Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Novo CLA chega ao Brasil em 2025 para marcar virada da Mercedes-Benz

Antes de a Volvo surpreender o mundo, em setembro de 2024, ao abandonar a ideia de ter apenas modelos elétricos na próxima década, a Mercedes-Benz já havia dado esse passo. A alemã, no entanto, fez essa mudança de maneira mais discreta.

O modelo que marca a volta da Mercedes-Benz aos planos de continuar a vender modelos a combustão no futuro é a nova geração do CLA. O sedã, versão final do Concept CLA Class (revelado no Salão de Munique de 2023), será lançado na Europa na primeira metade do ano que vem.

O modelo definitivo está rodando em testes e já surgiu camuflado, mas ainda não foi revelado. A Mercedes-Benz do Brasil, por sua vez, anunciou que o novo CLA está confirmado para o País, e chega no segundo semestre de 2025.

Para o anúncio, a Mercedes-Benz escolheu o dia de prévia do Electric Experience, um evento para clientes nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Paulo. A ação tem o objetivo de promover maior conhecimento aos consumidores sobre os EVs da marca (são sete, no Brasil), por meio de palestras e test-drives.

Mas por que escolher um evento de elétricos para o anúncio? É que o novo CLA é, ao menos nesse primeiro momento, um veículo 100% a eletricidade. Então por que ele representa o abandono da Mercedes-Benz ao futuro 100% EV?

Plataformas

O EQC, primeiro elétrico da Mercedes-Benz, inaugurou a plataforma EVA 1.0, que foi concebida para carros a combustão e adaptada para EVs. Já a EVA 1.5.(modelos EQA e EQB) foi, de acordo com a montadora, desenvolvida para ter os dois tipos de produto. Então veio a EVA 2.0 (EQE e EQS), exclusiva para modelos 100% a eletricidade.

O novo CLA será o primeiro carro feito sobre a MMA. A nova arquitetura modular foi desenvolvida para todos os tipos de automóveis: a combustão, híbridos, elétricos e até com outros tipos de propulsão.

No fim da década passada, a Mercedes-Benz anunciou oficialmente que, a partir de 2030, só venderia modelos elétricos. Porém, em fevereiro deste ano, sem comunicado oficial, começaram a surgir notícias sobre mudança nos planos.

Continua após a publicidade

Pelo mundo, veículos de comunicação passaram a publicar informações sobre o abandono de futuras bases exclusivas para elétricos e o retorno do investimento em arquiteturas para produtos a combustão.

Mas essa decisão já havia sido tomada antes de 2024. Afinal, o CLA Concept, protótipo que marca o início do futuro da Mercedes-Benz, surgiu em setembro de 2023, data em que foi realizado o Salão de Munique.

CLA Concept

O protótipo marcado pelo grande teto de vidro com pontos que imitam estrelas traz diversas soluções sustentáveis que vão ser usadas no carro final. Entre elas, há os tapetes feitos com fibra de bambu e o acabamento com celulose utilizando energias renováveis.

Ele também promoverá a estreia de algumas tecnologias. Entre elas, há a nova geração da unidade de tração elétrica da marca. Virá ainda com a próxima geração do sistema operacional da Mercedes-Benz (MB.OS).

Siga o UOL Carros no

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.