Polo líder e Kicks em baixa: veja carros que se deram bem ou mal em abril

Ler resumo da notícia
O Volkswagen Polo é o grande vencedor do mercado de carros em abril. Pela primeira vez neste ano, o modelo foi o mais vendido, tirando a posição da Fiat Strada. Mas nem todos tiveram motivo para celebrar no mês passado. Há também automóveis e comerciais leves com desempenho abaixo da média.
Os dois que mais chamaram a atenção no grupo dos carros que se deram mal em abril foram Chevrolet Tracker e Nissan Kicks. O SUV da Chevrolet, que já foi o mais vendido do segmento e terminou os dois últimos anos na segunda colocação, desta vez ficou apenas em sétimo lugar.
Isso considerando todos os SUVs. Descartando o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass (que são médios), entre os compactos o Tracker foi quinto colocado. Ainda assim, um resultado ruim para o tradicional vice-líder.
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Tracker somou 4.297 emplacamentos em abril. O Kicks, por sua vez, teve 4.006. Este é outro do grupo que se deu mal em abril, pois foi o oitavo mais vendido (e sexto entre os compactos).
No ano passado, o Kicks foi o quarto mais vendido. Neste início de ano, vem perdendo posições. A nova geração está chegando, mas o atual vai ser mantido em linha. A Nissan, inclusive, fez um evento para comunicar isso, e mudou o nome do produto para Kicks Play.
Ainda assim, a queda de participação não é inesperada. Afinal, é comum que muitos clientes que querem o Kicks esperem a chegada da nova geração, para saber se vale a pena investir ou ficar com o atual (mais barato).
Para comparação com Kicks e Tracker, o SUV mais vendido do Brasil, T-Cross, teve 8.114 emplacamentos (quase o dobro do Chevrolet e mais de duas vezes o número do Nissan). Já quando olhamos para os elétricos, o líder Dolphin Mini registrou 2.175 unidades emplacadas.
Enquanto isso, o Ora 03 teve apenas 191 emplacamentos. O carro não é rival direto do líder, mas é do Dolphin, que registrou 923 unidades vendidas no mês passado. Quando o compacto da GWM chegou, a aposta era de que teria fôlego para encarar os BYD e brigar pelo primeiro posto entre os carros elétricos.
A realidade, porém, é que o Ora 03 não caiu tanto no gosto do público quanto o Dolphin. Em abril, além de ter registrado volume muito baixo, foi apenas o quarto EV mais emplacado (atrás também do Volvo EX30, bem mais caro).
Também está na lista dos modelos que se deram mal a Amarok, que foi última colocada no segmento de picapes a diesel feitas sobre chassi. O modelo da Volkswagen somou 159 emplacamentos. A nova geração está confirmada para 2027, e terá qualidades para dar fôlego às vendas do veículo.
Destaques
Se foi ruim para a Amarok, foi bom para a Titano. Além do Polo, a picape da Fiat foi um dos modelos que se deram bem em abril. Com 1.069 emplacamentos, ficou em quarto lugar, atrás apenas do trio que, atualmente, é imbatível: Hilux, Ranger e S10.
Outro destaque foi o HR-V, terceiro colocado no ranking de SUVs mais vendidos em abril (e 10º no geral). Apenas entre os utilitários-esportivos compactos, o Honda foi vice-líder, ficando atrás do T-Cross. O carro teve 5.259 unidades vendidas.
O Fastback obteve sua melhor posição no ranking de vendas. O Fiat foi o 12º carro mais vendido do Brasil, o quinto colocado entre os SUVs e o quarto do segmento de utilitários-esportivos compactos. Seus emplacamentos totalizaram 4.676 exemplares.
Na categoria de automóveis de marcas de luxo, o "top 10" ganhou um novo integrante. Trata-se do BMW X2. Lançado no ano passado, o modelo foi o sétimo mais vendido do universo premium.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.