Picapes: veja quem se deu bem em 2024 e o que esperar para este ano

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Depois da onda de lançamentos de SUVs, as picapes passaram a ganhar mais atenção no Brasil. Há mais modelos do que antes, e com propostas mais variadas (como as intermediárias Toro, Montana, Rampage, Oroch e Maverick). Com isso, o segmento passa por uma expansão que se reflete também nos números de vendas.
Em 2024, das dez picapes mais vendidas no Brasil, oito foram melhor em emplacamentos do que em 2023. Apenas duas se deram mal. Os índices, que você poderá conferir adiante, foram calculadas a partir de dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Além disso, o veículo mais vendido do Brasil em 2024 foi uma picape: Fiat Strada. Aqui, você vai conferir quais foram os modelos do segmento mais emplacados no País no ano passado, os que mais cresceram e aqueles que venderam menos que em 2023. Conhecerá também as novidades da categoria previstas para 2025.
Em alta
Na lista das picapes do top 10 cujas vendas mais cresceram, a Rampage lidera, com alta de 173,46%. Em 2024, os emplacamentos do modelo da RAM totalizaram 23.619 unidades. É preciso ressaltar, no entanto, que esse índice é "inflacionado" pelo fato de as entregas do modelo terem começado, em 2023, próximas ao último trimestre.
Por isso, naquele ano, foram vendidos pouco mais de 8 mil exemplares da Rampage. A nova geração da Ranger, aliás, chegou na mesma época de 2023. Porém, o produto da Ford não obteve uma alta tão grande em 2024, já que no ano anterior também foram contabilizados emplacamentos do modelo antigo.
Ainda assim, a Ranger tem o segundo maior crescimento de 2024 na lista das dez mais emplacadas: 56,53%. As vendas totalizaram 31.860 unidades. Outras que avançaram acima do mercado total (que teve alta de 14,02% no ano passado) foram Saveiro (22,28%) e Strada (19.97%).
O modelo da Volkswagen, reestilizado no fim de 2023, somou 56.984 unidades emplacadas em 2024. O da Fiat teve 144.684 exemplares vendidos.
Em baixa
Apesar de ter sofrido bastante com a nova geração da Ranger, a S10 encerrou 2024 com discreto crescimento, de 5,52%. A reestilização e as mudanças no motor ajudaram a dar ânimo à picape média. Na linha Chevrolet, foi outro modelo do segmento que se deu mal: a Montana.
A picape intermediária registrou 27.724 unidades vendidas, 7,64% a menos que no ano anterior. O outro modelo do top 10 a ter emplacamentos inferiores aos de 2023 foi a L200 Triton, com queda de 13,28%.
O que vem por aí
E por falar na picape da Mitsubishi, em 2025 o desempenho promete ser melhor. O modelo abandonou o nome L200 e foi apresentado no fim de 2024 apenas como Triton. As pré-vendas começaram no ano passado, mas as entregas terão início apenas agora.
Com isso, a Mitsubishi Triton é o primeiro lançamento de 2025 no segmento de picapes. O ano terá ainda novidades da Ford. A nova Maverick está prevista ainda para o primeiro semestre. Outro lançamento será o da versão cabine-simples da Ranger.

Ainda na linha das novas versões, a Toro vai ganha o novo motor 2.2 turbodiesel que estreou em 2024 na Rampage. Este substitui o 2.0 usado até agora.
No ano passado, RAM 1500 e Ford F-150 ganharam novidades no estilo e, no caso da primeira, no motor. Em 2025, será a vez de a Chevrolet Silverado passar por reestilização.
Entre as chinesas, é aguardada para o fim do ano a chegada da picape híbrida Poer, da GWM. Porém, ao menos neste momento ela não será feita no Brasil, como havia sido planejado pela marca. Os planos mudaram, e o produto virá da China.
Antes da Poer, virá ao País a elétrica RD6. Este modelo é da marca chinesa Riddara, que pertence ao Grupo Geely (do qual também fazem parte a Zeekr e a sueca Volvo).
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