Bortoleto roda e fica em 20° em noite de saco plástico na pista de Jeddah
Ler resumo da notícia
Gabriel Bortoleto vai largar na 20ª e última colocação depois de uma volta deletada e uma rodada em sua última tentativa na classificação para o GP da Arábia Saudita. Seu companheiro, Nico Hulkenberg, também acabou sendo eliminado da classificação logo de cara e vai largar em 18º.
O GP da Arábia Saudita tem largada às 14h deste domingo, pelo horário de Brasília.
O piloto brasileiro fez o penúltimo tempo na primeira tentativa, e depois acertou um saco plástico na segunda volta rápida, que foi retirado pela equipe nos boxes. Essa segunda volta foi deletada por ele ter ultrapassado os limites de pista. "Achei que fosse um pedaço de asa dianteira e desviei", contou o piloto.
Entre uma tentativa e outra, o piloto tinha pedido um ajuste de asa dianteira, que não foi feito pela equipe.
De volta para sua última chance de fazer uma volta rápida, Bortoleto pegou o vácuo da Red Bull de Max Verstappen no início de sua volta, chegou a fazer o melhor mini setor do treino até ali, mas entrou forte demais na primeira curva - segundo dele, 10km/h mais rápido que na volta anterior, justamente por conta do vácuo - e rodou. Como não havia tempo de abrir mais uma volta, ele ficou com a última colocação.
"Acabei ficando com o tempo da primeira tentativa, que fiz com o carro com mais combustível porque foram duas voltas rápidas."
O resultado não é uma surpresa. Bortoleto vinha tendo um final de semana bastante desafiador antes de chegar na classificação, principalmente por não ter feito o único treino livre disputado à noite, no mesmo horário da classificação e da corrida, por conta de um vazamento de combustível em sua Sauber. "Crédito para a equipe que trocou o chassi entre ontem e hoje, eles fizeram um ótimo trabalho", salientou o brasileiro.
Além disso, ele também não tem à disposição as mesmas asas dianteira e traseira que seu companheiro Nico Hulkenberg, que ficou com o único kit mais adaptado às necessidades da pista de Jeddah, que é de alta velocidade, que a equipe tinha.
Perguntado pelo UOL Esporte sobre qual foi o maior dos desafios deste fim de semana, Bortoleto disse que certamente é o fato de ter perdido o segundo treino. A classificação acabou sendo sua primeira experiência na pista de Jeddah correndo à noite. Ele contou que tentou ouvir ao máximo as informações passadas por Hulkenberg para tentar compensar isso.
Ontem, ouvi o Hulkenberg falando que os pontos de freada mudam por causa do vento. Muda o jeito de pilotar. Isso afeta muito os carros de Fórmula 1. Não tinha andado a noite em Jeddah. Precisava encaixar uma volta e não consegui, infelizmente não me adaptei a tempo. Agora é tentar ultrapassar e ir para frente [na corrida] Bortoleto
A diferença dos tempos dos dois foi de sete décimos, mas nem tudo isso vem desta atualização, uma vez que Bortoleto só conseguiu dar uma volta que efetivamente contou para a classificação, feita quando a pista não estava tão emborrachada. E Hulkenberg também errou justamente a primeira curva em sua última tentativa.
O GP da Arábia Saudita será o quinto da carreira de Bortoleto na F1 e ele ainda busca pontuar pela primeira vez na categoria.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.