Próximo de anúncio na Sauber, Bortoleto deve enfrentar estreia difícil
Após meses de especulações, o brasileiro Gabriel Bortoleto está perto de ser anunciado como piloto titular na Fórmula 1 na Sauber, única equipe que ainda não pontuou no atual campeonato e que vive uma fase de transição antes de se tornar equipe de fábrica da Audi em 2026. Isso encerraria o jejum de brasileiros atuando como titulares na categoria, que dura desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017, mas ainda não da maneira como o torcedor brasileiro sonhava.
Bortoleto está por todo o final de semana de GP de São Paulo vestido de piloto McLaren, até porque tem um acordo neste ano para fazer parte do programa de jovens do time inglês. O chefe do time, Andrea Stella, reafirmou algo que já havia dito ao UOL Esporte em setembro, que a relação com a equipe não seria um entrave. "Com essa história de sucesso, é normal que outras equipes de Fórmula 1 estejam interessadas em Gabriel. A McLaren não ficará no caminho de Gabriel se ele tiver a oportunidade de pilotar na Fórmula 1 ."
Mas houve, do lado da Sauber, uma demora de semanas para definir qual seria o caminho escolhido pela equipe, o que só reflete o estado atual da equipe. O time foi vendido para a Audi, que assume, em teoria, o controle completo no início do ano que vem para, em 2026, nomear o time e equipá-lo com motores também da Audi.
Sauber passa por reconstrução
Digo "em teoria" porque existe certo ceticismo de que a Audi chegará a entrar na F1, devido à política de austeridade da Volkswagen na Alemanha. Por isso, há a teoria de que o time seria vendido antes mesmo da estreia.
Essa seria mais uma mudança importante nesse projeto, depois que o comando da operação foi trocado em meados deste ano. O ex-chefe da McLaren, Andreas Seidl, foi substituído pelo ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto, e o suíço ficou bastante impressionado com o tamanho do desafio pela frente quando se inteirou da maneira como a equipe estava operando.
A Sauber sofre as consequências de anos de pouco investimento, então há um atraso muito grande tanto nos equipamentos utilizados quanto nos procedimentos.
A casa está sendo arrumada aos poucos, mas exemplos de rivais no grid que também passaram por fases longas de sucateamento, como a Williams, Alpine e Aston Martin, mostram que leva tempo para conseguir tirar a diferença, até porque as equipes estão constantemente em evolução.
A Sauber tem contratado vários profissionais de equipes grandes, principalmente Red Bull, e o efeito disso já foi visto nos pit stops, que começaram o ano em um nível inaceitável e hoje estão normalizados.
Durante todo o ano, a Sauber enfrentou problemas com falta de peças de reposição - e o chinês Guanyu Zhou disse ao UOL Esporte que a situação piorou muito em comparação com a temporada passada - e com a falta de atualizações. E, como o foco seria em 2026, o cenário ano que vem não deve melhorar.
A julgar pelo histórico de Binotto com a Ferrari, não vamos ver mudanças radicais. Ele é um engenheiro que gosta de entender a raiz dos problemas e reavaliar os processos, ao invés de fazer mudanças bruscas. Foi uma abordagem que ajudou no crescimento que vemos da Ferrari hoje, mas que levou tempo para gerar frutos.
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