Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris ajuda Piastri a vencer a sprint em execução arriscada no GP do Qatar

A McLaren trabalhou em equipe para garantir a dobradinha da sprint e abrir mais seis pontos na disputa com a Ferrari pelo Mundial de Construtores, e Lando Norris ainda desobedeceu o time no final, arriscou, e tirou o pé para o companheiro Oscar Piastri vencer mesmo com George Russell na sua cola.

Assim, ele devolveu a ajuda de Piastri na sprint do GP de São Paulo, quando o britânico ainda estava na luta pelo Mundial de Pilotos. Com o resultado, a vantagem da McLaren é agora de 30 pontos, com 88 ainda em jogo no GP do Qatar e na etapa final da temporada 2024, em Abu Dhabi.

Norris depois explicou que a decisão de dar a posição para Piastri foi dele, e a equipe tentou evitar que ele executasse isso pela maneira como a prova se desenhou, com Russell tão perto. Mas, mesmo assim, ele quis devolver o favor ao companheiro.

"Provavelmente ele estava mais perto do que eu estava querendo, mas eu estava planejando fazer isso desde o Brasil. Era o que eu achava que era o melhor. Era provavelmente um pouco arriscado, a equipe disse para eu não fazer isso, mas eu achava que dava e fizemos. Não estou aqui para vencer sprints, e sim corridas. E campeonatos, ainda que não tenha saído como o planejado até o momento."

Norris manteve a ponta na largada e Piastri passou o segundo colocado no grid Russell logo nos primeiros metros. Mas a Mercedes estava mais veloz na reta, fazendo com que o australiano tivesse que defender de maneira dura a segunda posição, tentando maximizar o resultado da McLaren para aproveitar o máximo possível a grande chance que eles têm de abrir uma grande vantagem no mundial de construtores em relação à Ferrari. Piastri depois reconheceu que forçou demais seu pneu dianteiro e pagou o preço no restante das 19 voltas da sprint.

Norris, então, passou a ajudar o companheiro, diminuindo o ritmo para que Piastri ficasse a menos de um segundo dele e pudesse ativar a asa traseira móvel. O resultado disso, contudo, era que Carlos Sainz também conseguia ficar a menos de um segundo de Russell. A tática tinha que ser executada de maneira perfeita. Qualquer erro poderia significar a perda não só da vitória, mas de posições inclusive para a própria Ferrari.

Mais atrás, Lewis Hamilton, que tinha passado Verstappen e Leclerc na largada, além do monegasco, também acompanhavam o grupo da frente de perto.

Verstappen, por sua vez, fez uma primeira volta ruim e chegou a cair para nono. O campeão por antecipação da temporada terminou em oitavo. Enquanto isso, Sergio Perez foi ultrapassado na saída do pitlane, de onde largou, logo nos primeiros metros por Franco Colapinto, que também tinha feito mudanças na suspensão e saía dos boxes. O mexicano teve que trocar o bico do carro e foi o último.

Continua após a publicidade

Com seis voltas para o final, Leclerc conseguiu mais um pontinho para a Ferrari com uma bela ultrapassagem em cima de seu companheiro do ano que vem, Hamilton. Eles estavam quase se tocando por algumas curvas, um ao lado do outro, e tiveram uma bela disputa.

Enquanto isso, Russell reclamava das defesas agressivas de Piastri, que não lhe deu espaço para as manobras que o inglês tentava na primeira curva. Mas os lances não chegaram a ser investigados. E, após a última curva da última volta, Norris tirou o pé e deixou o australiano passar.

Os carros voltam à pista agora às 15h, pelo horário de Brasília, para a classificação do GP do Qatar. Eles poderão alterar as configurações dos carros para tentar melhorar o desempenho na corrida, que tem largada às 13h do domingo.

Classificação da sprint do GP do Qatar

  1. Oscar Piastri
  2. Lando Norris
  3. George Russell
  4. Carlos Sainz
  5. Charles Leclerc
  6. Lewis Hamilton
  7. Nico Hulkenberg
  8. Max Verstappen
  9. Pierre Gasly
  10. Kevin Magnussen
  11. Fernando Alonso
  12. Valtteri Bottas
  13. Lance Stroll
  14. Esteban Ocon
  15. Alex Albon
  16. Liam Lawson
  17. Yuki Tsunoda
  18. Franco Colapinto
  19. Zhou Guanyu
  20. Sergio Perez

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.