Por que Calleri é esperança do São Paulo na Libertadores mesmo em jejum?

Calleri vive o maior jejum com a camisa na temporada, mas é esperança no ataque do São Paulo e está a um passo de alcançar marca histórica pelo clube na Libertadores. Em meio às dúvidas no setor ofensivo, o argentino é certeza e pode se tornar essencial contra o Botafogo, na briga por vaga nas semifinais.

Faro artilheiro

Calleri não marca há pouco mais de um mês. A última vez que o atacante balançou a rede foi em 22 de agosto, contra o Nacional, pelas quartas de final da Libertadores — ele fez o segundo na vitória por 2 a 0, após empate sem gols no Uruguai.

Ele esteve em campo em seis oportunidades de lá pra cá. A seca é a maior de Calleri na temporada, que atuou por 428 minutos em campo neste período.

O centroavante entrou na reta final do jogo contra o Internacional, no domingo. Ele esteve entre os jogadores que foram poupados do time titular por causa do duelo com o Botafogo.

O camisa 9, porém, está a um passo de marca expressiva pelo Tricolor. Caso balance a rede contra o Alvinegro, chega a 14 gols pelo clube na Libertadores e vai igualar Rogério Ceni e Luis Fabiano no topo da lista de maiores artilheiros da competição sul-americana.

Foram quatro gols em sete jogos na atual edição da Libertadores. Ou seja, tem uma média de 0,57 gol por jogo — superior à média de 0,29 em 2024.

Outra boa notícia é que dos 75 gols pelo São Paulo, 45 foram no MorumBis, palco do jogo desta quarta-feira. Contra o Botafogo, ele tem um gol, na derrota por 2 a 1 na primeira rodada do Brasileiro do ano passado.

Calleri é o são-paulino que mais balançou as redes em uma única edição do torneio. Em 2016, ele marcou nove gols — na ocasião, o Tricolor foi eliminado na semifinal para o Atlético Nacional, que viria a se tornar o campeão.

Por que é esperança?

O ataque tricolor não tem se mostrado efetivo. A equipe marcou apenas duas vezes nas últimas cinco partidas — derrotas por 1 a 0 para o Atlético-MG e por 2 a 0 para o Fluminense, empate sem gols com o Galo, vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, empate em 0 a 0 com o Botafogo e derrota por 3 a 1 para o Internacional.

Continua após a publicidade

Após o empate sem gols no Nilton Santos, a equipe de Zubeldía precisa vencer para avançar na Libertadores. Em caso de derrota, está eliminada, e novo empate leva para pênaltis.

O setor gera dúvidas na comissão técnica. Luciano marcou na derrota por 3 a 1 contra o Internacional, e tem chance de retomar a condição de titular contra o Botafogo, segundo André Hernan, colunista do UOL. Ele voltaria à vaga que foi ocupada pelo jovem William Gomes nas últimas partidas. Além disso, há também como opções Wellington Rato, Erick e Nestor. Ferreirinha, que se recupera de lesão do tendão do quadríceps da perna esquerda, ainda é dúvida.

O Luciano é um jogador que o Zubeldía enxerga como muito importante. Existe uma dificuldade do Zubeldía de tirar o Luciano do time, ele entende que o Luciano oferece muita coisa pro esquema dele. Chega à frente, infiltra, tem muita personalidade, chuta de média e longa distância, ele chegou até a dizer que viu vídeos da carreira do Luciano e gostou demais. Só que o Luciano tem tido uma queda de rendimento visível nos jogos. Ontem ele entrou, brigou, fez o gol e tudo mais, como quem diz ao Zubeldía: 'olha, eu tô por aqui, posso melhorar meu desempenho'. Ontem, a avaliação é que, de fato, o Luciano melhorou.
André Hernan, durante participação no De Primeira

Calleri alvinegro?

Calleri já acompanhou de perto o Botafogo, adversário desta quarta-feira. O motivo para isso foi a amizade com Di Placido, lateral que passou pelo Alvinegro na última temporada e atualmente está no Sport.

O Glorioso chegou a ser o único clube brasileiro a ser seguido por Calleri nas redes sociais, fora o São Paulo. "O Calleri é Botafogo por mim (risos). Quando cheguei aqui, ele começou a seguir o clube e me disse: 'Vou seguir o Botafogo por você'. Nós temos muitas coisas em comum e sempre conversamos", disse Di Placido à ESPN, em agosto de 2023.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Esporte no

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Pedro Renaux

Vamos São Paulo! 

Denunciar

Dalmir dos Santos Christo

Amanhã,noite de muita tristeza no  empoeirado Morumbi.O ano se encerra em pleno mês d setembro. Ki alegria q vai ser ver isso !.... ihihihihiih E AVANTI PALESTRA! ETERNO 5 X0 JAMAIS VÃO DEVOLVER... ihihihihiih 

Denunciar