Volks terá pelo menos 7 lançamentos no Brasil em 2025; veja o que chegará

Ler resumo da notícia
Das três maiores montadoras no Brasil, a Volkswagen deverá ser a com maior número de lançamentos em 2025 - superando, nesse quesito, Fiat e Chevrolet. A marca começou o ano com o T-Cross Extreme e o Nivus Sense.
Essas novidades, no entanto, foram só um aquecimento. O melhor ainda está por vir. Além desses dois lançamentos, a montadora terá pelo menos outros cinco neste ano - entre versões, carros inéditos e atualizações.
No fim deste mês, chega o Nivus GTS. A nova versão topo do SUV cupê terá preparação esportiva e o motor 1.4 turbo de 150 cv. Promete entregar desempenho empolgante.
Entre o fim do primeiro semestre e o início do segundo, começa a ser vendido o Tera. O produto é o quinto produzido sobre a plataforma MQB-0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.

Trata-se de um SUV subcompacto que virá para concorrer com Kardian e Pulse. Será posicionado abaixo do Nivus. Com sua chegada, algumas versões do Polo podem sair de linha.
O Tera deverá ter cinco versões, a mais simples com motor 1.0 aspirado e câmbio manual - estratégia focada em preço e já utilizada pelo Citroën Basalt, atualmente o SUV mais barato do Brasil. As mais caras, como a High com pacote Outfit mostrada durante o carnaval do Rio de Janeiro, trarão propulsor 1.0 turbo de 116 cv e transmissão automática de seis velocidades.
Premium

A segunda parte do ano será voltada modelos de maior valor agregado. Um dos que têm lançamento confirmado é o renovado Jetta GLI. O modelo mexicano passou por reestilização e mudanças no interior. Além disso, ganhou tecnologia.
O motor não teve alterações. Trata-se do 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm. O Jetta GLI tem tração dianteira e câmbio automático de oito velocidades.
O Golf GTI, que virá da Europa na reestilização de meio de vida da oitava geração (conhecida como 8.5), também traz um 2.0 turbo, mas em versão de 265 cv e 37,7 kgfm. O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens.

De 0 a 100 km/h, o Golf GTI vai em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Na atualização de meio de vida, o hatch ganhou coisas como nova central multimídia e logotipo da VW iluminado.
No fim do ano, virá a versão atualizada do Taos. O modelo, atualmente feito na Argentina, passará a ser trazido do México com visual reestilizado, entre outras alterações. Vale lembrar que o SUV recebeu uma novidade recente: câmbio automático de oito marchas.

Possibilidade
O Tiguan vendido no mercado brasileiro ainda está na "antiga" geração. Mas, no México, de onde é trazido é modelo, já houve atualização. O SUV agora está em dia com o europeu (apresentado no fim de 2023 e lançado logo em seguida).
Por isso, há duas possibilidades para o Tiguan no Brasil. A primeira é deixar de ser oferecido. A outra é vir em nova geração. Minha aposta: a segunda.
Se a nova geração vier, não será necessariamente este ano. Pode ficar para 2026. Outra dúvida na lista de lançamentos é o carro híbrido flex sul-americano. Essa tecnologia deverá estar na próxima Amarok, que estreia apenas em 2027.
Será que, antes disso, há possibilidade de outro VW trazer o sistema híbrido flex? É bem provável, já que a marca vem trabalhando há bastante tempo na tecnologia. Porém, são maiores as chances de que a estreia não ocorra este ano, e sim em 2026.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.