Topo

Preso em casa? Veja 11 games em equipe pra reunir os amigos

Rainbow Six Siege é um dos jogos multiplayer mais famosos quando o assunto é jogar com a galera - Divulgação/Ubisoft
Rainbow Six Siege é um dos jogos multiplayer mais famosos quando o assunto é jogar com a galera Imagem: Divulgação/Ubisoft

Thaime Lopes

Colaboração para o START

18/03/2020 14h00

Estamos vivendo um momento atípico da história, com apelos para ficarmos em casa e ajudarmos a conter a pandemia do novo coronavírus que se espalha pelo mundo. Apesar de parecer uma história vinda diretamente de algum videogame com temática apocalíptica, não é.

Sabemos que praticar o distanciamento social pode ser difícil, mas isso não significa que não seja possível juntar os amigos e se divertir. Por isso trazemos esta lista com 11 jogos que ficam muito melhor quando se tem um esquadrão para dividir as tarefas, missões ou simplesmente cair na treta todo mundo junto.

São jogos democráticos, em que todo mundo cumpre papéis essenciais para completar a história e que vão ajudar você e sua galera a se distrair e ainda descobrir estilos de games que não conheciam. Se liga só:

Destiny 2

Ficção científica, mundo "mais ou menos" aberto e jogo de tiro tudo misturado em uma coisa só. Esse é o Destiny 2, lançado em 2017 como uma continuação do primeiro game da franquia. Nele é possível jogar em modo PvP ou PvE, sendo que nesse último há as opções de strike ou raid. Strike são atividades realizadas em três jogadores, com uma série de objetivos que levam a um inimigo final. Já as raids são com seis players, ideais para quem possui um squad maior e quer incluir todo mundo no jogo. No PvP ainda há diversos outros modos, como o Countdown, similar à desativação de bombas encontrada em outros jogos como CS e R6.

Call of Duty: Warzone

O anúncio do reboot de Modern Warfare, da franquia Call of Duty, foi recebido com muita empolgação pelos fãs, principalmente pelo lançamento do Battle Royale Warzone. Fugindo da regra de outros jogos do gênero, o CoD junta 150 pessoas em um mapa, com equipes de três jogadores, além de um recém-lançado modo de jogo individual. Além disso, lá tudo depende de grana: você ganha, gasta com equipamentos, completa contratos para ganhar mais e por aí vai.

Outra ferramenta interessante é a possibilidade de ser revivido após uma eliminação em uma área chamada "Gulag", em que você entra em combate com outro player que também morreu e, quem ganhar, volta para a partida. O jogo ainda conta com o modo "Plunder", uma busca entre equipes por um milhão de dindins.

The Division 2

Um mundo pós-apocalíptico parece familiar, né? Em The Division 2, a história acontece em Washington D.C. após uma pandemia de coronavírus varíola. O jogo pode ser cumprido sozinho ou em modo cooperativo, mas claro que fica muito mais legal quando se tem alguém para dividir a experiência. Na nova DLC paga, a Warlords of New York, tudo acontece na icônica cidade americana, com gráficos realísticos e pontos turísticos famosos dando as caras no jogo.

Sea of Thieves

Em um universo de piratas, é fácil pensar que a jornada solo combina mais com o tema. Mas não em Sea of Thieves, no qual o mundo compartilhado faz com que você encontre a galera toda hora. Diversas ações como consertar o navio, levantar âncora e içar velas são muito mais toleráveis se você conta com uma equipe para te ajudar. O jogo também possui combates, jornadas com recompensas e baús com tesouros, sempre dentro da temática pirata. É um jogo um pouco monótono para ser jogado sozinho, então fechar um squad ajuda a tornar o game mais dinâmico.

State of Decay 2

Esse é para quem gosta de zumbi. Em SoD2, a história continua a partir do que foi contado na primeira versão do jogo. O mundo é pós-apocalíptico e é necessário criar uma comunidade do zero, gerenciar os recursos e eliminar os zumbis para sobreviver. É possível jogar com até outros três jogadores, o que torna a ideia de combater os mortos-vivos muito menos dramática.

