PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Fefito

Globo confirma nova identidade visual para unificar as empresas do grupo

Nova logomarca do grupo Globo - Reprodução
Nova logomarca do grupo Globo Imagem: Reprodução
Fefito

Fernando Oliveira, conhecido como Fefito, é formado em jornalismo e pós-graduado em direção editorial. Teve passagens pela IstoÉ Gente, Diário de S. Paulo, iG, R7. Atuou como apresentador do Estação Plural, da TV Brasil, Mulheres, da TV Gazeta, e Morning Show, da Jovem Pan.

Colunista do UOL

19/10/2020 01h19

Resumo da notícia

  • Emissora deu início à remodelação de sua marca para marcar unificação de empresas
  • Processo lembra o feito pelo SBT, em 2014, com múltiplas possibilidades de logomarca
  • No ano que vem, canais do grupo Globo devem passar pela mesma mudança

Quem viu o material de divulgação do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, há algumas semanas, percebeu que a logomarca da Globo estava um pouco diferente. Discretamente, a emissora deu início a um processo de mudança de sua identidade visual para consolidar o projeto "Uma Só Globo", que colocará todas as empresas do grupo sob a mesma gestão.

Os ajustes não se resumem apenas à emissora. O redesenho ocorreu para marcar o fato de que o grupo Globo - que passará a ser chamado apenas de Globo - usará uma marca parecida com a da TV. O ícone seguirá sendo o já conhecido, mas com diferentes possibilidades de cores, únicas ou misturadas. Há ainda a possibilidade de ser usado em 2D ou 3D.

O modelo foge ao criado por Hans Donner, designer responsável pela criação do "plim plim". Agora, até mesmo uma nova fonte foi desenvolvida para as letras que formam o nome da empresa.

Procurada, a Globo confirma a mudança: "A marca que tem sido apresentada como 'a' identidade visual da Globo é apenas uma das execuções que vão simbolizar a empresa que nasce da união das empresas Globo de TV aberta, TV por assinatura e plataformas digitais, além do Globoplay e da Som Livre. Ela faz parte de um projeto de arquitetura de marca que harmoniza de forma integrada as marcas dos nossos produtos construindo uma só Globo, com toda sua essência, e simbolizando uma companhia ainda mais inovadora, leve e próxima das pessoas. Vale destacar, ainda, que este símbolo não tem uma única textura nem um formato exclusivo em 2D, sendo possível ser utilizada sua versão com acabamento 3D. O importante é que seu uso sempre estará adequado ao papel que desejamos na arquitetura de marca da empresa".

sbt - Reprodução - Reprodução
Logo do SBT
Imagem: Reprodução

O curioso é que, em 2014, o SBT passou por um processo semelhante de remodelação de sua logomarca até chegar na atual - uma sobreposição de cores em 2D - e criou ícones em uma tendência muito parecida com a Globo. Até hoje, os ícones "chapados" e com cores únicas vêm sendo usados em campanhas do canal comandado por Silvio Santos, como a recente publicidade em favor do distanciamento social.

A coluna apurou que, no ano que vem, depois de firmar a nova identidade visual, a Globo passará a trabalhar também as logomarcas de seus canais. O GloboPlay, por exemplo, já passou pelo processo. O plano é consolidar toda a mudança ainda no primeiro semestre.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL