Topo

Além do gato preto: outras cores dos felinos têm significados espirituais

Apesar de a cor preta da pelagem dos gatos ser a que mais rende controvérsias, as diferentes tonalidades dos bichanos também têm significados espirituais. - Kong Ding Chek/Getty Images/iStockphoto
Apesar de a cor preta da pelagem dos gatos ser a que mais rende controvérsias, as diferentes tonalidades dos bichanos também têm significados espirituais. Imagem: Kong Ding Chek/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, de São Paulo

31/08/2022 04h00

Os gatos são associados a assuntos místicos, sobretudo com base em histórias (infundadas, diga-se!) em que o felino preto é ligado a bruxas e magias. Além disso, esses animais são vistos como misteriosos e bastante inteligentes, o que aumenta a crença mística.

A verdade, segundo a espiritualista Juliana Viveiros, da iQuilíbrio, é que os gatos são como esponjas energéticas para qualquer tipo de energia negativa. "São capazes de promover proteção espiritual e limpeza energética profunda", afirma.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Apesar de a cor preta da pelagem dos gatos ser a que mais rende controvérsias, as diferentes tonalidades dos bichanos também têm significados espirituais.

De acordo com a especialista Juliana, cada uma delas representa "poderes" específicos, descritos a seguir.

Gato preto

Carregado de significados e histórias, o gatinho preto tem ótimos atributos. Sua cor significa proteção, força, coragem, espiritualidade e, claro, magia. Porém, isso não quer dizer que aquela ligação às coisas ruins seja verdade. Bem ao contrário, seu poder é justamente o de limpar toda e qualquer negatividade do local em que vive.

Gato branco

Já a pelagem branca indica um poder total de cura. Assim, felinos desta cor servem como uma bateria energética, forte e renovadora para quem estiver por perto deles. Essa convivência, certamente, traz muitos benefícios aos tutores.

Gato cinza

Essa coloração neutra é sinônimo de equilíbrio. Por isso, os bichanos cinzas simbolizam também estabilidade e muita paz. Conviver com esses animais contribui para equilibrar as energias.

Gato laranja

São vários os "poderes" de um gatinho com pêlos alaranjados: força, intuição, coragem, prosperidade e compreensão, atributos que se estendem às pessoas que convivem com ele.

Gato siamês

Além de atrair sabedoria e sucesso, esse felino de cores inconfundíveis (branco, creme, chocolate e/ou preto) desperta um lado mais leve da vida. Assim, tê-lo por perto é encarar o cotidiano com leveza, de um jeito bastante sábio, atraindo boas energias para perto.

Gato rajado

Com forte poder espiritual, o gato rajado - que pode combinar diferentes cores, como cinza, preto, branco e chocolate - tem a capacidade de trazer proteção ao seu entorno. Além disso, tem ainda como função desenvolver a espiritualidade de quem está próximo a ele.

Gato com mais de uma cor

Se uma cor já carrega tantos significados, imagine duas ou mais? Para chegar a essa interpretação, é simples: procure as simbologias separadamente, ou seja, atribuída a cada cor e combine o resultado. Por exemplo, se o seu gatinho é preto e branco, considere o significado de ambas as cores.

"Mas isso não quer dizer que gatos bicolores ou tricolores são mais especiais ou fortes do que aqueles que só têm uma cor ou vice-versa. A diferença está nos simbolismos das cores existentes na pelagem", ressalta Juliana.

Qual cor de pet escolher?

A dica principal da espiritualista é não se apegar à cor da pelagem do gato na hora de adotá-lo ou comprá-lo. "Digo isso porque, antes mesmo de você saber que seu gato viria, ele já sabia da sua existência e também que estaria em sua vida", afirma.

Outro detalhe: tanto faz se o bichano for macho ou fêmea. Sendo gato ou gata, isso não muda o perfil mágico do animal. Isso porque, de acordo com Juliana, o poder energético independe do sexo.

"O que muda são somente as características físicas ou tendências para determinada personalidade - por exemplo, o macho ser mais manhoso ou a fêmea, mais agitada", explica.

Desse modo, as características místicas atribuídas às cores não sofrem alteração. Ou seja, um gato branco tem a mesma capacidade de absorção energética e limpeza espiritual que uma gata branca.