Topo

Cores para cada mês: saiba o tom com mais energia no seu aniversário

Amarelo é uma das cores de setembro - Aja Koska/Getty Images
Amarelo é uma das cores de setembro Imagem: Aja Koska/Getty Images

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, de São Paulo

28/08/2022 04h00

Apesar de o calendário gregoriano que adotamos ter passado por algumas adaptações ao longo dos milênios, os nomes atribuídos aos meses mudaram pouca coisa, desde que surgiram na Roma antiga. Àquela época, foram definidos a partir de homenagens a deuses mitológicos ou referências a festivais.

Criou-se, a partir de então, tradição e influência que alcançam todo o inconsciente coletivo, determinando tendências e fortalecendo energias que podem ser exploradas.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

"Uma das formas de tirar proveito disso é utilizar a força energética das cores, usadas desde a antiguidade e que sintonizam com esses deuses e festivais. Com elas, potencializamos ações e ajustamos barreiras em nossas vidas", argumenta o terapeuta holístico Marcello Pereira.

Tal vivência é possível porque existe uma associação entre os meses e as cores, em que cada período corresponde a um tom específico, mais forte e potente durante aquele intervalo de tempo.

Segundo o especialista, para explorar essa energia cromática, basta adotar as tonalidades no corpo e no visual, na decoração ou, ainda, imaginando-a ao redor de si, principalmente em eventos importantes de cada mês.

A seguir, com ajuda do terapeuta holístico, revelamos quais cores são atribuídas a cada mês.

Janeiro: branco

O nome do primeiro mês é uma homenagem ao deus romano Janus (ou Jano), o deus da mudança - tanto dos começos, quanto dos finais. Protetor das entradas e saídas, janeiro abr o calendário tendo a cor branca como forte aliado. Essa tonalidade revela pureza, sinceridade e verdade, além de repelir energias negativas e elevar as vibrações espirituais.

Fevereiro: roxo, lilás e violeta

O segundo mês homenageia o deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expurgar as faltas cometidas durante todo o ano em seu festival, Februália.

Ligado à transmutação, a cor potencial desse mês é o roxo, mas também vibra em tons de lilás e violeta. "Todas transmitem a sensação de prosperidade, nobreza e respeito, e traduzem o pensamento reflexivo e místico, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental", diz Marcello.

Março: verde e branco

Está intimamente ligado ao deus da guerra, Marte (Ares na mitologia grega). Nos tempos antigos, março era o período em que escudos sagrados eram fixados pelos sacerdotes em volta da cidade, homenageando a divindade, dona de uma energia de vigor e ação.

As cores que vibram em intenção de equilíbrio para março são o verde e o branco. O verde, em especial, cura as feridas emocionais que circulam nesse período e traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. É indicado para todos os ambientes, mas sempre com moderação.

Abril: verde-claro, azul-claro e marrom

É um mês oferecido à beleza, logo, homenageia Afrodite, a deusa do amor e das flores. No hemisfério norte, é primavera, período do desabrochar do feminino. Por isso, o verde-claro, o azul-claro e o marrom são ótimos para promover a sensualidade, o equilíbrio, o contentamento e a proteção da deusa.

O azul-claro ameniza os sentimentos, melhora a higiene e fortifica o entendimento. Já o marrom, quando usado em acessórios ou objetos de decoração, traz para o ambiente maturidade, consciência, responsabilidade, disciplina e uniformidade.

Maio: rosa

O fato de promover uma energia materna, feminina e companheira muito poderosa não é à toa. O nome do mês é uma homenagem a Maia, deusa que toca os corações das pessoas para o crescimento e a sutileza. Assim, vestir rosa nesse período é bastante promissor para sintonizar com essa energia ancestral.

"É a cor da beleza, do romantismo e do amor eterno e carinhoso, se relacionando com o símbolo do coração, que expressa empatia, companheirismo, delicadeza e afeição", lembra Marcello Pereira.

Junho: vermelho

Veio para homenagear a deusa Juno, protetora das mulheres e da maternidade. Ela auxilia na harmonia dos casamentos e no momento do parto. Inconscientemente, a energia do mês solicita que as pessoas usem o vermelho, cor mais quente, ativa e estimulante, que fortalece o corpo e dá mais energia física.

O tom também fortalece o impulso sexual, a força de vontade, a conquista, a liderança e o senso de autoestima. Além do mais, aquece os corações e eleva os humanos ao próximo passo, graças à energia de estímulo para o próximo semestre.

Julho: amarelo

Trata-se de um mês rebatizado por Júlio César, como uma auto-homenagem. Sua energia expande a alegria e usar amarelo potencializa a vontade de vencer. A tonalidade transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade, além de carregar grande energia de criatividade e autoestima.

Agosto: dourado e verde-escuro

Também rebatizado, mas para homenagear César Augusto, agosto tem a a energia do dourado e do verde-escuro, que devem prevalecem principalmente na decoração.

"O dourado é uma cor composta pela junção do amarelo, do magenta e do preto e, por esse motivo, eleva a capacidade de persuasão sobre os outros, desperta a sabedoria e a inteligência. Ainda remeter à fartura, à opulência e à prosperidade", lista o terapeuta holístico.

Setembro: marrom, amarelo e tons terrosos

A lua cheia da colheita vibra o marrom, o castanho, o amarelo e as cores terrosas no geral. Com a entrada do signo de Virgem, esse mês solicita organização e tais cores enviam estímulos claros de precisão e detalhismo.

Outubro: rosa-escuro

Marca, mais uma vez, a intervenção de Afrodite, a deusa do amor e das flores, em todo planeta. O mês inclui a cor rosa-escuro na aura planetária, trazendo o ato de revigorar através do recolhimento pessoal.

"É um mês para refletir no hemisfério norte e sorrir no hemisfério sul. Essa cor pode equilibrar as emoções e trazer o sentimento fraternal à tona", diz Marcello.

Novembro: azul e prata

Marca a entrada da 'Lua do Sacrifício', já que, no hemisfério norte, o frio começa a chegar e os armazenamentos devem ser iniciados. O azul e o prata são cores que podem ajudar a todos nesse período.

O azul é a cor do espírito e do pensamento, que simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza, o ideal e o sonho. Já o prata atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor, além de ser associado ao luar, transmitindo estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando adotado ao lado do preto.

Dezembro: preto e vermelho

O mês tem o preto e o vermelho como cores de equilíbrio, pois ambas mostram como as pessoas melhorar através da experiência de ter percorrido o calendário.

"O preto é a cor do poder, da sobriedade e da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância, que nos remete ao íntimo, ao inexplorado e à segurança de ser quem somos. Já o vermelho age como um motor de ação. Nesse mês, essa cor promove a segurança pessoal e a luta pela sobrevivência, tanto afetiva, quanto profissional", cita o especialista.