Pole Position

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Opinião

Max com chance de vitória e Norris com vida difícil: o que esperar do GP

Max Verstappen conseguiu mais uma vez colocar a Red Bull em uma pole position que parecia destinada a um dos carros da McLaren, como ele fez há duas semanas no GP do Japão. Naquela ocasião, os dois pilotos do time inglês cometeram erros, enquanto ele teve uma volta espetacular. Em Jeddah, enquanto Lando Norris ficou no muro e larga só em décimo, Oscar Piastri até saiu da classificação sentindo que não tinha muito mais o que pudesse fazer. E, mesmo assim, vai largar em segundo na corrida que começa às 14h deste domingo, pelo horário de Brasília.

Mas será que o GP da Arábia Saudita será parecido com a prova japonesa, travada e quase sem ultrapassagens? Há motivos para acreditar que a prova não será tão travada quando o GP do Japão, nem tão movimentada quanto o GP do Bahrein.

Menos travada que GP do Japão, menos aberta que o GP do Bahrein

A Pirelli trouxe para a quinta etapa do campeonato pneus mais macios do que ano passado, quando foi possível fazer praticamente toda a corrida, tranquilamente, com os pneus duros.

O composto duro deste ano é mais macio - é o C3, que era o médio de 2024. Mas os pilotos não acreditavam, após a classificação, que isso significasse que teremos uma corrida de duas paradas.

Ao mesmo tempo, há mais desgaste de pneus, por superaquecimento, do que em Suzuka, há mais zonas de DRS, embora faltem freadas fortes com curvas que tenham espaço para a tentativa de uma manobra, e há um risco muito maior de um Safety Car pelos muros próximos.

Ou seja, para Verstappen, há a esperança de uma nova Suzuka, principalmente podendo usar o fato de estar correndo sem turbulência na frente para cuidar dos pneus. Ao mesmo tempo, a certeza de que não será tão difícil ultrapassar quanto no Japão, e o temor de que a Red Bull tenha novos problemas nos pit stops, como foi o caso nas duas últimas provas.

Para Lando Norris, o cenário é certamente mais complicado do que o da semana passada, quando ele se classificou em sexto. Será mais difícil ultrapassar do que no Bahrein, então é importante que ele consiga ganhar posições logo de cara para ter qualquer chance de sair de Jeddah ainda como líder do campeonato.

Mas a verdade é que ninguém sabe exatamente como os pneus vão se comportar. Isso porque as simulações de corrida mais representativas, que são feitas no segundo treino livre, o único disputado à noite, foram atrapalhadas pela bandeira vermelha causada pelo acidente de Yuki Tsunoda.

George Russell tem tudo para ter uma corrida mais solitária, já que a Ferrari, mesmo conseguindo configurar seu carro para andar mais próxima do solo, ainda não parece ter ritmo para incomodar - nem com Charles Leclerc, novamente muito mais veloz que Lewis Hamilton, que por sua vez tende a crescer nas corridas.

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Entre as Ferrari está Carlos Sainz, sexto no grid em um fim de semana no qual a Williams esperava andar bem, confiando no rendimento em curvas de alta velocidade. O grupo que está atrás dele teve um rendimento extremamente equilibrado, então foi importante para o espanhol conseguir se classificar tão à frente. Afinal, quanto mais próximo o rendimento dos carros, menor a possibilidade da corrida nesta parte do pelotão ter muitas ultrapassagens.

E Gabriel Bortoleto só pode olhar para frente largando na 20ª colocação depois de uma rodada na classificação. Ele vai para a prova sem ter feito uma simulação de corrida à noite em Jeddah, depois de perder o segundo treino livre por um vazamento de combustível no carro. Sua primeira missão é largar melhor, ficar longe dos muros e tentar ultrapassar, o que não tem sido algo fácil com o carro da Sauber.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

7 comentários

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Wilson Luiz França de Carvalho

Ao cincluir a quinta volta, Noris estara em quinto. Mais cinco voltas vai estar em terceiro. Anota ai.

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Sergio Luiz Avena

Todos falam da ruindade da equipe Sauber. Mas, poucos "entendidos" dizem que Leclerc andou por lá uma meia dúzia de vezes e no ano seguinte estava na Ferrari. É preciso mostrar talento!

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Paulo Henrique Vanzelli

Se a corrida de hoje na Arábia Saudita terminar com Russel P1; Max P2; Piastri P3 e Norris P4, Russel ficaria com 88 pontos; Max com 87; Piastri e Norris com 89 pontos cada um. Seria um dos campeonatos mais equilibrados dos últimos anos.

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