Topo

Ranking de quem cobiça: veja quais mais estão de olho em conquistas alheias

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, de São Paulo

15/08/2022 04h00

Cobiçar as conquistas dos outros não é lá uma atitude tão bonita, convenhamos. Porém, alguns sentimentos - ainda que não sejam legais - são comuns ao ser humano, sobretudo quando o assunto são bens materiais e o desejo natural de conquistá-los. Portanto, pode ser que, pelo menos uma vez na vida, você venha a sentir isso.

Mas tem gente que age com cobiça mais vezes do que deveria, tornando-se essa atitude quase um hábito. É daí que surge o famoso ditado "a grama do vizinho é sempre mais verde". Ou seja, por mais que a pessoa tenha suas conquistas, acaba sempre pensando que a do outro é melhor e, assim, desejando-a.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

"Com os signos, não é diferente: alguns têm mais interesse nas conquistas materiais, outros nas amorosas, financeiras, profissionais? Por isso, mesmo de longe, acompanham a vida dos que se relacionam, podendo ter até mais interesse nas conquistas alheias do que nas próprias", comenta a astróloga Paula Bueno Brandão.

Ainda segundo ela, alguns fatores do mapa astral podem indicar se a pessoa é mais ou menos propensa a cobiçar, como o ascendente, a Lua e, também, o signo solar. Vale lembrar que isso não é uma regra. A evolução de cada indivíduo pode interferir (e muito!) nesse hábito. Ainda assim, não custa dar uma olhadinha e descobrir quem são os mais ambiciosos (pra não dizer invejosos) do zodíaco. Veja a seguir:

Ranking de quem cobiça

1º lugar: Virgem

O elemento Terra costuma ser mais ligado ao mundo material e, dentro do trio de signos associados a ele, Virgem é o que mais se incomoda com as conquistas alheias. Afinal, o virginiano é bastante observador e está sempre se interessando por detalhes da vida dos outros, além de querer controlar tudo o que acontece.

2º lugar: Capricórnio


Também pertencente ao elemento Terra, o signo ganha medalha de prata no ranking da cobiça. Por ser muito ambicioso e determinado, o capricorniano se esforça bastante para atingir seus objetivos, mas também vive acompanhando o que as outras pessoas estão alcançando.

3º lugar: Touro

O terceiro signo ligado à Terra ocupa a terceira posição do pódio. Além do elemento, Touro também é regido por Vênus, o que acentua seu gosto pelo belo, confortável e luxuoso. Assim, quando o taurino percebe que outras pessoas estão desfrutando disso, logo sente aquela pontinha de tristeza por não estar nessa mesma posição, cobiçando-a.

4º lugar: Leão

Vaidoso como ninguém, o leonino gosta de ser o centro das atenções em qualquer circunstância. Por isso, quando vê alguém brilhando também, se incomoda bastante. Isso faz com que Leão se sinta ofuscado pelo sucesso ou conquista da outra pessoa.

5º lugar: Gêmeos

Regido por Mercúrio, o planeta dos negócios e das transações comerciais, o geminiano vai ficar mais do que incomodado quando constatar que outra pessoa fechou um acordo melhor e mais vantajoso do que o seu, por exemplo. Assim, ao vir alguém lucrando mais, o sentimento de cobiça virá à tona.

6º lugar: Câncer

No caso do canceriano, a cobiça é afetiva ou romântica. Embora seja amoroso e protetor, esse nativo é muito carente e tende a cobrar atenção e carinho dos outros. Assim, o signo se incomoda ao não receber essa troca de afetos e dá aquela cobiçada ao se deparar com alguém recebendo amor.

7º lugar: Peixes

Esse signo tem um lado admirável, que envolve sensibilidade e amor. Porém, a insegurança pode impactar esses sentimentos, fazendo com que o pisciano acabe invejando e, principalmente, cobiçando a força e a resiliência que algumas pessoas têm. Isso é ótimo para persistir diante das dificuldades, porém, no caso dele, o faz desistir frente aos obstáculos.

8º lugar: Áries

A regência por Marte, o planeta da guerra e da ação, faz com que o ariano busque naturalmente aquilo que deseja. Mas como a paciência não é um atributo desse signo, ele acaba não sabendo esperar tais conquistas, sobretudo pela pressa e ansiedade. Desse modo, torna-se agressivo ao não conseguir concretizar o que queria e notar que os outros cumpriram o necessário.

9º lugar: Sagitário

Numa das últimas posições do ranking está Sagitário, signo aventureiro e otimista, mas que tende a focar muito quando deseja algo. Por essa razão, acaba ficando mais competitivo do que deveria e seu ponto fraco é ativado: ele odeia perder! Se isso acontecer, vai cobiçar a vitória alheia por pura competitividade.

10º lugar: Escorpião

Chegando aos últimos três lugares da lista surge o escorpiano. Profundo e intenso, ele não mede esforços para realizar suas metas e conta com um foco enorme para chegar lá. Entretanto, quando percebe que houve uma disputa desleal ou traição nessa caminhada, transforma-se em um oponente implacável e ambiciona aquele ganho "injusto".

11º lugar: Aquário

O aquariano é humanitário e tem foco total no coletivo, ou seja, costuma deixar de lado suas metas e se envolver em causas maiores. É por isso que ele dificilmente se incomoda com as conquistas alheias. Enquanto isso acontece, o signo prefere lutar pela humanidade.

12º lugar: Libra

E o signo menos cobiçador do zodíaco é Libra. Representado pelo símbolo da balança, tem a busca por equilíbrio como sua maior meta. Além disso, é muito diplomático e faz de tudo para evitar conflitos, inclusive abrir mão de seus objetivos. Ele jamais fica preocupado ou irritado ao notar as conquistas alheias. Para o libriano, o importante é viver em harmonia.