'Driver': como é a série que estreia hoje com missão de expandir Fórmula E

Ler resumo da notícia
O Amazon Prime Video estreia hoje a série documental 'Formula E: Driver', que apresenta os bastidores e imagens da temporada 2023/24 da primeira competição de carros elétricos da FIA, que surgiu em 2014 e já teve dez edições concluídas.
A produção tem uma pegada bastante parecida com 'Drive to Survive', da Netflix, que revolucionou a relação da Fórmula 1 com os mais jovens ao apresentar os pilotos em seus lados humanos, com família, hobbies, momentos de lazer e descanso, alternados com os desafios nas pistas. Essa é a receita
A coluna teve acesso aos episódios antes do lançamento oficial e conseguiu ter as primeiras impressões sobre a série, que promete ser uma boa forma de primeiro contato de novos públicos com a categoria.
O ponto de partida é o fim da temporada 2022/2023 da Fórmula E, a nona da história da categoria, quando Jake Dennis foi o campeão. Ele é o primeiro piloto abordado, fazendo a transição para o início da décima temporada, 2023/24. A narrativa tem fio condutor muito bom para quem não conhece tão de perto essa competição.
Norman Nato, companheiro de Dennis na Andretti, é apresentado como o desafiante interno, explicando a relação de competição em uma própria equipe, algo que o fã de automobilismo já sabe há muito tempo, mas o público mais geral ainda não.
O objetivo é claro: usar o mundo do streaming e a narrativa típica de série documental para conquistar novos públicos, fazendo tudo o que era possível com acesso total a bastidores, depoimentos de diretores das equipes, entrevistas com jornalistas que acompanham a temporada, e o uso de imagens impressionantes, além de destacar nomes que apareceram nas corridas, como Usain Bolt, estrela do atletismo, todo empolgando como um fã na primeira corrida da temporada.
A série constrói a ideia de uma categoria em crescimento, mas que já possui certo status após 10 anos de existência. As corridas são exibidas praticamente da mesma forma como já vimos em 'Drive to Survive', imagens dos momentos mais importantes com narração especialmente feita para o documentário, alternando com áudios do rádio entre pilotos e equipes, depoimentos de jornalistas que estavam presentes, e as alegrias e frustrações de vencedores e perdedores.
Para quem tem interesse em começar a ver a Fórmula E, atualmente transmitida no Brasil pela Band, BandSports e Grande Prêmio, 'Driver' é um excelente guia para conhecer alguns dos pilotos participantes, as equipes, como funciona o dia a dia das corridas, sem aprofundar muito em questões técnicas demais.
O inicialmente estranho som dos carrinhos elétricos dá lugar a uma imersão real na categoria, que teve corridas muito disputadas e um final emocionante no ano passado. A decisão do campeonato teve cinco pilotos com chances de título, mas o campeão acabou sendo o alemão Pascal Werlhein, que não era um dos quatro pilotos acompanhados mais de perto ao longo dos episódios.
Além de Dennis, Antônio Félix da Costa (que dá um impressionante depoimento sobre como foi ser campeão em 2020 em meio à pandemia), Mitch Evans e Dan Ticktum (abordado como o 'bad boy' que precisa manter seu lugar na equipe para o ano seguinte) também aparecem ao longo da série, que está dividida em quatro episódios, todos disponíveis no Prime Video a partir de hoje.
Apesar de não ter acompanhado de perto o campeão, vale muito ver especialmente no último episódio o momento no qual Félix da Costa fala sobre o enrosco que teve com Nick Cassidy na última corrida, um lance que acabou furando o pneu e tirando o adversário da corrida e da briga pelo título. É um momento tocante.
A série não traz grandes novidades enquanto produção audiovisual, mas não era essa a proposta, e sim apresentar a Fórmula E ao mundo, tal como a Fórmula 1 fez com uma geração que a havia abandonado quase 10 anos atrás. Resta saber se a receita vai dar resultados de novo agora.
O que disseram os envolvidos na produção:
"Este documentário coloca você de corpo inteiro nos bastidores, dando aos fãs uma visão crua e sem filtros do que significa ser um piloto de corrida. Capturamos os altos e baixos - e tudo o que há entre eles - trazendo os espectadores para dentro do nosso mundo para vivenciar a intensidade, a pressão e a paixão que alimentam nosso esporte. O sucesso e o fracasso definem o automobilismo e, com esta série, estamos puxando a cortina para mostrar tudo isso", disse Antônio Félix da Costa.
"O lançamento de Fórmula E: Driver é realmente empolgante e esperamos que a série traga uma visão nova e única do mundo da Fórmula E. Foi ótimo trabalhar com a Astronaut Films e a equipe da Fórmula E nesse novo empreendimento, que esperamos que permita que os fãs vejam o que é necessário para competir no esporte automobilístico mais competitivo do mundo, permita que nosso esporte cresça e alcance um público muito maior", afirmou Mitch Evans.
"Fazer 'Fórmula E: Driver' foi um verdadeiro privilégio. O mundo inteiro da Fórmula E é um circo fantástico, com grandes nomes como Porsche, Jaguar e Andretti lutando pelo título ao redor do mundo. Com esta série, queríamos tentar mostrar como é realmente a vida dos pilotos que, enquanto vivem seus sonhos de infância, estão sob constante pressão na pista e fora dela", disse o produtor executivo Jon Alwen.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.