Estêvão salva, Palmeiras bate Grêmio e agora vai secar Botafogo pelo título
O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (8), no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Brasileirão, e agora seca o Botafogo para seguir sonhando com o tricampeonato consecutivo.
Estêvão tirou o Palmeiras do sufoco e marcou o gol da vitória. A equipe de Abel Ferreira terminou a partida com mais de 30 finalizações — o goleiro Marchesín, do Grêmio, foi um destaque da partida.
A torcida palmeirense vaiou a equipe na saída do intervalo, e mostrou sinais de impaciência durante o segundo tempo, mas no final da partida aplaudiu o time com o resultado positivo.
Com o resultado, o Alviverde foi a 64 pontos e cortou a vantagem para o Botafogo na liderança para apenas três. O Alvinegro entra em campo amanhã (9), contra o Cuiabá, no Nilton Santos.
Classificação e jogos
Já o time de Renato Gaúcho permaneceu com 39 pontos na 11ª posição — cinco de diferença para a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.
O Brasileirão para por causa da data Fifa, e o Palmeiras só volta a campo na quarta-feira (20), contra o Bahia, às 20h, na Arena Fonte Nova.
Já o Grêmio joga no mesmo dia, mas às 19h, contra o Juventude, em sua arena.
Abel mexe no time e ouve vaias no intervalo
Abel Ferreira escalou uma equipe com mudanças significativas após a derrota no Dérbi: Murilo voltou ao time titular após se recuperar de lesão, Veiga iniciou como camisa 8 na vaga de Richard Ríos, Maurício também retornou ao time titular, e Rony ganhou a vaga de Flaco López.
Os minutos iniciais do Alviverde foram importantes, com boas chances de gols criadas, mas o problema da eficácia voltou a aparecer. Foram onze finalizações na primeira etapa, mas apenas uma grande defesa de Marchesín — em bela cabeçada de Gustavo Gómez.
A equipe caiu de produção após o abafa inicial e viu o Grêmio ter uma grande chance com Villansanti, mas Weverton salvou. No restante do 1º tempo, os jogadores do Palmeiras mostraram muita insegurança com a bola pé e foram raras as boas chegadas ao ataque.
Palmeiras sofre, mas supera grande "muralha argentina"
Após as vaias na saída do intervalo, o Palmeiras voltou para a segunda etapa com uma postura mais incisiva e buscando a vitória a todo custo.
O problema é que Marchesín vivia noite inspirada e não queria de jeito nenhum permitir a vitória palmeirense. O Palmeiras terminou a partida com mais de 30 finalizações, e o argentino foi o grande destaque do jogo.
A sorte só mudou em um lance: Aos 26, Dudu avançou pela direita, cortou para o meio e bateu para o gol. Marchesín fez a defesa, mas deu rebote e Estêvão só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol aberto. 1 a 0. Minutos antes, a torcida que fica localizada no Gol Sul gritou "Dudu. Guerreiro", pedindo a entrada do camisa 7, e ele participou diretamente do gol.
Lances importantes
O que foi isso, Marchesín? Aos 6 minutos do 1º tempo, Felipe Anderson cruzou bola alta na segunda trave, que tomou direção para o gol, e o goleiro argentino deixou a bola escapar quando tentou encaixar. A bola bateu na trave e foi para fora.
Marchesín se recupera e faz milagre para salvar o Grêmio. No lance seguinte, Gustavo Gómez acertou belo cabeceio na cobrança de escanteio e obrigou Marchesín a fazer uma grande defesa.
Weverton salva o Palmeiras. Aos 14 minutos, Villasanti fez ótima jogada pelo lado direito, invadiu a área e Weverton saiu do gol para fechar o ângulo do meio-campista e fazer grande defesa.
Marchesín faz boa defesa. Aos 17, o Palmeiras puxou contra-ataque e Felipe Anderson acionou Caio Paulista em velocidade pela esquerda. O lateral cruzou, a bola desviou na defesa e Marchesín espalmou para escanteio

Marchesín faz nova boa defesa. Aos 5 do 2º tempo, Maurício apareceu livre na entrada da área e arriscou, Marchesín foi importante mais uma vez.
Gustavo Gómez perde chance inacreditável. Aos 21, após cobrança de escanteio, Gustavo Gómez ficou com a sobra dentro da pequena área, de frente para Machesín, e chutou para fora.
Marchesín mais uma vez. Aos 23, Estêvão tabelou com Veiga, limpou para o pé esquerdo e chutou colocado de fora da área. Marchesín se esticou todo e fez nova grande defesa.
Estêvão acerta a trave. Aos 24, a joia fez grande jogada individual, bateu com força da entrada da área e acertou a trave.
Estêvão tira o Palmeiras do sufoco e abre o placar. Aos 26, Dudu avançou pela direita, cortou para o meio e bateu para o gol. Marchesín fez a defesa, mas deu rebote e Estêvão só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol aberto. 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 0 GRÊMIO
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 8 de novembro de 2024 (sexta)
Horário: 21h30
Público: 33.670
Renda: R$ 2.654.209,69
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes Bruno Raphael Pires (FIFA)-GO e Eduardo Goncalves da Cruz-MS
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA) - PR
Gol: Estêvão, aos 26 minutos do 2º tempo (PAL)
Cartões amarelos: Estêvão, Gustavo Gómez, Murilo, Richard Ríos e Mayke (Palmeiras); Jemerson, Villasanti e Monsalve (Grêmio)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Mayke); Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Zé Rafael) e Maurício (Richard Ríos); Felipe Anderson (Dudu), Estêvão e Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Monsalve), Edenilson (Nathan Fernandes), Soteldo (Pepê) e Aravena (Cristaldo); Braithwaite (Diego Costa). Técnico: Renato Gaúcho.
29 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Ana Aparecida da Silva
Parabéns, Estêvão (novo artilheiro do Brasileirão 2024)! Parabéns também ao Goleiro do Grêmio que defendeu muito hoje, mas o VERDÃO mereceu ganhar, ainda que por apenas 1 Gol! AVANTI PALESTRA... Rumo ao TRI e TRIDECA do Brasileirão! Eu acredito!
Daniella Bezerra
Esse 1° Campeão Mundial É UM MONSTRO !!
Jorge Kreimer
Melhor mudar para "Agora UOL vai secar o Botafogo ". Vcs são o túmulo do jornalismo.