Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Carro de Bortoleto é mais difícil de pilotar que os outros na turbulência?

Um dos desafios do brasileiro Gabriel Bortoleto neste seu início de temporada na Fórmula 1 tem sido lidar com a mudança de comportamento de sua Sauber quando chega próximo de outros carros. Dentro do cockpit, a impressão é de perda de aderência, o carro fica mais instável, e fica difícil manter o mesmo ritmo.

É claro que Bortoleto não está sozinho. O atual regulamento da F1 foi pensado para diminuir os efeitos da turbulência ao fazer com que a maior parte da pressão aerodinâmica dos carros fosse gerada no assoalho e não na carenagem. Mas, com o desenvolvimento dos carros, a cada ano o efeito da turbulência foi ficando pior.

Engenheiros calculam que turbulência "custa" 0s2 por volta

O GP da Arábia Saudita deixou isso muito claro: Verstappen conseguiu abrir vantagem de Piastri no começo da prova porque não tinha nenhum carro a sua frente e o australiano, com um carro mais rápido, estava andando na turbulência. Mais adiante na corrida, Charles Leclerc, com um carro mais lento que ambos, foi mais rápido que a McLaren e a Red Bull depois que se livrou da Mercedes de George Russell.

O efeito do ar limpo, sem turbulência, nunca foi tão forte neste regulamento, adotado em 2022. E é calculado em cerca de 0s2 por volta pelos engenheiros da F1.

Sauber está revendo processo para fazer novas peças

Mas isso não quer dizer que todos os carros sofrem o efeito da turbulência e de outros fatores, como mudanças na direção do vento, da mesma forma.

"Acreditamos que essa é uma deficiência do nosso carro, mas não posso afirmar categoricamente que seja pior do que outros carros", disse Iñaki Rueda, diretor esportivo da Sauber, quando perguntado pelo UOL Esporte sobre o problema.

O que precisamos é ter certeza de que nosso carro seja mais robusto em condições diferentes, com condições diferentes de vento. Se você imaginar que o carro está andando em linha reta, ele é bem estável. Ele fica instável quando sofre uma rajada de vento. Quando você está seguindo outro carro, é isso o que está acontecendo, você recebe rajadas diferentes de vento. E a plataforma não é tão estável quanto gostaríamos para esse tipo de condição
Iñaki Rueda, diretor esportivo da Sauber

Rueda acredita que o problema possa estar relacionado ao assoalho. "É isso que vamos atacar com o desenvolvimento. Então não é só uma questão de colocar uma peça nova no carro. Estamos revendo todos os processos para nos certificar de que as peças que forem adicionadas não só tragam mais pressão aerodinâmica, mas sim que tragam pressão aerodinâmica e uma janela de oscilação maior."

Continua após a publicidade

Bortoleto e Hulkenberg alinhados

Perguntado pelo UOL Esporte se sente que o carro que pilota atualmente sofre mais na turbulência que sua Haas ano passado, o companheiro de Bortoleto, Nico Hulkenberg, não quis comparar, mas reconheceu que o problema existe.

"É difícil comparar um ano com o outro, mas definitivamente estamos com dificuldade no trânsito. Nenhum carro de F1 gosta de andar no trânsito e é afetado pelo ar sujo, mas ainda assim eu acredito que há níveis diferentes do quanto você pode perder com isso."

Também questionado pelo UOL Esporte, Bortoleto disse que ele e o companheiro "estão muito alinhados" a respeito dessa reclamação nas reuniões internas da Sauber.

O novo chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, não quis dar uma data para as novas atualizações do carro, mas destacou um ponto positivo.

"Não tivemos que lidar com danos de acidentes nas últimas provas, e isso dá um respiro para que possamos focar totalmente em melhorar o carro. O grid está tão apertado que ganhar um décimo é ótimo, ganhar dois mudaria totalmente o cenário."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Vinicius Klagenberg

A frase correta é "Carro de Bortoleto é mais difícil de pilotar que os outros" e ponto final.

Denunciar

José Luiz

Posso estar enganado, mas já vi outros casos em que o pior carro, com aerodinâmica ruim, era o que atingia as maiores velocidades. Atingir altas velocidades de reta parece um dado positivo, mas pode estar evidenciando a falta de pressão aerodinâmica.

Denunciar

Antonio Felicio Fegueredo Nunes

Carro do Boetoleto é ruim , junto com o do Hulkenberg.

Denunciar