Equilibrado e imprevisível, Brasileirão tem o que europeus mais querem
Pela terceira vez nos últimos cinco anos, o Campeonato Brasileiro será decidido na última rodada. O Botafogo tem 76 pontos e só precisa de um empate contra o São Paulo para ficar à frente do Palmeiras (73), que recebe o Fluminense.
Caso o campeão da Libertadores confirme o favoritismo no Brasileirão, seria o quarto vencedor diferente nos últimos cinco anos — juntando-se ao Palmeiras (2 títulos), Flamengo e Atlético-MG no período.
Para o público brasileiro, a disputa até o fim e a variação de campeões podem parecer normal. O torcedor está acostumado, porque o futebol brasileiro sempre foi assim. Mas na Europa, é raro ver as duas coisas andando juntas.
Ter campeonatos que sejam equilibrados e imprevisíveis ao mesmo tempo é o maior desafio dos dirigentes europeus. E, até agora, nenhuma das cinco maiores ligas (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) achou um caminho para alcançar isso.
Embora possam pareçam sinônimos, as duas palavras têm significados distintos: um campeonato equilibrado é aquele que tem clubes brigando ponto a ponto e só é decidido na reta final (a Bundesliga de 2022-23 ou a Premier League de 2023-24, por exemplo).
Já um torneio imprevisível é aquele de difícil prognóstico, em que há várias equipes que realmente podem vencer. A Série A italiana é quem mais se aproxima do Brasileirão nesse sentido atualmente.
Para entender melhor o cenário e o contexto de cada campeonato, façamos um recorte de cinco anos, desde 2020. O período contempla as últimas cinco temporadas europeias (de 2019-20 a 2023-24), e as cinco edições mais recentes do Brasileirão, incluindo a atual.
Brasileirão: a inveja das grandes ligas
Com três campeões em quatro anos (e a caminho do quarto, se o Botafogo confirmar o favoritismo), o Brasileirão tem confirmado sua fama de ser um dos torneios mais imprevisíveis do mundo.
A dificuldade em fazer prognósticos sobre o título é inerente à disputa. A última vez que um clube levou o título três anos seguidos foi entre 2006 e 2008, quando o São Paulo se autoproclamou "soberano" — desde então, não venceu mais.
Nas últimas duas décadas, muito se falou numa espanholização do futebol brasileiro, com a previsão de que o país veria crescerem hegemonias e teria sua liga relegada a dois clubes com chances de vencer.
O processo nunca se consumou de fato. O fato de os clubes "eleitos" como hegemônicos terem mudado mais de uma vez mostra que ele ainda é uma realidade distante.
No quesito equilíbrio, o Brasil também não fica atrás: em 2021, 2023 e neste ano, o campeonato chegou à última rodada do tudo aberto. A disputa até o final é muito mais rara do que parece. Nos últimos cinco anos, o Campeonato Espanhol foi decidido na rodada final apenas uma vez, em 2020-21, quando o Atlético de Madrid superou o Real Madrid.
O mesmo aconteceu na Itália, França e Alemanha: em quatro dos últimos cinco anos, os campeões se coroaram de forma antecipada. Na Inglaterra, a decisão aconteceu duas vezes no último matchday: em 2021-22 e na temporada passada, ambas com o Manchester City campeão.
O Campeonato Inglês tenta há anos aumentar o nível das equipes consideradas menores. O principal exemplo é a maneira como o dinheiro dos direitos de transmissão é dividido: metade do que é arrecadado é repartido em 20 partes iguais; o restante é distribuído por outros critérios, incluindo os esportivos.
Mesmo assim, a Premier vive atualmente a maior hegemonia de sua história: na temporada passada, o Manchester City tornou-se o primeiro clube em 136 anos de Campeonato Inglês a vencer quatro ligas seguidas.
Últimos cinco anos do Brasileirão x grandes ligas da Europa:
Campeonato Brasileiro (entre 2020 e 2024)
Campeões diferentes: 3 (pode chegar a 4)
Títulos decididos na última rodada: 3
Campeonato Inglês (2019-20 a 2023-24)
Campeões diferentes: 2
Títulos decididos na última rodada: 2
Campeonato Espanhol (2019-20 a 2023-24)
Campeões diferentes: 3
Títulos decididos na última rodada: 1
Campeonato Italiano (2019-20 a 2023-24)
Campeões diferentes: 4
Títulos decididos na última rodada: 1
Campeonato Francês (2018-19 a 2023-24)*
Campeões diferentes: 2
Títulos decididos na última rodada: 1
* A liga de 2019-20 foi interrompida pela pandemia de Covid-19
Campeonato Alemão (2019-20 a 2023-24)
Campeões diferentes: 2
Títulos decididos na última rodada: 1
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.