Madri, pela 1ª vez, avisa que Ancelotti vai mesmo trocar Real pela seleção
Ler resumo da notícia
Na noite desta segunda-feira, os principais jornais da Espanha colocaram em suas manchetes que Carlo Ancelotti e a CBF estão acertados. Ou seja, o italiano será técnico da seleção brasileira, com contrato até a Copa do Mundo do ano que vem. O sonho de Ednaldo Rodrigues, afinal, vai se tornar realidade.
Por que importa tanto que jornais espanhóis noticiem, quando muitos outros meios de comunicação e jornalistas bem informados já falam sobre o tema há tempos? Porque desde janeiro de 2023, quando começou a história propagada pela CBF, o noticiário espanhol nunca levou a sério a possibilidade. E isso significava que o Real Madrid não estava nem um pouquinho preocupado com a chance de o seu treinador sair do clube para viajar ao Rio de Janeiro. E eles estavam certos. Agora, é diferente. A relação chegou ao fim. Basicamente, devemos interpretar as publicações desta noite da seguinte forma: Ancelotti e o Real Madrid já conversaram e chegaram a um acordo sobre a saída do italiano e o acerto com a CBF. E o clube vazou para a imprensa.
Basta saber se essa saída se dará ao final da Liga espanhola, que acaba no dia 24 de maio. Ou depois do superclássico do dia 11 de maio (uma eventual vitória do Barça ou até mesmo um empate irá sentenciar a disputa). A CBF quer Ancelotti nos jogos contra Equador e Paraguai, na primeira semana de junho. Duvido, e aqui é apenas uma opinião, que depois de tanto tempo atrás de Carletto, o acordo vá virar água por causa deste timing de uma ou duas semanas, ainda mais com a classificação do Brasil para a Copa praticamente assegurada.
Carlo Ancelotti nunca quis trabalhar no universo de seleções. A principal dúvida neste tempo todo sobre se Ancelotti viria ou não recaía justamente sobre este fato. Agora, o noticiário dos jornais de Madri mostram que ele tomou a decisão de embarcar na aventura, já avisou o Real Madrid sobre seus planos.
Ele fez parte da comissão de Arrigo Sacchi, na Copa de 94, quando a Itália perdeu a final para o Brasil nos pênaltis. Depois, só trabalhou em clubes. Foi campeão por onde passou, mas nunca estabeleceu um domínio de época. Tampouco se importou em ficar anos e anos e anos no mesmo lugar, a exceção foi o Milan. Estava em decadência, era treinador do Everton, quando voltou ao Real Madrid em 2021 para conseguir anos incríveis, dois títulos espanhóis e mais duas Champions.
Não tem um estilo de jogo marcado, como um Guardiola da vida. É um técnico italiano, é precavido em suas decisões, o Real Madrid dos últimos anos sempre foi um time de velocidade e contra ataques. O Milan da década retrasada tinha um meio de campo de extrema qualidade e usava isso muito bem. Já lidou com dezenas de brasileiros e centenas de estrelas, o que é importante para qualquer seleção. Domar egos, fazer escolhas e que estas sejam respeitadas.
Não é um tiro no escuro, porque a qualidade de Ancelotti é conhecida de todos nós ao longo das décadas. Mas sim, é um risco por não sabermos nada sobre como será sua relação com o universo de seleções, de poucos jogos, poucos treinos, pouco tempo de relacionamento. Nem ele sabe, essa que é a verdade. Não é oficial, mas agora é fato. É com Carletto que vamos!
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luciano Kurose
Se for verdade e ele vir acho que vai ser a primeira vez na história que um treinador realmente top 3 do mundo aceita dirigir uma seleção. Ai é claro que tem a falta de experiência com seleções (tempo curto e etc). Mas ele tem muita experiência no futebol de alto nível. Sabe formar equipes com intensidade e analisar o que está acontecendo em campo alterando a equipe se necessário. Para mim o pior que aconteceu nas ultimas 4 copas foi que os treinadores Brasileiros tomaram nó tático dos seus rivais e não souberam reagir. Ai esperamos que com o Ancelotti que é um dos mestres do futebol jogado na Europa saiba reagir ainda dentro dos 90 minutos e pelo menos taticamente equilibrar a partida. Esse pode ser o nosso trunfo ter um treinador acostumado com esse jogo de xadrez todo final de semana.
Miguel Ermetio Dias Junior
Com uma constelação na mão, insistir em Modric não parece ser o ideal para resolver a Seleção Brasileira
Marco Martins
Coitado...