Virada Cultural atraiu 4,5 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura de SP

A Virada Cultural da Solidariedade contou com 12 palcos, ao longo de seus dois dias de programação em São Paulo, no sábado e domingo (18 e 19).

Em balanço divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal da Cultura afirma que 4,5 milhões de pessoas, em público rotativo, compareceram às apresentações e que há uma expectativa de impacto de R$ 100 milhões na economia da cidade —após gasto de R$ 60 milhões para fazê-la acontecer (30% a mais que o ano passado).

A reportagem de Splash esteve nas ruas no fim de semana e presenciou desde o show esvaziado de Roberta Miranda na abertura da Arena Capela do Socorro, na zona sul da cidade, com menos de 400 pessoas, assim como a performance de Djonga, no Centro, mas também milhares de pessoas abarrotadas para ver Pabllo Vittar, Matuê e Leonardo em palcos espalhados pela capital.

Na Virada Cultural mais cara da década, ambulantes da zona sul reclamaram para a reportagem de Splash na noite de sábado da pouca participação do público. "Se tirei R$ 200, foi muito", disse uma das profissionais.

Outro aspecto que anda causando comoção em quem debate a Virada Cultural é a descentralização das atrações. Desde 2016, o evento passou a ocorrer, além do centro, em palcos montados em bairros distantes da região central. O público oscilou de lá pra cá —entre 2017 e 2024, variou de 1,6 milhão e 5 milhões de pessoas, conforme os boletins oficiais.

Um dos motivos de crítica nos bairros este ano foi a pouca divulgação. Na visão de entrevistados por Splash, o fato de se espalhar os shows pode ter contribuído para a pouca presença de pessoas nos bairros —que pouco sabiam da programação. Um dos comerciantes consultados pela reportagem, na zona sul, inclusive, afirma ser morador do bairro Santo Amaro e ter descoberto sobre a Virada Cultural somente pelo edital de chamamento para comércio nos shows.

Em nota enviada a Splash, no sábado, a Prefeitura diz que fez o possível. "O Município tem feito ampla divulgação do evento, já tradicional na cidade, com publicações nos seus canais oficiais (sites e redes sociais), apoio dos artistas que gravaram vídeos divulgando suas apresentações e convidando a população, anúncios nos relógios digitais, abrigos de ônibus, TV do metrô e spots em rádios, além da divulgação espontânea pelos diversos veículos de imprensa, inclusive o portal UOL", diz o texto.

A edição de UOL recebeu a primeira lista de atrações da Virada no dia 6/5, 11 dias antes do evento. Algumas atrações foram anunciadas depois disso. Para planejamento de divulgação, o prazo é bem apertado.

Público da Virada Cultural em suas últimas edições, segundo dados da Prefeitura

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  • 2024 - 4,5 milhões
  • 2023 - 4 milhões
  • 2022 - 3,1 milhões
  • 2021 e 2020 - pandemia
  • 2019 - 5 milhões
  • 2018 - 3,6 milhões
  • 2017 - 1,6 milhão

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