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Novo Audi RS3 Sedan fica mais rápido e equilibrado em 3ª geração

À minha frente estava uma RS6 Avant, roncando forte com seu V8 na aceleração. Mas o barulho da perua que é um dos esportivos mais icônicos do mundo não conseguiu tirar minha atenção do carro que eu tinha em minhas mãos: o novo Audi RS3 Sedan. Nesta terceira geração, o modelo manteve potência e torque, mas recebeu atualizações que melhoram a experiência e aguçam ainda mais os sentidos - tato, audição, visão...

Avaliei o novo RS3 Sedan no circuito Panamericano - em Elias Fausto (SP) -, seguindo a imponente RS6 Avant, que era o carro-madrinha durante as voltas na pista. E, olha só: com as mudanças, o três-volumes ficou 3 décimos de segundo mais rápido para ir de 0 a 100 km/h e se aproximou bastante da perua. Leva 3,8 s para cumprir essa prova, ante os 3,4 s da perua.

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Imagem: Audi/Divulgação

Esportivo de entrada da Audi (ao lado do hatch), o RS3 Sedan tem duas versões. Parte de R$ 659.990 e vai a R$ 714.990 na topo de linha, Track. A mecânica é a mesma. As diferenças entre elas, assim como detalhes sobre design e tecnologia do produto, você confere aqui - em análise publicada na quinta-feira (27).

Abaixo, veja como é a experiência ao volante do modelo, que entra em pré-venda no dia 9 de abril (com entregas a partir do segundo semestre).

Roncando alto

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Imagem: Audi/Divulgação

A Audi aplicou novos flaps ao escape, que tem duas saídas traseiras em formato oval. Basta acionar o modo dinâmico de condução (o esportivo da marca alemã) e aproveitar o som do motor nas acelerações. É um ronco que contagia. V8? V6? Que nada.

Esse motor é o mesmo cinco-cilindros da geração anterior, turbo e com 2.5 litros. A ação desses flaps, principalmente entre 2.200 e 3.500 rpm, deixa o ronco mais encorpado e instigante. O propulsor não teve mudanças nos números: são 400 cv e 51 kgfm. O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens.

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Sem mudanças em potência e torque, como o RS3 ficou mais rápido? São vários fatores. Um deles é a atualização no software do cinco-cilindros. Além disso, há inúmeras novidades na ação do sistema de tração integral quattro, que é por demanda.

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Imagem: Audi/Divulgação

A Audi instalou no modelo um novo diferencial traseiro. Este permite dividir torque entre as rodas de trás - até 100% pode ser transferido para apenas uma. Além disso, por meio dos botões vermelhos no volante, o motorista pode optar por jogar mais força para trás, permitindo sair de lado e até fazer drift.

Há ainda vetorização do torque e amortecedores adaptativos, que deixam o carro extremamente duro no modo dinâmico de condução. Todo esse pacote ajuda na prova de 0 a 100 km/h, mas são ainda mais fundamentais para a estabilidade.

Devorando as curvas

Minutos antes de pilotar o RS3 Sedan, eu guiei no mesmo circuito o modelo que é sua base, o A3 Sedan. E aí a diferença ficou muito clara. A velocidade extra é brutal (a versão "civil" tem 204 cv e 32,6 kgfm), o que poderia sugerir mais dificuldade de controle para o sedã esportivo. Mas não é isso que ocorre.

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Tudo no RS3 Sedan trabalha para dar equilíbrio nas entradas, contornos e, principalmente, saídas de curvas. O três-volumes passa extrema confiança e leva o piloto a começar a acelerar cada vez mais cedo, melhorando rapidamente seu tempo de volta - no caso daqueles que são adeptos a "track days", quando grupos se encontram para rodar em pistas.

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Imagem: Audi/Divulgação

Com todo esse equilíbrio e controle fortalecido pela ação do sistema quattro, não é de se admirar que o RS3 consiga ser 3 décimos de segundo mais rápido que seu concorrente BMW M2 no 0 a 100 km/h, mesmo tendo 60 cv a menos. Mas o peso também ajuda nessa equação.

Com 1.550 kg, o Audi é 160 kg mais leve que o M2, mesmo tendo a pesada tração nas quatro rodas - no BMW, é traseira. A velocidade máxima do RS3 Sedan é de 250 km/h.

Posição ao volante

Também merece destaque o banco esportivo, do tipo concha. Todo de fibra de carbono, contribui para a redução do peso do carro. Além disso, deixa seu motorista bem próximo ao assoalho do carro e em posição inclinada, o que aprimora a sensação de controle.

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Há pouca amplitude de mudança de altura no banco do tipo concha, mas sem prejudicar a visibilidade. Além disso, os ajustes são manuais, algo comum nesse tipo de componente. Para ter elétricos, o cliente terá de optar pela versão de entrada, que tem outro tipo de banco esportivo.

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Imagem: Audi/Divulgação

Assim como todo carro preparado pela Audi Sport, divisão esportiva da Audi, o RS3 Sedan é bom para o dia a dia. A suspensão é 10 mm mais baixa, o que requer um cuidado extra em rampas e valetas. Porém, com o modo de condução confortável acionado, toda aquela rispidez ao rodar desaparece.

A ação dos amortecedores muda completamente. Dizer que o carro fica inteiramente confortável seria exagero, mas é fato que o RS3 Sedan muda completamente de personalidade para permitir que seu dono o utilize no cotidiano. Vale destacar que, nos modos individuais, dá para deixar os componentes com comportamentos diferentes - suspensão no confortável e motor no dinâmico, por exemplo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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