Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Grupo LGBTQ+ denuncia ao STJD canto homofóbico de palmeirenses para Romero

O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ enviou denúncia ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre canto homofóbico entoado por parte da torcida do Palmeiras para o corintiano Romero.

"Solicitamos que medidas cabíveis sejam tomadas, conforme prevê também a legislação nacional, buscando identificar e punir os responsáveis pela prática de LGBTfobia narrada nesta denúncia", diz trecho do documento.

O coletivo pede que um procurador ou procuradora do STJD faça a denúncia sobre o caso. Isso daria início ao processo no órgão.

Como prova do ato homofóbico, foi enviado o link de um vídeo no qual são ouvidos gritos de "Romero v***do", enquanto o jogador corintiano se aquecia para a partida do último sábado, em Barueri, com torcida única do Palmeiras.

O RGC (Regulamento Geral das Competições) da CBF diz que os clubes são responsáveis pelas condutas impróprias de seus torcedores. Manifestações homofóbicas estão entre os atos condenados.

Em 2023, por exemplo, o STJD puniu o Corinthians com a perda de um mando de jogo, cumprida com portões fechados, por causa de cantos homofóbicos de sua torcida em partida com o São Paulo.

A coluna perguntou para a assessoria de imprensa do STJD se o órgão confirmava ter recebido a denúncia e se serão tomadas providências.

No entanto, nenhuma resposta foi enviada até a conclusão deste post. O espaço segue aberto para a manifestação do STJD.

Por sua vez, o departamento de comunicação do Palmeiras disse não ter conhecimento da denúncia feita pelo coletivo e reforçou nota emitida anteriormente pelo clube sobre o tema.

Continua após a publicidade

Confira o comunicado do Alviverde:

"O Palmeiras repudia toda e qualquer forma de preconceito e, como é de conhecimento público, segue comprometido com o combate à discriminação. O clube promove constantes campanhas de conscientização sobre o tema, vem cobrando das autoridades punições mais severas e toma todas as providências que lhe cabem, de modo a coibir práticas inaceitáveis como homofobia, racismo e xenofobia, entre outras".

Despedida

Você acabou de ler o último post desta coluna, criada em 2010. Agradeço aos leitores e fontes que a transformaram num espaço nobre. Obrigado também aos colegas do UOL pela colaboração.

Para os que quiserem continuar me acompanhando, seguem minhas redes:

Instagram e YouTube: @ricardoperrone01

Continua após a publicidade

TikTok: @ricardo.perrone

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Marcello Rosano

Tempos dos sensíveis, dodoizinhos e xiliquentas ... Rsrsrs 

Denunciar

Adriano Martins

PT ENTROU NA POLÍTICA ASSUMIU O BRASIL PARA ACABAR COM ESSE PAÍS QUE DESGRAÇA ESSE PT MEU DEUS DO CÉU DIVIDIU TODO MUNDO ANTES ERA TODO MUNDO JUNTO QUE ÓDIO DESSE GOVERNO não e???

Denunciar

Silvia Borges da Silva Pollo

Vão trabalhar

Denunciar