Sonhar com cristais: o que cada pedra significa e qual mensagem passa

Sonhar com cristais não é algo fácil de ser interpretado. O significado das experiências costuma sofrer influência de diferentes fatores: cor, tipo do cristal, contexto do sonho, e até a história pessoal de quem vive a situação interfere na análise.

Mas, é possível identificar significados genéricos, que dão um norte para entender as mensagens.

Cristais são pedras que, quando refinadas pelas mãos de talentosos artesãos, tornam-se joias que enfeitam e exibem poder. Resgatando este simbolismo, geralmente são prenúncios de sucesso, prosperidade e de alguma realização há muito tempo esperada.

"O símbolo da transparência no mundo místico indica intuição e conexões ligadas à espiritualidade. Tudo depende do contexto em que o cristal está inserido", diz Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta e idealizador do Covil dos Feiticeiros.

A presença de pedras —preciosas ou não— também pode representar embates ou proteção, sobretudo se os cristais forem pontiagudos.

  • Identificando as pedras

Entender um pouco da psicologia das cores ajuda na interpretação. As variações cromáticas são diretamente ligadas à psique e ao subconsciente.

Se uma delas sonhar com uma esmeralda, pode representar ancestralidade, herança e união familiar, muito além do significado comum de beleza, sedução e magnetismo. Mas lembre-se: uma joia de família, que passa de geração em geração, tem um significado dentro desse grupo de pessoas, por exemplo.

Conciliando vivências

Unir o significado com o valor pessoal traz precisão e riqueza de detalhes para a interpretação, abrindo muitas portas para quem tenta entender esse universo.

Continua após a publicidade

"Vemos esse portal onírico como uma união daquilo que recebemos do mundo com aquilo que trazemos enquanto indivíduos, pautados em valores e experiências", reforça o terapeuta.

Sonhar com cristal verde

Verde é a cor de Vênus, logo, está ligada diretamente à beleza, à sedução, ao magnetismo e à sensualidade. Também é a tonalidade da saúde e do bem-estar, podendo ser associada a questões de conforto e prazer.

"Ainda podemos associar o verde com a fertilidade e a vitalidade, por ser capaz de aliviar os níveis de estresse", cita Raphael.

Algumas pedras bem conhecidas são: esmeralda, malaquita, quartzo verde e crisocola.

Sonhar com cristal rosa

O rosa é cheio de virtudes positivas, como o sentimentalismo, a sensibilidade das emoções amenas e a reciprocidade para com o outro. Assim, sonhar com cristais nesse tom pode indicar dois caminhos.

Continua após a publicidade

Um deles é um prenúncio de período em que a pessoa vai prover tais atributos, enquanto o segundo é indicativo de que ela está, na verdade, necessitando de tais aptidões.

Entre os cristais da cor que se destacam estão: rubelita, rodocrosita e quartzo rosa, além de uma variação rara do topázio imperial.

Sonhar com cristal preto

Ao contrário do senso comum em torno da cor preta, ela é símbolo de requinte, elegância e poder pessoal. "Um cristal negro representa nossa soberania e, dentro do sonho, mostra nosso encontro com esse poder que costuma ser esquecido ou afugentado pelas nossas vivências", explica o especialista em pedras.

Pode, ainda, ser forte indicativo de proteção, mas seu lado menos positivo tende a mostrar que a pessoa precisa dar mais abertura para quem está ao seu redor. Exemplos de cristais do tipo são: turmalina negra, ônix, opala negra e ágata negra.

Sonhar com cristal azul

Serenidade, tranquilidade, paz e harmonia são características da cor azul. Quando aparece no sono, o cristal azul indica tanto a necessidade de trazer tais características para a vida do sonhador quanto a aproximação de um período bastante harmonioso. O azul igualmente é a cor das águas, logo, pode ser relacionado a sentimentos e emoções.

Continua após a publicidade

Alguns cristais azuis bem conhecidos são: água-marinha, lápis-lazuli, quartzo azul e safira.

Sonhar com cristal transparente ou branco

O branco é união de todas as cores e, por isso, está ligado à plenitude, pureza e até mesmo à elevação espiritual.

"A cor branca pode ser mal interpretada, pois também simboliza o egoísmo e o egocentrismo", diz o oraculista.

Variações translúcidas são ligadas à vidência e compreensão para assuntos até então obscuros.

Alguns cristais deste grupo são: quartzo neutro, quartzo leitoso, diamante e diamante herkimer.

Continua após a publicidade

Sonhar com cristal roxo ou violeta

Ambos os tons são ligados ao poder, à riqueza e ao status aristocrata. Desde a antiguidade, são associados à nobreza. "Em Roma, somente nobres poderiam vestir toga roxa e as joias da coroa inglesa são repletas de ametistas para representar a riqueza e o poder", diz Raphael.

São cores dos místicos, pois trazem magia, espiritualidade e transformação. Os sonhos com cristais nestas tonalidades têm significados positivos.

Ametista, lepidolita, charoite, kunzita e algumas qualidades de topázio imperial se enquadram nesse grupo.

Sonhar com cristais coloridos

Pedras furta-cores ou multicoloridas trazem o simbolismo de alegria, jovialidade e festividade. Tons assim tendem a representar que o sonhador é alguém com espírito jovem e festivo.

Continua após a publicidade

Também indicam a falta de tato existente para se lidar com as próprias sombras - ou seja, o lado da personalidade que ninguém quer deixar vir a público.

Fluorita, pedra da lua e opala são alguns exemplos que podem surgir nos sonhos.

Sonhar com muitos cristais

Se surge uma grande quantidade de cristais, o simbolismo se refere ao elemento Terra e à necessidade de se ter mais pé no chão. Outra indicação é a importância de cuidar mais do lado material e observar atentamente o que a realidade está mostrando de maneira nua e crua.

"Ainda pode representar uma purificação e energização depois de um período caótico", acrescenta Raphael.

Sonhar com cristal quebrado

Cristais trincados, quebrados ou danificados representam excesso de energia, que pode ser positiva ou negativa, dependendo do contexto do sonho. "Por isso temos que tomar cuidado para analisarmos de forma neutra e não sermos tendenciosos nem para o bom, nem para o ruim. O contexto do sonho é justamente a chave para interpretar esse sonho", afirma o especialista.

Deixe seu comentário

Só para assinantes