Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Camisa da seleção vermelha é um desrespeito com a nossa história

Camisa vermelha? A nossa história é com a amarelinha e a azul.

Quando vi pela primeira vez essa história de camisa vermelha, achei que era uma brincadeira e até tirei uma onda dizendo que poderia ser uma terceira camisa. Mas quando percebi que era sério, me revoltei.

Por quê? Porque o mundo conhece o Brasil jogando com a tradicional amarelinha ou com a também vitoriosa azul, que foi a primeira campeã mundial na Suécia em 1958.

A amarelinha do Zagallo foi quatro vezes campeã do mundo, mas tanto no tetra (1994), quanto no penta (2002), teve durante a competição o auxílio luxuoso da camisa azul.

A camisa da seleção brasileira tem que ser com as nossas cores, as cores da nossa bandeira que são verde, amarelo, azul e branco. Não existe o vermelho nessa história.

Quem pensou nessa indecorosa ideia provavelmente não entende e nem compreende a importância da nossa história futebolística com as cores amarela e azul.

Imagine vocês assistindo à Copa do Mundo de 2026, e o Brasil jogando contra a Itália com a camisa vermelha. A gente vai se identificar muito mais com a tradicional "Squadra Azzurra" do que com a seleção brasileira. Ao invés de falar "Todo mundo respeita a nossa amarelinha", vamos falar "Todo mundo respeita a nossa vermelhinha?"

Isso é um tremendo absurdo, e o pior de tudo é que querem aposentar a camisa azul, ou seja, vai deixar de existir essa tradicional camisa supervitoriosa e que faz parte da história do futebol mundial.

Na memória de todas as pessoas do mundo está o Brasil de amarelo ou azul. Até mesmo para os apaixonados pela seleção brasileira espalhados pelo mundo será muito estranho, e perderão completamente a identificação com a nossa história.

Continua após a publicidade

Além de absurdo é muito pouco inteligente fazer isso até mesmo por uma questão histórica de marketing. Outra coisa: não acabem nessa armadilha da politização da cor dessa camisa.

Tem algumas pessoas nas redes sociais gravando vídeos inventando teorias da conspiração ideológicas. Tudo isso para criar um clima de ódio e assistir de camarote às pessoas se atacando, se ofendendo, se ameaçando enquanto essas pessoas comemoram visualizações, cliques, mais seguidores sentados no sofá da casa, seja no Brasil ou não, rindo do ódio que espalharam.

A escolha da cor dessa camisa foi uma imbecilidade e não tem nada a ver com política e muito menos com as eleições do ano que vem. O que temos que fazer é um movimento contra a aposentadoria da camisa azul e contra a camisa vermelha por causa da nossa tradição, e não por causa da política.

O Brasil não precisa dessa gente que só quer colocar lenha na fogueira sem nenhuma responsabilidade por interesse próprios. Enfim, gosto da seleção com a amarelinha e com a azul, e fazer uma camisa vermelha é um desrespeito a nossa história.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

96 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio Catigero Oliveira

Sinceramente, eu não suporto ver aquela camisa amarela depois que foi sequestrada por golpistas que tentaram roubar o nosso direito ao voto e à nossa Liberdade. Não há lembrança de copa do mundo que se compare à lembrança daquele 8 de Janeiro.

Denunciar

Walter Casagrande Junior

Não é a camisa amarela que querem aposentar e sim a azul  Então não tem nenhuma discussão em relação a camisa amarela  Querem trocar a camisa azul por uma camisa vermelha   O que o vermelho tem a ver com a seleção brasileira ?

Denunciar

Fernando Eduardo Hage

O Problema não é e nunca foi a camisa do Brasil Casao. O problema são as pessoas que as vestem. Esqueceram do amor a camisa e do amor a Pátria. Nossa camisa é a Amarelinha, linda e maravilhosa.  Nossa Camisa e nossa Bandeira jamais será Vermelha !!!

Denunciar