Em partida válida pela 10ª rodada do NBB, o São Paulo foi até a capital cearense para enfrentar o Fortaleza, no Unifor, e venceu na prorrogação pelo placar de 80 a 79.
Com a vitória, o time paulista chega a 7 vitórias em 10 jogos, empatado com o Brasília na terceira posição. O time da casa volta a perder, depois de ter quebrado sequência negativa ao vencer o Paulistano na última rodada - são apenas 2 vitórias e a lanterna da competição.
O cestinha da partida foi Paulo Lourenço, com 20 pontos, embora o destaque tenha sido por conta do pivô Faverani, com 9 rebotes e 11 pontos (5 na prorrogação).
1º e 2º quarto
primeiro quarto foi marcado por um começo de partida em ritmo lento. Nos primeiros seis minutos de partida, apenas 8 pontos anotados em um placar que apontava 4 a 4.
O ritmo aumentou e os quatro minutos finais do etapa foram responsáveis por 22 pontos, em vitória parcial da equipe paulista por 17 a 13, após a entrada de Fischer. O ponto baixo ficou pela lesão de Léo Abreu, que torceu o pé sozinho e precisou ser retirado de quadra carregado pelos companheiros.
O começo do segundo período foi de pressão tricolor (paulista), que chegou abrir 14 pontos de vantagem no placar até que o Fortaleza anotasse seus primeiros tentos na parcial. O São Paulo administrou a vantagem e foi para o intervalo na frente, com 37 a 29.
3º e 4º quarto
O Fortaleza voltou para a segunda metade do jogo bem diferente da primeira, diminuindo a vantagem pra 1 ponto antes da metade do terceiro quarto. Com o jogo equilibrado, foi a vez do Carcalaion tomar as rédeas e virar a partida. Com 24 a 15 nesse recorte, o time cearense foi para o último quarto com 53 a 52.
Ainda com o mesmo gás, o time da casa começou o quarto período colocando 6 pontos de vantagem para o São Paulo, que passou a reagir. Uma bola de três, após uma cesta e falta, empatou a partida em 67 a 67.
O final da partida foi marcado por polêmicas. Com 3 pontos de vantagem, o Fortaleza cometeu falta antidesportiva e colocou o São Paulo na linha do lance livre com a posse posterior. Com a bola, após tentativa pra 3, Renan pegou rebote defensivo mas pisou na linha, dando a posse novamente aos visitantes.
Fischer acionou Faverani, que sofreu falta controversa, para desespero do Fortaleza. Ele converteu o primeiro, errou o segundo e contou com mais uma falta do time mandante para ter outros dois chutes na linha do lance livre. Virada do tricolor paulista.
Na sequência, o Carcalaion também teve dois lances livres, convertendo o apenas o primeiro e levando a partida para a prorrogação.
Prorrogação
Com duas exclusões do Fortaleza, o São Paulo abriu bem o overtime colocando 7 pontos de vantagem. O tricolor cearense tentou ensaiar reação e cortou 6 pontos da diferença. Nas últimas duas ações da partida, mais emoção: Faverani errou dois lances livres e deu a bola do jogo para o Fortaleza, que com Léo Abreu recuperado da torção, errou chute de três, no estouro do cronômetro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.