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Como estrada da Flórida deve acabar com riscos de viajar com carro elétrico

O epicentro da eletrificação automotiva nos Estados Unidos é a Califórnia, Estado em que o consumidor se mostra mais adepto não apenas ao carro híbrido plug-in, mas também ao 100% elétrico. Mas é na Flórida que está sendo criada a iniciativa que pode representar o próximo fundamental passo para a popularização do EV.

Trata-se da SR-516, uma via capaz de carregar a bateria de automóveis eletrificados por indução. Sabe aquele carregador sem fio de smartphones que temos em alguns automóveis. O princípio desta estrada da Flórida é semelhante: basta o automóvel rodar sobre ela para ser recarregado.

SR é a abreviação para State Route, ou rota estadual. A 516 será uma ligação entre os condados de Lake e Orange, conectando a rodovia federal US-27 à estadual SR-429. Serão 7 km no total. O projeto é da Central Florida Expressway Authority (CFX).

O objetivo é transformar a SR-516 em um marco de tecnologia e sustentabilidade não apenas para a Florida, mas também para os EUA. Além disso, deverá promover redução nos congestionamentos nesta movimentada área, que fica nos arredores de Orlando.

Há expectativa, inclusive, de valorização nos imóveis dos dois condados. Para quem quer investir na região, este pode ser um bom momento para comprar, já que a primeira fase, com obras iniciadas em 2024, tem conclusão prevista para 2027.

Serão três fases de construção. As outras duas começam em 2026, e devem ser concluídas de 2029. Além de carregar carros elétricos por indução, a SR-16 também terá coisas como vias exclusivas para pedestres e ciclistas e até passagens para animais silvestres próximas a áreas de preservação.

Carregamento por indução

Abaixo do piso da SR-516, serão instaladas bobinas eletromagnéticas criadas pela companhia norueguesa ENRX. Como no sistema para smartphones, elas são capazes de transferir energia para carros compatíveis. Aqui, no entanto, essa transferência ocorre em movimento.

Com o carregamento por indução, as vantagens são aumento da autonomia e menos paradas em postos de recarga rápida. Inicialmente, a tecnologia estará disponível em apenas 1,6 km de estrada, para testes que serão feitos somente em veículos selecionados (os critérios para escolha desses carros não foram divulgados ainda pelas empresas envolvidas, a ENRX e a ASPIRE).

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Após testes preliminares, a possibilidade de recarga deve ser estendida a todos os veículos compatíveis com a tecnlogia. Além disso, a SR-516 poderá receber a tecnologia em todos os seus 7 km de extensão.

O carregamento por indução é uma aposta para o futuro para auxiliar no processo de recarga de carros híbridos plug-in e elétricos. Porém, é uma tecnologia difícil de instalar em vias já existentes.

Por outro lado, pode ser adotada com facilidade em novas vias, especialmente nas chamadas cidades inteligentes - iniciativas que pretendem ser laboratórios para tecnologias de mobilidade, como direção automatizada e inteligência artificial. Entre os exemplos está Woven City, concebida pela Toyota e com primeira fase prevista para 2025.

Opinião

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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