Essa semana ainda foi lançada a Juggernaut Edition, a maior atualização do jogo desde seu lançamento em 2018. A nova edição possui gráficos melhorados, mapa novo, pacote de ferramentas extras, entre outras melhorias.

Gears 5

O mais novo jogo da franquia Gears chegou ao Xbox One em julho do ano passado, com uma história que é continuação direta do que foi visto no Gears 4. É um game em terceira pessoa que sempre dá ruim: você encontra inimigos o tempo inteiro, dando uma pausa apenas para respirar durante as cutscenes.

Um dos modos mais insanos de Gears 5 é o Horda, uma batalha cooperativa em que é necessário vencer 50 ondas de adversários. É uma boa pedida para a galera se juntar, conversar muito e criar estratégias para vencerem —cada um desempenhará um papel importante durante a batalha.

Red Dead Redemption 2 Online

Red Dead Redemption 2 Online é uma boa pedida para quem precisa esfriar a cabeça. São cenários utópicos, com montanhas, neve, animais correndo livres e... muita treta. Na versão online do jogo, as sessões ficam lotadas de jogadores procurando arrumar confusão uns com os outros. Além disso, há muitas missões a serem feitas, desde caça até entregas de mercadoria e reabastecimento do acampamento.

Por ter um mapa imenso e alguns objetivos difíceis de serem feitos sozinhos, o jogo fica muito mais dinâmico quando se joga com amigos para dar aquela ajudinha e trocar uma ideia durante as longas cavalgadas.

Free Fire

Impossível falar de jogos multiplayer sem falar de um dos principais fenômenos do Battle Royale. Em Free Fire há um grande incentivo para jogar em equipe, com recompensas para os jogadores que fazem parte de guildas. Quanto mais um clã joga junto, mais rápido ele sobe de nível e desbloqueia itens como ouro, XP e tokens de guilda para utilizar na loja. Às quintas tem torneios entre as equipes.

Também acontecem eventos que incentivam os esquadrões, como o atual "Jogue o Contra Squad", que dá recompensas para quem jogar no modo de equipes. Outras opções, como o Esquadrão Antibombas, estão disponíveis para agradar todos os estilos de jogadores.

Apex Legends

Já faz um ano que o Apex foi lançado totalmente de graça, batendo a incrível marca de 2,5 milhões de jogadores no primeiro dia. De lá para cá, o Battle Royale recebeu muitas mudanças ao mesmo tempo que conseguiu manter algumas das ferramentas que mais conquistaram a galera. Os personagens chamam a atenção por suas personalidades que ficam evidentes até durante a batalha, enquanto o passe de batalha incentiva os jogadores a cumprirem missões para receberem recompensas exclusivas. Assim como outros jogos do gênero, fechar um squad e cair na treta é muito mais garantia de vitória do que jogar sozinho, então chama a galera para o Apex e aproveite.

Rainbow Six Siege

O jogo FPS da Ubisoft faz sucesso entre a comunidade dos gamers, mesmo após quase cinco anos de seu lançamento. A premissa é simples: duas equipes de cinco jogadores cada, uma defendendo o objetivo e a outra atacando. Os players podem escolher entre uma variedade enorme de personagens, cada um com habilidades exclusivas e que ajudam o time na hora do confronto. Também há 20 mapas, que são selecionados aleatoriamente pelo próprio jogo no início da partida.

Aqui, é necessário muita comunicação e estratégia para vencer. Semana passada o R6 recebeu a nova temporada gratuita, Void Edge. Com ela, dois novos operadores foram adicionados e um dos mapas foi reformulado.

Overcooked

Que tal uma opção de jogo mais light? O Overcooked tem temática culinária, mas apesar de parecer tranquilo, é um grande caos. A equipe que estiver junta deve coordenar muito bem as funções dentro da cozinha para que os pratos sejam feitos de forma rápida e correta. A cada nível os objetivos vão ficando mais difíceis, então é necessário que haja muita organização dentro do time para que consigam passar para a próxima fase. O jogo tem imagens bem bonitinhas e é bem fácil de jogar, sendo uma boa para todas as idades.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol