Pior ano de Abel no Palmeiras foi decente, mas é preciso brecar decadência
Em 2024, o Palmeiras viveu sua pior temporada na vitoriosa era Abel Ferreira. Foi a menos reluzente em termos de títulos, só com o Campeonato Paulista conquistado. Ainda assim, o alviverde foi melhor do que muitos de seus rivais. Ou seja, não há motivos para o palmeirense se desesperar.
Não fosse a sequência de anos amontoando taças importantes, 2024 não teria um sabor tão amargo para o palmeirense.
A sombra da trajetória vitoriosa do treinador português faz com que insucessos normais ganhem ares de tragédia. Não há terra arrasada. O Palmeiras não precisará reformular o time inteiro para 2025.
Porém, muitos erros precisam ser corrigidos. Um bom começo é acertar mais nas contratações.
O elenco precisa voltar a ser suficientemente parrudo para aguentar o exaustivo calendário do futebol brasileiro. Em 2024, as lesões fizeram um estrago considerável no Alviverde.
Abel tem a missão de fazer o time depender menos de Estevão, que vai para o Chelsea no segundo semestre do ano que vem.
Outra tarefa do português é fazer o alviverde errar menos na defesa e no ataque, como em seus melhores dias no clube.
O Palmeiras precisa entender os sinais de uma temporada abaixo da sua média recente, mas decente, para evitar que uma pequena queda se transforme numa profunda decadência.
11 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luiz Carlos Montesano
Perrone, sua avaliação sobe o Palmeiras é correta e profissional. Parabéns. Em primeiro lugar avaliar melhor antes de contratar. Gyai, Anderson, Caio Paulista e mais uns dois ou três que me esqueci do nome, só gastaram dinheiro do clube e não produziram nada. É preciso identificar é isso é fácil para a comissão, aqueles que enjoaram de ganhar e deixa-los seguir a vida em outros clubes, por exemplo Dudu. Também não podemos esquecer de resolver as injustiças, por exemplo, Rômulo. Destaque quando foi contratado, praticamente não jogou e esteve no banco quase todos jogos. E o Lázaro? Precisávamos do Anderson. Além de tudo isso, alguns times evoluíram na e durante a competição e um, o Botafogo evoluiu muito. Nesse caso precisamos ver como ficará a situação dos emprestados. De resto é só o Abel não desanimar ou se cansar do Palmeiras. Nós, Palmeirenses legítimos estamos com ele e com a Leila.
Luis Yokoyama
Acredito que a grande questão foram os erros nas contratações. Felipe Anderson, Mauricio, Giay, Caio Paulista, Lazaro e Rômulo são apenas bons jogadores para composição de elenco. Gastar quase US$ 10 milhões cada, no Giay e no Mauricio é total falta de visão do departamento de desempenho, que tem errado demais nos últimos anos ... Atuesta, Jailson, Tabata, Navarro e aí vai ... Diretoria gastou, com aval do Abel ... Enfim, todos com responsabilidade e não adianta reclamar que não tiveram reforços e foi constatado que tempo para treinar nunca foi o problema. Quanto mais descansou, pior ficou.
Paulo Luque Cáceres
A defesa está mais vulnerável desde a saída do Danilo, no início de 2023. Duas temporadas se passaram, e o Palmeiras ainda não conseguiu achar um substituto para o Danilo. O Gustavo Scarpa é outro. Duas temporadas depois, o Palmeiras ainda não conseguiu uma reposição. Felipe Melo, mais um, que ainda não foi reposto. Da base, todos os jogadores, da "geração do bilhão" foram vendidos, e as reposições foram jogadores mais fracos, tanto fisicamente, quanto em intensidade, velocidade e habilidade. Mas o mais preocupante é: se o Palmeiras, em dois ou três anos, não conseguiu reposições a altura para F. Melo, Danilo e Scarpa, imagina reposição para Endrick e Estevão?! Vejo críticas da torcida pela renovação do Rocha, mas como vai dispensar o Rocha, para deixar um lateral como o Giay, que é fraco na recomposição, e nulo no apoio?! Dispensar o Garcia já foi um erro crasso. Giay é um lateral que não cruza, não defende e não apoia.