Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Rival de Bortoleto é confirmado na RB e grid da F1 para 2025 está completo

Depois de confirmar que Sergio Perez rompeu seu contrato e que Liam Lawson será seu substituto para formar dupla com Max Verstappen em 2025, a Red Bull anunciou que vai promover Isack Hadjar para a vaga do neozelandês em sua equipe B, a RB. O francês de 20 anos esteve na disputa pelo título da Fórmula 2 com o brasileiro Gabriel Bortoleto até a última etapa e ficou com o vice.

O francês de origem argelina comprovou nas categorias de base que é um piloto bastante rápido, e ao mesmo tempo muito agressivo, o que lhe rendeu alguns altos e baixos nos dois anos que fez na Fórmula 2 e também na temporada de Fórmula 3 em 2022.

Mesmo sendo o último piloto confirmado no grid de 2025 da F1, Hadjar tem mais experiência que Bortoleto em carros da categoria, tendo participado de testes e também de duas sessões de treinos livres durante finais de semana de GP, algo que o brasileiro não teve a oportunidade de fazer.

Hadjar completa o sexteto de pilotos que farão sua primeira temporada completa, um ano depois de o grid da Fórmula 1 não ter sofrido nenhuma mudança em relação ao ano anterior pela primeira vez em seus 74 anos de história. O francês junta-se a Bortoleto e Kimi Antonelli como estreantes, em uma lista que conta ainda com o próprio Lawson, que fez 11 GPs ao longo de dois anos, Oliver Bearman, que fez três corridas, e Jack Doohan, que fez apenas um GP na F1.

Isso por um lado era inevitável depois da falta de renovação de 2024, mas tem também a ver com a janela de oportunidade que as equipes encontraram de fazer grandes mudanças um ano antes da adoção de um novo regulamento técnico, em 2026, e também pela chegada de uma geração promissora, como aconteceu em 2019, ano de ingresso de Russell, Norris e Albon.

Mas as mudanças na formação do grid vão bem além da chegada dos novatos. Os movimentos começaram cedo, com Hamilton deixando a Mercedes um ano antes do final de seu contrato e trocando o time que defende desde 2013 pela Ferrari. E, na segunda metade do pelotão, Hulkenberg trocou a Haas pela Sauber, abrindo espaço para Ocon.

Entre os pilotos que saíram, Logan Sargeant foi substituído ainda no meio do ano e não tem perspectiva de voltar à F1, assim como Daniel Ricciardo. Kevin Magnussen também se despediu de vez. Valtteri Bottas será piloto reserva da Mercedes e Guanyu Zhou tenta ter papel semelhante. E Perez estaria negociando para correr no endurance.

Quem serão os pilotos da temporada 2025 da F1

McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
Red Bull: Max Verstappen e Liam Lawson
Mercedes: George Russell e Andrea Kimi Antonelli
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Alpine: Pierre Gasly e Jack Doohan
Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
RB: Yuki Tsunoda e Isack Hadjar
Williams: Alex Albon e Carlos Sainz
Sauber: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

20 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Reginaldo de Castro Cerqueira Filho

Esse hadjar aí é fraco... além de complicadíssimo... vai causar muita confusão...

Denunciar

Frederico Alves dos Santos Lopes

Esse ano os fiscais de pista vão sair do final de semana com lesão nos punhos de tanto sacudir bandeira amarela...

Denunciar

Antonio Carlos Vieira Soares

Faltou trocar o Stroll.

Denunciar