Topo

Santos

Inter acena com abatimento de dívida do Santos para ter Vinicius Zanocelo

Zanocelo comemora gol do Santos sobre o Flamengo - Ivan Storti/Santos FC
Zanocelo comemora gol do Santos sobre o Flamengo Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

09/12/2022 04h00

Vinicius Zanocelo terminou a atual temporada em baixa por decisão do interino Orlando Ribeiro, mas está em alta no mercado. O meio-campista do Santos recebeu propostas e sondagens de clubes do Brasil e também do exterior nas últimas semanas.

Dentre os interessados, o Internacional é quem mais insiste. O Colorado esteve na briga por Zanocelo antes mesmo da chegada ao Peixe e gostaria de contar com o jogador de 21 anos em 2023.

Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Palmeiras e Corinthians também buscaram informações nos últimos meses. O Palmeiras, por exemplo, fez proposta oficial no meio do ano, antes da sétima partida no Campeonato Brasileiro. Bahia, Botafogo e Bragantino sinalizaram com ofertas nos últimos dias.

O Santos, porém, mostrou resistência até agora. O Peixe comprou Vinicius Zanocelo por cerca de R$ 11 milhões em 15 parcelas e já recebeu propostas para lucrar o dobro, mas optou por segurar o jovem atleta.

O Internacional acenou com proposta em dinheiro e o abatimento de uma dívida que envolve Eduardo Sasha e Leandro Damião. Os clubes também conversaram sobre a possibilidade de troca com Edenilson. Nenhuma das possibilidades avançou até a publicação desta reportagem.

O técnico Odair Hellmann quer contar com Vinicius Zanocelo, mas a concorrência será grande na próxima temporada. Além dos atuais nomes como Sandry e Camacho, o Santos busca outros dois meio-campistas no mercado e já ouviu "não" por Diego Pituca e Jean Lucas. Edenilson segue no radar.

Altos e baixos

Vinicius Zanocelo chegou ao Santos em junho de 2021 e demorou um pouco a ganhar chances, mas se tornou titular com Fabio Carille e manteve o status sob os comandos de Marcelo Fernandes, Fabián Bustos e Lisca.

Ângelo e Vinicius Zanocelo, do Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Ângelo e Vinicius Zanocelo, do Santos
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Zanocelo era o atleta com mais minutos em campo quando Orlando Ribeiro, do sub-20, assumiu o Peixe para substituir Lisca. Com Orlando, o meio-campista também começou como titular, mas perdeu espaço subitamente.

O camisa 25 do Santos virou reserva e depois acabou "afastado" nos treinamentos: ele treinava com os garotos da base ou os que não estavam nos planos, como Bruno Oliveira. Mesmo assim, sempre esteve no banco de reservas.

A situação de Vinicius Zanocelo virou um mistério no clube. Membros da diretoria e outros funcionários entendem que ele oscilou, mas não a ponto de ser escanteado. Questionado pelo UOL Esporte à época, o presidente Andres Rueda disse que "não pode se envolver em decisões técnicas".

O mercado também estranhou a saída de Zanocelo do time titular do Santos. Ele é bem avaliado por vários analistas de desempenho e de mercado do Brasil, está sempre no TOP-3 de performance positiva do Peixe e fez cinco gols em 2022, mais que qualquer outro meio-campista do elenco.

Insatisfação

Essa falta de oportunidades na reta final do ano fez o estafe de Vinicius Zanocelo pensar que o Peixe não compraria o atleta, mas o acordo com a Ferroviária foi firmado. Diante desse impasse, Internacional e outros clubes procuraram o volante.

Zanocelo está insatisfeito no Santos pelo que considera um "tratamento desigual" da diretoria em relação a outros atletas e pelo afastamento nos treinamentos. O jovem, porém, deixa a definição do seu futuro com o estafe e procura curtir as férias após seu casamento.

Santos