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Reportagem

GP da Arábia Saudita: Datas, horários e tudo sobre a 5ª etapa da F1

Apenas três pontos separam os dois companheiros de McLaren, o líder Lando Norris e o vencedor de duas das últimas três corridas, Oscar Piastri, antes do GP da Arábia Saudita, o último de uma maratona inicial da temporada da Fórmula 1 de cinco corridas em seis finais de semana.

A McLaren parece ter vantagem em todo tipo de pista no momento, enquanto os rivais têm dificuldade para manter o mesmo nível em todos os GPs. Que o diga a Red Bull, que venceu no Japão e teve um dos piores finais de semanas dos últimos tempos no Bahrein. Na pista de Jeddah, devem voltar a ser mais competitivos.

E a corrida promete ser melhor que a do ano passado. A Pirelli leva para Jeddah pneus mais macios desta vez, depois de uma corrida em que ficou claro que os pneus eram duráveis demais para gerar emoção em 2024. Os compostos escolhidos são o C3, C4 e C5, o que é o normal para pistas de rua.

Como acompanhar o GP da Arábia Saudita

Sexta-feira, 18 de abril

Treino livre 1, 10h30 às 11h30 (transmissão começa às 10h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
Treino livre 2, das 14 às 15h: BandSports (transmissão começa às 13h50 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Sábado, 19 de abril

Treino livre 3, das 10h30 às 11h30: (transmissão começa às 10h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
Classificação, das 14h às 15h: (transmissão começa às 13h30 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Domingo, 20 de abril

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Corrida, 14h: Bandeirantes (transmissão começa às 13h), Rádio Bandeirantes, BandNewsFM, site da Band, BandPlay

Raio-X do Circuito da Corniche de Jeddah

Distância: 6.174m
Número de voltas: 50
Recorde em corrida: 1min30s734 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021)
DRS - 3 zonas
DRS 1: Detecção após a curva 17 e ativação entre as curvas 20 e 22
DRS 2: Detecção na curva 22 e ativação entre as curvas 23 e 27
DRS 2: Detecção na curva 27 e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Características do Circuito da Corniche de Jeddah

A pista é formada por retas longas e freadas fortes seguidas de curvas de baixa velocidade, então as equipes buscam um meio termo para os acertos: se colocarem muita asa, são lentos na reta, se colocarem pouca asa, o carro fica nervoso nas curvas.

O trecho mais complicado do circuito é a curva 10, onde costumamos ver os pilotos fritando os pneus. Isso acontece porque é uma curva com trajetória fechada e uma inclinação para o lado de fora. Contornar bem a curva 10 é importante porque uma das três zonas de DRS é justamente depois dela.

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A pista tem várias pequenas mudanças para a terceira edição do evento. A maioria delas é nas zebras, que foram levantadas. Algumas áreas de escape agora têm asfalto mais rugoso para evitar polêmicas com limites de pista. E as principais mudanças foram nas curvas 14 e 20, cuja área de escape na parte interna foi ampliada para aumentar a visibilidade.

Como foi o GP da Arábia Saudita de 2024

O GP da Arábia Saudita do ano passado foi a primeira corrida de Oliver Bearman (dir)
O GP da Arábia Saudita do ano passado foi a primeira corrida de Oliver Bearman (dir) Imagem: Getty Images

Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min27s472

Pódio da corrida
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1h20min43s
2º Sergio Perez (MEX/Red Bull) +13s643
3º Charles Leclerc (MON/Ferrari) +18s639

O GP da Arábia Saudita não foi exatamente um clássico devido ao baixo desgaste dos pneus e a uma pista difícil de ultrapassar.

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A escolha da Pirelli por compostos mais duros contribuiu para isso. Jeddah é uma pista de alta velocidade, considerada até perigosa. Mas o asfalto é muito liso, e as curvas são, em sua maioria, pequenas mudanças de direção, que não estressam tanto o pneu. E mesmo assim eles optaram por compostos da gama intermediária em 2024.

O safety car na volta 7 solidificou ainda mais as estratégias, com a maioria dos pilotos optando por pneus duros e indo até o final. O desgaste de pneus era tão baixo que somente quatro pilotos decidiram ficar na pista quando esse SC apareceu. Norris, Hamilton, Hulkenberg e Zhou estavam perto de seus companheiros na pista, então perderiam tempo no box se parassem junto deles.

Apenas Hulkenberg se beneficiou dessa estratégia alternativa, graças ao seu companheiro de equipe Magnussen segurando o pelotão. E depois levando várias punições por conta disso, que foram importantes para ele levar uma suspensão meses depois no Azerbaijão.

Verstappen dominou a corrida, ampliando a vantagem da Red Bull sobre o resto do grid. E o destaque acabou sendo o desempenho consistente de estreia de Bearman, substituindo Sainz por conta de uma apendicite.

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