Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Uma virada do tamanho da confiança do Real Madrid na Champions

Colunista do UOL Esporte

21/02/2023 18h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na semifinal de 2018/19, as imagens de um Barcelona atônito e em pânico no vestiário durante o intervalo em Anfield rodaram o mundo depois dos 4 a 0 impostos pelo Liverpool que viraram um 3 a 0 no Camp Nou.

Detalhe: o primeiro tempo em Liverpool terminou apenas 1 a 0. E foi o suficiente para o time catalão baquear. Ainda com 3 a 1 a favor no agregado. O inferno viria depois.

Agora o Real Madrid viu a cara da morte em 14 minutos na casa dos Reds pelas oitavas da Liga dos Campeões. Levou um atropelo, com intensidade altíssima da equipe de Jürgen Klopp e muito volume pela direita, com Salah, Henderson e Alexander-Arnold para cima de um Alaba perdido deslocado pela lateral e sem o suporte de Toni Kroos, que começou no banco. Ainda a falha grotesca de Courtois, que vacilou na frente de Salah, que marcou o segundo e serviu Darwin Núñez, que abriu o placar com toque de letra.

Parecia a senha de uma noite trágica. Mas Carlo Ancelotti seguiu mascando seu chiclete, talvez com um pouco mais de força, mas sem mudar a expressão. E o time merengue continuou jogando.

Então apareceu Vinicius Júnior. Sem a perseguição que sofre na Espanha - dentro e fora de campo, especialmente em jogos como visitante - teve serenidade para desequilibrar. Primeiro tabelou com Benzema e, praticamente sem espaço, finalizou cruzado para iniciar uma reação histórica. O empate veio também com o brasileiro, aproveitando a "devolução" de Alisson, em outro erro grosseiro de um grande goleiro na noite.

Certamente veio na mente de todos os presentes no estádio a saga do Real Madrid na temporada passada. Ressuscitando ou resistindo no mata-mata até o título, contra o próprio Liverpool. Com competência e aquelas coincidências felizes que ajudam os campeões.

Desta vez a lesão de Alaba ajudou, porque Nacho entrou e ajustou o setor defensivamente. E os Reds desabaram de vez com o gol de Militão logo no início da segunda etapa. Tocando com calma e confiança, sabendo a hora de acelerar ou cadenciar, o Real marcou mais dois com Benzema, completando assistências de Rodrygo e Vinicius Júnior.

5 a 2. O Liverpool nunca tinha levado mais de quatro em Anfield no torneio. Fez 2 a 0 e saiu praticamente eliminado. Porque o maior campeão cresce na maior competição do planeta. Quando outros desmancham, o Real Madrid se agiganta na Champions.

Uma virada do tamanho da confiança do time de Carlo Ancelotti.