Topo

Gottino defende Sônia Abrão sobre caso Eloá: 'Sacanagem o que fizeram'

Colaboração para Splash

29/06/2023 15h49

O jornalista e apresentador Reinaldo Gottino, 45, recordou em entrevista ao programa De Lado com Fefito um dos casos mais polêmicos da mídia nacional nas últimas décadas: o sequestro e assassinato da adolescente Eloá Pimentel, 15, pelo próprio namorado, Lindemberg Fernandes, 22.

Gottino criticou a culpabilização da apresentadora Sônia Abrão pelo desfecho do crime. "Não conversamos [sobre isso], mas acho uma sacanagem o que fizeram com ela nesses últimos tempos, colocando-a como se fosse a responsável pelo desfecho desse caso", reclamou.

À época, a apresentadora do programa 'A Tarde é Sua', da RedeTV!, conversou com Lindemberg ao vivo durante o cárcere privado de Eloá. O sequestro terminou no assassinato da adolescente.

Ele acredita que a polícia cometeu erros crassos na condução do caso. "O Lindemberg ficou na linha de tiro deles várias vezes, [mas] não atiraram. Ele tinha duas reféns, soltou uma e depois ela voltou. A polícia permitiu que a refém voltasse [ao cativeiro]! Então, quem erra aí não é a imprensa! A polícia fez uma operação desastrosa!"

Outras questões externas também teriam sido decisivas rumo ao desenlace fatal. "Às 18h, o Lindenberg ia libertar a menina. [Mas] uma voz superior disse à polícia que tinha que invadir antes das 18h, porque apenas uma emissora não tinha programa ao vivo naquele horário. Quem passou essa informação foi Paulo Henrique Amorim no blog dele, à época."

Para o apresentador da Record, as pessoas são injustas no julgamento que costumam fazer do assunto. "Antes de classificar uma jornalista ou a imprensa como culpados, deve-se estudar o assunto [para] ver a lambança que a polícia fez naquela situação."

Ameaçado de morte

Gottino relatou a Fefito que não costuma ser muito paciente quando está dirigindo. "Já fui muito brigão no trânsito. Me meti em várias furadas, mas hoje estou mais tranquilo", assegura ele.

Uma das 'tretas' do âncora da Record, inclusive, quase acabou em tragédia: ele xingou um motorista que, a seu ver, estava atrapalhando o tráfego em uma avenida de São Paulo e acabou perseguido e ameaçado por ele.

O homem armado ameaçou a atirar em Gottino. "Ele desceu do carro e falou: 'Quem é o trouxa agora?' Eu tive que responder: 'Sou eu'. Aí ele disse: 'Que bom que você reconhece que é o trouxa, porque, se falasse que não era você, eu ia te dar um tiro'."

Regina Duarte: a entrevista polêmica

Questionado por Fefito sobre os fatos mais inusitados que já cobriu na carreira, Reinaldo Gottino não teve dúvidas em citar a entrevista dada à CNN Brasil pela atriz Regina Duarte - em 7 de maio de 2020, época em que ela era responsável pela Secretaria Especial de Cultura no governo de Jair Bolsonaro.

Gottino afirma até hoje não entender como as coisas tomaram o rumo que tomaram. "A gente fez a entrevista e estava rolando tudo bem, até que ela começou a cantar e levou a entrevista para outro lugar, que a gente não se sabe qual."

A repercussão negativa, segundo ele, foi tremenda. "Fui embora superassustado com a repercussão, porque era porrada para tudo quanto é lado! Cheguei em casa arrasado. [Mas] a opinião pública viu que a gente estava fazendo o nosso trabalho. Quem levou a entrevista para aquele lado foi ela, não foi a gente."