Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Record e Globo bem: como foi a 1ª 'rodada dupla' de quarta no Brasileirão

O Brasileirão viveu ontem um momento histórico após décadas restrito à faixa das 21h30 nos jogos exibidos em TV aberta. Com a chegada da Record em um pacote de partidas exclusivas nesta mídia obtidos em negociação com a LFU (Liga Forte União), o público passou a ter a oportunidade de ver dois jogos ao vivo em sequência de graça, um às 19h30 e o outro às 21h30. A primeira experiência foi muito boa para Record e Globo.

A estreia das quartas-feiras no Brasileirão para a Record veio com um jogo perfeito para isso: Corinthians x Fluminense. O duelo também estava disponível na CazéTV, de graça, no YouTube, além do Premiere nas operadoras de TV por assinatura e na internet, por meio do Globoplay e Amazon Prime Video. A emissora agora ocupa a faixa das 19h30, uma forma de não competir com o futebol da Globo.

No Paulistão, quando a competição era só da Record em TV aberta, a emissora de Edir Macedo usava a faixa das 21h35. Ou seja, a mudança para mais cedo é uma estratégia para não chocar dois jogos da mesma competição e evitar a divisão do público do futebol. Com a vitória do Fluminense sobre o Corinthians, ontem, a Record marcou média de 11,8 pontos de audiência em São Paulo.

O pico da transmissão foi de 15,5, de acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos pela coluna, com a Record ficando com 18,2% de participação sobre o total de televisores ligados no horário da partida. Deixou o SBT no terceiro lugar, com 3 pontos de média. E ainda obteve dois minutos na liderança, já na reta final, quando a TV Globo estava no pré-jogo de Santos x Atlético-MG na região metropolitana de SP.

No Rio de Janeiro, a vitória do Tricolor carioca marcou 8,1 pontos de audiência, com 12,5% de participação e um share de 12,5%. Assim que o jogo terminou, o espectador fanático por futebol passou a ter a oportunidade de apenas mudar de canal e continuar vendo Brasileirão de graça.

A TV Globo exibiu Flamengo x Juventude, Santos x Atlético-MG e Vitória x Fortaleza no esquema nacional de divisão de praças. Apesar de ter perdido o primeiro lugar no Ibope em São Paulo foi dois minutos enquanto fazia o 'esquenta' para o jogo do Peixe contra o Galo, a migração de público que via o Corinthians x Fluminense na Record aconteceu.

Com Santos 2 x 0 Atlético-MG, a TV Globo marcou a melhor audiência até agora no Brasileirão em SP, com 17 pontos de média, contra 15 de todos os outros três jogos transmitidos até então, um do Palmeiras e dois do São Paulo, sempre com a observação de que as outras partidas foram realizadas em domingos.

No Rio de Janeiro, também houve recorde. A goleada do Flamengo sobre o Juventude por 6 a 0 rendeu média de 30 pontos para a TV Globo, superando os 25 do último domingo, quando o mesmo time rubro-negro enfrentou o Grêmio com transmissão na faixa horária provisória das 17h30, provocada pela necessidade de dar 66 horas de intervalo ao São Paulo após um jogo da Libertadores, já que o Tricolor paulista era a transmissão global para SP na mesma rodada no esquema simultâneo de divisão de praças.

Não foram obtidos os números de Vitória x Fortaleza nas praças de Salvador e Fortaleza até o momento da publicação deste texto. Mas é fato que a primeira quarta-feira de 'rodada dupla' na TV aberta em canais diferentes mostrou que o público noturno também não cansa de futebol sendo exibido por quatro horas seguidas, como os domingos já vinham mostrando. Fica a expectativa para as próximas ocasiões.

Continua após a publicidade

No próximo domingo (20), a TV Globo terá São Paulo x Santos e Atlético-MG x Botafogo às 16h para dividir entre a sua rede. A Record vai de Fortaleza x Palmeiras para todo o Brasil às 18h30, sempre pelo horário de Brasília.

A próxima rodada de meio de semana do Brasileirão, porém, só vai acontecer em junho, depois da data Fifa, quando a Record terá Fortaleza x Santos às 19h30 de uma quinta, dia 12, e a TV Globo terá São Paulo x Vasco e Atlético-MG x Internacional.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.