Topo

Minerador de dados acha arquivos para novos jogos de CS, Portal e Half-Life

Arquivos contêm referências a Counter-Strike Global Offensive no novo motor gráfico Source 2 - Divulgação/Valve
Arquivos contêm referências a Counter-Strike Global Offensive no novo motor gráfico Source 2 Imagem: Divulgação/Valve

De START, em São Paulo

09/03/2022 15h10

Uma mineração de dados realizada no jogo Aperture Desk Job, recém-lançado para Steam Deck, encontrou arquivos com referências a quatro jogos ainda não anunciados pela Valve, a mesma criadora do console.

Os jogos são um novo port para Counter-Strike: Global Offensive com o motor gráfico Source 2; a recriação de um jogo da franquia Portal que havia sido cancelado; uma continuação para Half-Life: Alyx; e um titulo chamado Citadel, que pode ser um novo FPS.

Não se sabe, porém, se isso são planos para futuros lançamentos ou apenas projetos descartados pela publicadora. É comum que a Valve crie protótipos para testar novas ideias ou funcionalidades, sem necessariamente finalizá-los como jogos.

A mineração rendeu mais de 70 páginas de dados, segundo o jornalista Tyler McVicker, especializado em jogos da Valve.

Citadel, em particular, é apontado por McVicker como uma ideia promissora, com bastante material nos arquivos encontrados. Seria uma espécie de mistura de tiro em primeira pessoa com jogo de estratégia em tempo real, em que o jogador comanda esquadrões de bots com inteligência artificial.

Esses bots contam com recursos de humor e memória, que afetam sua movimentação pelo campo de batalha. Também podem ser equipados com armas, suprimentos e habilidades passivas.

O jogador pode organizar seu avanço à distância, com uma vista do alto que mostra uma grande parte do campo de batalha, ou pode participar ativamente do conflito, numa perspectiva em primeira pessoa.

Sobre os outros três jogos, há bem menos informações. O projeto de Portal era uma continuação conhecida como Aperture Camera. Já a nova versão de CS:GO apenas explora as possibilidades do motor gráfico Source 2, que é mais avançado.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol