Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

RB Bragantino é o verdadeiro "cara bobo" quando tenta encarar o Palmeiras

Rony e Natan brigam pela bola em Palmeiras x Bragantino, jogo do Campeonato Paulista - Marcello Zambrana/AGIF
Rony e Natan brigam pela bola em Palmeiras x Bragantino, jogo do Campeonato Paulista Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL Esporte

23/02/2023 08h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acontece desde a volta do Bragantino, na fase Red Bull, à Série A do Brasileiro. Mesmo antes de Abel Ferreira assumir o Palmeiras, ainda com o auxiliar Andrey "Cebola" Lopes fazendo a transição do trabalho ruim de Vanderlei Luxemburgo para o português assumir no final de 2020.

O time de Bragança tenta assumir protagonismo, mas o Palmeiras abre cedo o placar, com pressão no campo de ataque, uma transição rápida ou na bola parada mesmo. Depois recolhe as linhas, deixa o adversário ficar com a bola e resolve nos contragolpes.

Foi assim nos 4 a 1 em 2020 no placar agregado pela Copa do Brasil. No ano passado, duas vitórias do Palmeiras e dois empates. Em 2021, duas vitórias do RB Bragantino, mas no jogo decisivo pelas quartas do Paulista, gol de Rony e 1 a 0 para o Alviverde.

Agora Rony abriu o placar logo aos 13 minutos no Allianz Parque, em mais um escanteio da esquerda de Raphael Veiga. Depois o Bragantino, agora comandado por Pedro Caixinha após um longo trabalho de Mauricio Barbieri, finalizou 22 vezes, oito no alvo. A maioria, porém, de fora da área. Uma pressão praticamente estéril, sem oportunidade cristalina.

No final, passe de Rony e bela finalização do "amuleto" Breno Lopes para fechar os 2 a 0. O time de Bragança reclama, com razão, pela não expulsão de Rony, que no chão agrediu o zagueiro Natan e só levou amarelo do árbitro depois de consulta ao VAR. Mas, mesmo sem seu camisa dez, é difícil imaginar o atual campeão brasileiro e paulista sofrendo o empate em casa.

Porque o Red Bull Bragantino é freguês e quase sempre cai na mesma armadilha. Tentando duelar de igual para igual com o time mais bem treinado do país.

Esse é o verdadeiro "cara bobo", ao contrário do "homônimo" Carabobo, time venezuelano que, mesmo em casa, sabia da sua inferioridade em relação ao Atlético Mineiro pela segunda fase da Libertadores e teve apenas 21% de posse, sofreu 20 finalizações, porém só três no alvo. Ainda assim, teve a chance mais clara do jogo, com Everson fazendo milagre. De qualquer forma, o empate sem gols não foi de todo ruim.

O Carabobo sabe das suas limitações e quem estava enfrentando, apesar do seríssimo desfalque no Galo de Hulk, que testou positivo para Covid.

O RB Bragantino quis encarar o Palmeiras de peito aberto. De novo. Tolinho...

(Estatísticas: SofaScore)