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McLaren sobra na Arábia, e Bortoleto é piloto que mais anda após problemas

Lando Norris, da McLaren foi o mais rápido na última sessão de treinos livres antes da classificação para o GP da Arábia Saudita, embora essa sessão não dê tantas informações para as equipes, por ser disputada ainda à tarde em Jeddah, com temperaturas muito mais altas do que os pilotos vão enfrentar na classificação, que será disputada a partir das 14h deste sábado, pelo horário de Brasília (20h no horário local).

As McLaren estiveram muito à frente dos rivais. Oscar Piastri foi o segundo, a apenas 24 milésimos do companheiro, mas o carro mais próximo ficou a mais de seis décimos do inglês: foi George Russell, da Mercedes, que parecia melhor nas curvas de alta velocidade, depois de sofrer durante os treinos livres da sexta-feira.

O treino foi importante para Gabriel Bortoleto ganhar quilometragem na pista de Jeddah, depois de perder todo o segundo treino por conta de um vazamento de combustível. O programa da Sauber foi focado em deixá-lo na pista pelo maior tempo possível e o brasileiro foi quem completou o maior número de voltas de todos os pilotos, 23, em uma pista em que é importante ir construindo aos poucos a confiança, devido aos muros próximos e à grande quantidade de curvas rápidas com baixa visibilidade.

O brasileiro, que não tem o pacote de atualizações que seu companheiro Nico Hulkenberg está usando e que ajuda o carro a se adaptar a um circuito que premia um carro que gere menos arrasto, terminou em 19º, à frente de Lance Stroll, da Aston Martin. "Incrível, cara, não consigo uma volta limpa nesse fim de semana", disse ele ao engenheiro, depois de ter um desequilíbrio grande na última curva. Mas mesmo com o novo pacote, seu companheiro, Nico Hulkenberg, ficou em 17º, dois décimos à frente de Bortoleto.

O piloto teve uma perda no sistema de energia cinética da unidade de potência na penúltima tentativa, mas a equipe informou o UOL Esporte que não é nada grave para a classificação.

Outra missão do terceiro treino livre, para todos os pilotos, foi fazer simulações de corrida com o pneu macio. A Pirelli trouxe pneus mais macios para este GP este ano, o que significa que as equipes não tinham muitas informações sobre o C5, que é o pneu de faixa vermelha neste fim de semana, principalmente depois que Yuki Tsunoda bateu no final do segundo treino livre e atrapalhou as simulações de todos.

O japonês, inclusive, perdeu parte da sessão, pois a Red Bull ainda terminava de consertar seu carro. E seu companheiro Max Verstappen, que reclamou do freio motor de sua Red Bull, em determinado momento do treino, foi o quarto.

Outro que não foi bem foi Lewis Hamilton. Ele reclamou com seu engenheiro que não sentia aderência vinda de seus pneus, depois de ouvir que estava perdendo sete décimos em relação ao companheiro Leclerc somente no primeiro setor. O britânico foi o 12º. Mas mesmo Leclerc estava reclamando bastante da Ferrari, dizendo que deslizava com os quatro pneus em algumas curvas, o que também indica falta de aderência.

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