harmoniosamente, simboliza ternura, amor e alegria e significa felicidade e realização à frente. Quando a experiência onírica envolver ambos os pais e o relacionamento diário for muito bom, o sonho traz a mensagem de segurança financeira e amorosa.

Agora, se a convivência não é boa e o sonhador foi criado em lar tóxico e com conflitos familiares, a interpretação muda um tanto. "Sonhar só com o pai, caso o filho não se dê bem com ele, mostra que haverá proteção com relação ao dinheiro, mas os problemas materiais aumentarão. E sonhar só com a mãe, caso ela seja narcisista na vida real, haverá realização, mas somente depois de uma longa batalha", detalha Luciana do Rocio Mallon.

A seguir, a especialista revela mais alguns significados de sonhos que envolvam os genitores.

Sonhar com os pais se casando

Sonhos relacionados a casamento, envolvendo os pais ou não, têm a ver com a competência de resolver transtornos interiores. "Matrimônio significa a união de produtos do consciente e do inconsciente, facilitando a compreensão de alguma escolha que provocava tristeza por meio do equilíbrio entre inteligência e sentimento", argumenta Luciana.

Ou seja, é uma mensagem de que a pessoa está conseguindo equilibrar as duas energias de dentro dela, a do bem e a do mal, pois transforma as vibrações em atitudes positivas.

Sonhar com pais já falecidos

Neste cenário, o lembrete é de que espíritos protetores, anjos e mestres ascendidos conhecem as batalhas da pessoa. "Revela que os pais estão protegendo quem sonha, mesmo no além", diz a especialista.

Sonhar com pais no hospital

É um indicativo de que a pessoa precisa organizar a própria trajetória e resgatar algum sonho abandonado na gaveta. Também pode ser um sonho profético, ou seja, os genitores podem realmente ficar doentes em breve.

Sonhar com pais se separando

Ter pesadelo com divórcio dos pais é indicativo de grande insegurança de que isso aconteça realmente. "É normal os seres humanos temerem este acontecimento, principalmente se forem crianças ou jovens. Porém, também é normal que os casamentos acabem quando não há mais harmonia", lembra Luciana.

Sonhar com pais indo embora de casa

Tal sonho pode revelar que a pessoa vai se aproximar mais de algum familiar e que isso trará felicidade. Da mesma forma, tende a indicar que algum parente ou mesmo quem está sonhado precisa de apoio da família.

Sonhar com pais tendo outro filho

Indica que existe medo ou, ao contrário, o desejo de que um irmão chegue à família. "Geralmente este é um sonho profético, que pode acontecer na vida real", avisa a especialista.

Sonhar com pais rezando

Se, durante o sono, os pais oram, o simbolismo é que o próprio sonhador provavelmente está vivendo um dia a dia cansativo. Além disso, encontra-se exausto com a monotonia cotidiana.

Sonhar que briga com pais

Isto revela que a pessoa terá muitos problemas para atingir suas metas, necessitando de bastante fé, pois surgirão pedras pelo caminho.

Sonhar que abraça os pais

Mesmo que resida longe de sua família, este contexto reforça que há um elo forte entre quem sonha e os genitores, já que existe um interesse recíproco entre ambos. Ainda pode significar que eles estão com saudades.

BÔNUS: sonhar com pai de santo

O pai de santo é um líder religioso relacionado a misticismo e sabedoria. Assim, sonhar com ele significa que a pessoa está com problemas e precisa procurar qualquer caminho de fé para resolver conflitos.