Topo

OPINIÃO

Sea of Thieves: Dicas e novidades para quem está voltando a jogar

Sea of Thieves - Divulgação
Sea of Thieves
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

20/01/2020 04h00

"Sea of Thieves" (PC, Xbox One) teve um lançamento conturbado em 2018, muito criticado pela falta de conteúdo e repetição das missões. No entanto, a Rare foi acrescentando novas expansões com o tempo e, tal qual "No Man's Sky", acabou deixando o jogo muito mais interessante e divertido para novatos e veteranos.

Se você está começando agora em pleno 2020, confira antes o nosso guia básico, que ensina tudo que você precisa saber sobre os equipamentos, como navegar e fazer missões. Se você está voltando agora e quer saber quais as novidades, junte sua tripulação e navegue neste guia!

1 - Encontre um Barco a Remo

Sea of Thieves Barco - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma das novidades que mudaram bastante a dinâmica de Sea of Thieves depois do lançamento foi o Barco a Remo. Com controles complicados de dominar e uma navegação bem menos eficiente que a de um navio convencional, ele pode até parecer inútil à primeira vista, mas é importantíssimo pegar um deles assim que encontrar.

Isso porque é possível prendê-lo atrás do seu barco (para isso, remeta até próximo do barco e pressione o botão indicado) e depois estocar tesouros nele. Em caso de um desastre e o navio afundar ou sua tripulação morrer, é possível salvar os tesouros ou voltar e encontrar o barco a remo flutuando com suas horas de trabalho árduo pelo mar dos ladrões. Só tente ficar atento para a posição exata do naufrágio, ou vai perder o barquinho e deixar tudo para quem estiver passando por perto.

2 - Aprenda a formar uma aliança

Sea of Thieves Caixa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Formar alianças é um meio eficiente de cobrir mais terreno. Em Sea of Thieves é necessário fazer varias missões e viagens para ganhar ouro, e algumas exigem lutas difíceis contra dezenas de esqueletos em fortes protegidos. Para facilitar a jornada, nada melhor que juntar com outros navios e depois dividir os espólios.

Para conseguir fazer uma aliança, é preciso hastear uma bandeira específica. Para isso, suba o mastro principal do seu navio e procure por uma caixa atrás do pilar de madeira. Na segunda aba de bandeiras você vai encontrar a de Oferecer Aliança: aí basta encontrar outro navio e oferecer a sociedade.

3 - Procure as missões lendárias

Sea of Thieves Pendragon - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora existem diversas missões lendárias em Sea of Thieves. Funciona assim: você embarca em uma série de quests menores para descobrir algo fantástico, tesouros preciosos e enfrentar inimigos mortais. Em uma ilha você pode acabar encontrando o falecido Sir Arthur Pendragon, capitão do Blackwyche, que vai te enviar em uma jornada épica em busca de uma pessoa misteriosa. No total serão nove quests para solucionar o mistério e receber uma farta recompensa.

Há outras como essa espalhadas pelo jogo, portanto fique atento aos sinais e embarque com amigos para facilitar os desafios.

4 - Fique de olho nos inimigos perigosos

Além dos inimigos que você encontra nas ilhas e jornadas, existem chefes especiais que chegaram nas diversas expansões do jogo. O encontro com eles pode acontecer a qualquer momento pelo mar, e estar preparado para enfrentá-los é essencial.

Kraken

Sea of Thieves Kraken - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Kraken já existe desde os primórdios do jogo e foi o primeiro chefe que você poderia encontrar em mar aberto. Você vai saber que ele está próximo quando a água escurecer e os tentáculos começarem a sair da água.

O modus operandi aqui é bem simples. Enquanto alguém vai controlando o barco para não receber muitas pancadas, outro jogador deve focar nos tentáculos com tiros de canhão. Basta derrotar todos os tentáculos para vencer. Lembre-se de verificar os estragos no casco, consertá-los a tempo e retirar a água do barco.

Megalodon

Sea of Thieves Megalodon - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Megalodon é um tubarão gigante que pode causar muito estrago. Como ele fica quase todo imerso debaixo d'água, é difícil vê-lo e muitas vezes o combate vai iniciar sem que você tenha notado.

Bolas de canhão são a arma a ser usada, tentando fazer estrago quando ele colocar a boca para fora d'água. Uma dica importante é se esconder na cabine quando ele investir contra o barco, garantindo assim menos dano ao seu personagem.

Conserte os estragos e continue atirando para vencer esse monstro. Depois da batalha, não se esqueça de pular na água para admirar o tamanho da criatura —é uma visão impressionante.

Navio Fantasma

Sea of Thieves Navio Fantasma - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O último convidado nefasto a chegar em Sea of Thieves, através da expansão Cursed Sails, foi o Navio Fantasma. De repente, um ou vários deles podem aparecer e a batalha vai ser bem difícil. Os navios fantasmas são versões mais poderosas dos galeões, com oito canhões, um capitão e uma tripulação disposta a acabar com o seu navio.

Não bastasse tudo isso, eles usam bolas de canhão amaldiçoadas que causam diversos efeitos negativos no seu navio e comandados. Já os esqueletos da tripulação inimiga conseguem tampar os buracos deles em tempo muito rápido. Como vencê-los então?

Bem, o segredo é dividir para conquistar. Enquanto parte do seu time dispara canhões e se movimenta, cabe a um dos jogadores invadir o navio deles a nado. O objetivo é proteger os buracos causados pelos amigos e eliminar os esqueletos que controlam os canhões. Mande o mais habilidoso em combate para essa missão nada ingrata e lute até que o último navio deles seja derrotado.

5 - É possível pescar e cozinhar

Sea of Thieves pescar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das grandes manias dos piratas de Sea of Thieves é a pescaria. Desde a introdução do sistema no jogo, é comum ver jogadores tentando pescar em tudo que é lugar, sempre em busca de peixes raros.

Para pescar é bem simples, basta equipar a sua vara de pescar e depois adicionar uma isca. Utilize o menu de equipamentos para equipar a vara e depois abra ele novamente para selecionar a isca. Agora basta utilizar no local desejado.

Todo lugar que contenha água, da área inicial do jogo até o mar aberto, é um local propício para pescar. Solte a linha com o seu analógico e espere o peixe morder. Assim que o duelo começar, canse o peixe puxando a linha para a direção oposta do movimento dele. Quando ele se cansar, puxe a linha com o seu gatilho direito. Cuidado para não arrebentar a linha quando ele começar a se movimentar novamente.

Existem três iscas diferentes e dez tipos de peixes para encontrar pelo mapa. Alguns peixes só serão pegos com iscas específicas. Após conseguir um deles, você pode vender o exemplar para os mercadores em troca de dinheiro e itens ou cozinhá-lo no seu barco.

O processo de cozinhar é bem simples, equipe o peixe nas mãos e coloque-o em uma frigideira. Espere o peixe dourar e retire antes que ele queime. Existe uma frigideira no seu barco e várias em ilhas espalhadas pelo mundo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL