Ciclovia do Rio Pinheiros ganha mural com elementos da natureza local
O Rio Pinheiros e seu entorno estão passando por uma reformulação nos últimos anos. De uma roda gigante a uma ciclovia, a região vem se renovando e ganhando uma nova cara - algo impensável para quem cresceu vendo o rio virando notícia só pela poluição e enchentes. A última novidade vem em forma de arte urbana assinada pela artista Bianca Habib.
"Via e vida compartilhadas na cidade" é o nome do mural de 170m² com previsão de entrega para o fim deste mês. A artista está realizando sua obra em frente à ciclovia do Rio Pinheiros, pegando elementos da natureza que já foram mais abundantes ali. De pássaros a capivaras, os animais representados levam à reflexão sobre a vida urbana e nossa interação com os animais nativos que foram perdendo espaço para a cidade.
Através de elementos gráficos, reproduzidos pela técnica de estêncil, o mural apresenta ao público questões que são relevantes ao trabalho de Bianca. Para além dos animais, a artista compõe o espaço com palavras e representações da cidade, fazendo perguntas provocativas para quem anda por este espaço, que até pouco tempo era somente das capivaras e aves. Seu trabalho joga luz aos lugares frequentados por esses seres que transitam pela cidade por caminhos diferentes dos nossos e a percebem de outra forma.
A escolha deste lugar para realizar a obra é resultado da interlocução dos assuntos tratados na obra da artista, como a cidade compartilhada entre diversas espécies, com o Projeto Capa, que realiza um trabalho em defesa dos animais do Rio Pinheiros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.