Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Homenagem? Estátuas para celebrar personalidades viram alvo de críticas

No final do ano passado, o mundo do basquete resolveu se importar com arte. Tudo por causa de uma estátua de um ex-jogador inaugurada em frente ao Kaseya Center, estádio do Miami Heat. O homenageado foi Dwyane Wade, jogador que atuou pelo time por quase toda sua trajetória na NBA e merecia, de fato, uma estátua, algo bem comum para as lendas de cada time da NBA. Se alguém jogou muito tempo por uma mesma equipe, ganhou títulos ou prêmios, é um caminho natural ser imortalizado na frente de seus estádios. Cite um ídolo do basquete e tenha certeza que há uma escultura dele na cidade onde mais brilhou. Se toda homenagem é válida, por que essa causou revolta entre os fãs de basquete?

Estátua de Dwyane Wade em Miami
Estátua de Dwyane Wade em Miami Imagem: Reprodução

A resposta é fácil de obter ao olhar a foto dele e de sua versão em bronze. Os fãs e haters se manifestaram nas redes. Quem amava o jogador, odiou o resultado. Quem odiava o jogador, amou a falta de semelhança. Nesse debate, fica difícil apontar se a obra faz jus ao retratado. Por mais que a arte busque a reprodução do real, ela nunca será o objeto. Para um público acostumado a um esporte televisionado, já bem acostumado com o rosto de seu ídolo, qualquer coisa que fuja da fotografia gera incômodo.

Como por trás de toda arte há um artista, os responsáveis pela estátua foram alvos de muitas críticas. Oscar León, da Rotblatt Amrany Studio, um dos escultores do projeto, explicou que o material usado na obra criou "um pequeno efeito colateral engraçado de ser brilhante em áreas que não estamos acostumados a ver quando olhamos para alguém pessoalmente." O artista garante que ao vivo esse efeito é bem menor e que as fotos não representam a verossimilhança que os fãs do atleta buscam.

Omri Amrany foi outro autor da estátua de Dwyane Wade. Esta não é a primeira obra do tipo em seu currículo. Muitas das mais icônicas estátuas em homenagens a jogadores da NBA levam sua assinatura, entre elas Magic Johnson, Wilt Chamberlain e Michael Jordan. Todas são representações dos atletas com elementos abstratos, que não incomodaram o torcedor comum. Com o rosto de Dwyane Wade, o estrago foi feito. Este fã quer ver uma impressão 3D do atleta, não exatamente uma obra de arte. Basta uma visita à rede social do artista para ver ofensas por causa da obra de Miami.

Um atleta que virou exemplo de meme com estátua é o jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Ficou famoso o busto que existe no aeroporto da Ilha da Madeira que parece mais uma caricatura de seu rosto. O mais novo capítulo das estátuas de atletas também leva seu nome. Na última quarta-feira foi apresentada na Times Square, em Nova York, EUA, uma escultura dele fazendo sua comemoração com o dedo nos lábios, pedindo silêncio. Claro, já há fãs reclamando que a representação não parece o atleta.

Estátua de Cristiano Ronaldo em comemoração pelo aniversário de 40 anos
Estátua de Cristiano Ronaldo em comemoração pelo aniversário de 40 anos Imagem: Reprodução redes sociais

O escultor italiano que assina a peça, Sergio Frunari, não parecia estar preocupado com isso. Em uma declaração antes da inauguração, ele afirmou que queria que houvesse um recorde em homenagem aos 40 anos de Cristiano Ronaldo, com todo mundo ao redor da estátua fazendo a mesma comemoração eternizada. Foi criada até uma conta no Instagram chamando para esse recorde. Um recorde mundial de pedir silêncio. Simbólico.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.